Partilhar

Tomar pílula anticoncepcional engorda?

Por Sara Silva. Atualizado: 6 fevereiro 2017
Tomar pílula anticoncepcional engorda?
Imagem: oncoguia.org.br

Quando você decide começar a toma da pílula anticoncepcional, deve marcar uma consulta com seu médico de família ou médico ginecologista e informá-lo acerca disso. Desta forma ele irá realizar alguns testes e questioná-la acerca da sua condição, aconselhando-lhe assim a pílula mais adequada para si. Algumas marcas de pílulas dão origem a efeitos secundários, e para que descubra a resposta à questão "Tomar pílula anticoncepcional engorda?", preparámos este esclarecer artigo umComo.com.br. Continue lendo!

Passos a seguir:
1

Você, que chegou a este artigo, provavelmente ouviu relatos de mulheres que dizem ter notado aumento de peso após tomarem a pílula. Isso acontece um pouco por todo o mundo, levando assim outras mulheres a acreditar que a pílula anticoncepcional faz engordar. Mas será que é verdade?

2

Em 1960, quando as primeiras pílulas começaram a ser comercializadas, a quantidade de progesterona e estrogênio nelas era cerca de 10 vezes maior que a existente atualmente nesses pequenos comprimidos. Sem dúvida que essas doses elevadas causavam alterações hormonais e, em alguns casos, contribuíam para o aumento de peso.

Tomar pílula anticoncepcional engorda? - Passo 2
Imagem: meuanticoncepcional.com
3

Felizmente, hoje, as pílulas são menos agressivas, e a verdade é que cada organismo reage de forma diferente à toma da pílula. Assim sendo, algumas mulheres notam aumento de peso, enquanto que outras dizem ter emagrecido e outras simplesmente não notaram nenhuma alteração.

4

Por esta razão pode dizer-se que a crença de que as pílulas anticoncepcionais fazem engordar é mito. Estudos feitos comprovaram que a toma da pílula não está diretamente relacionada com o aumento de peso.

Imagem: novohamburgo.org
5

No entanto, o uso de algumas pílulas apresenta como sintomas iniciais a retenção de líquidos. Essa condição está relacionada com a sensação de inchaço e celulite, levando algumas utilizadoras da pílula a acreditar que esta as faz engordar.

6

No entanto, se você acredita que a sua pílula a fez engordar, continue tomando-a pelo menos até completar 6 meses pois geralmente, após os 3 meses iniciais, os sintomas da toma da pílula costumam desaparecer, retenção de líquidos incluída.

Imagem: stil-magazin.com
7

Não deixe de consultar seu médico de família ou ginecologista para apresentar suas dúvidas e receios em relação à pílula que está tomando. Ele será a pessoa ideal para a orientar na toma da pílula mais adequada para o seu caso.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tomar pílula anticoncepcional engorda?, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Tomar pílula anticoncepcional engorda?

1 comentário
deisinha
Ganhar peso tem mais haver com a alimentação...
Sara Silva
Olá Deisinha, é verdade que a alimentação também está relacionada com o aumento de peso! Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando!

Tomar pílula anticoncepcional engorda?
Imagem: oncoguia.org.br
Imagem: meuanticoncepcional.com
Imagem: novohamburgo.org
Imagem: stil-magazin.com
1 de 4
Tomar pílula anticoncepcional engorda?

Voltar ao topo da página