Partilhar

Tomar a pílula durante muito tempo faz mal?

Por Paula Cassandra. Atualizado: 4 dezembro 2019
Imagem: popsugar.com

A pílula anticoncepcional é um dos métodos mais comuns utilizados na hora de evitar uma gravidez indesejada. Porém, as mulheres ainda se questionam se tomar a pílula durante muito tempo faz mal? Descubra as informações que o umComo.com.br reuniu sobre o assunto e saiba quais são os cuidados que se deve ter ao optar por esse método contraceptivo.

Passos a seguir:
1

Pesquisas científicas mostram que tomar a pílula durante muito tempo não faz mal à saúde das mulheres. No entanto, é um medicamento como qualquer outro e, por isso, antes de começar a usá-la é importante visitar o médico especialista que vai fazer uma avaliação da paciente. Quando o seu uso não for adequado pode desencadear os efeitos colaterais previstos. Existem algumas restrições, quanto a grupos para os quais o método contraceptivo não é o indicado.

Tomar a pílula durante muito tempo faz mal? - Passo 1
Imagem: boldsky.com
2

Embora algumas mulheres não devam tomar a pílula, aquelas a quem o método foi indicado podem fazer uso do mesmo pelo tempo que precisarem. O grupo que precisa escolher outra forma de evitar a gravidez é formado por mulheres com hipertensão, histórico de trombose, doenças cardíacas, Lúpus, diabetes e doença do fígado. Também integram o grupo quem é fumante, está obesa, tomando anticonvulsivantes, em terapia antirretroviral, que sofre de enxaqueca, esteja amamentando e/ou no pós-parto.

3

Existe ainda a dúvida se a pílula prejudica a fertilidade da mulher que tomou o anticoncepcional por muito tempo. Para essa pergunta, a resposta também é negativa. A única questão é que a mulher que usa o método e decide engravidar deve parar com o uso da pílula ao menos um mês antes de iniciar as tentativas para engravidar. Isso porque é esse o período que pode demorar para que o seu ciclo menstrual se regularize e, assim, possa começar uma gestação.

4

Há mulheres que depois de encerrarem o uso da pílula podem levar mais do que um mês para engravidar, mas isso é normal, já que depende de cada organismo. Mesmo quem nunca usou o contraceptivo oral pode ter dificuldades de engravidar, pois existe uma série de outros fatores, associados tanto ao homem quanto à mulher, que podem interferir no início da gestação. Da mesma forma, a primeira menstruação depois que a mulher para de tomar a pílula pode atrasar um pouco, o que não significa que já tenha conseguido engravidar.

5

Outro caso é o de mulheres que ficam sem menstruar por alguns meses após encerrar o uso do anticoncepcional, mas que não estão grávidas, uma vez que estão passando pela chamada amenorreia pós-pílula (ausência de menstruação). No entanto, esse quadro, pode ser causado pelo estresse ou pelo baixo peso.

Imagem: healthmancer.com
6

Vale lembrar ainda que a pílula ajuda na proteção do sistema reprodutivo, porque o seu uso por muito tempo, conforme comprovado em inúmeros estudos, diminui de forma significativa as chances de desenvolvimento de doenças, como a endometriose. Essa doença que resulta em acúmulo de sangue da menstruação nos órgãos do sistema reprodutivo e do abdômen é também um dos principais entraves a quem deseja engravidar. Outras pesquisas apontam que o método ajuda na prevenção de câncer de ovário e de útero.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tomar a pílula durante muito tempo faz mal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Tomar a pílula durante muito tempo faz mal?

Imagem: popsugar.com
Imagem: boldsky.com
Imagem: healthmancer.com
1 de 3

Voltar ao topo da página