Sífilis pode ser transmitida pelo beijo?

Sífilis pode ser transmitida pelo beijo?

A sífilis é uma doença de transmissão sexual e pode se contagiar sim por um beijo. É originada por uma bactéria que se chama Treponema pallidum e, nos últimos anos, os casos de sífilis têm aumentado de forma perigosa, pois a sífilis trata-se de uma doença muito infecciosa que provoca danos, que podem chegar a ser irreversíveis se não se receber um tratamento, em diversas partes do corpo como o cérebro, os nervos e o tecido corporal. Quando falamos de DST, a nossa maior preocupação tem a ver com as diferentes formas de contágio. No caso da sífilis, a forma de contágio que mais preocupa as pessoas é através dos beijos. No umCOMO vamos esclarecer sua dúvida sobre se a sífilis pode ser transmitida pelo beijo, para além de lhe explicamos os sintomas e as diferentes formas de prevenção desta doença para desfrutar de uma boa saúde sexual.

Os beijos e as formas de contágio da sífilis

Para evitar o risco de lhe poderem transmitir a sífilis, é necessário conhecer como se contagia esta doença. A doença de sífilis contagia-se de uma pessoa para outra através do contato com a secreção que causam as erupções cutâneas ou feridas. Estas erupções ou feridas aparecem em diferentes zonas do nosso corpo como:

  • Zona externa do pênis.
  • Área da vagina (externa e interna).
  • Ânus e reto.
  • Lábios e zona interior da boca.

Por isso, a sífilis é uma doenças que se contagia pelo contato principalmente sexual sendo estas, as suas diferentes formas de contágio:

  • O sexo oral com alguém que tem as erupções cutâneas no pênis ou área vaginal.
  • Se teve sexo vaginal ou anal sem proteção com alguém infetado.
  • Também estão em risco de contágio se tiver utilizado a mesma seringa que uma pessoa infetada.
  • As mulheres grávidas podem contagiar o futuro bebê se estiver infetada através do canal do parto e da placenta.

A sífilis pode ser transmitida por um beijo?

Apesar do contágio da sífilis ser feito principalmente através das relações e do contato sexual, a sífilis pode ser transmitida sim por um beijo. Tal como lhe explicamos durante as primeiras etapas da sífilis podem aparecer feridas ou erupções cutâneas em diferentes partes do nosso corpo, sendo uma delas os lábios e toda a zona interior da nossa boca.

Por isso, a sífilis pode se contagiar sim por um beijo no caso da pessoa infetada por sífilis ter estas erupções cutâneas ou feridas nos lábios ou na zona interior da boca.

Principais sintomas da sífilis

A pessoa infetada por um beijo ou por outra forma de contágio pela sífilis passará por 4 fases desta doença: a fase primária, secundária, latente e a fase congênita.

É importante conhecer os sintomas que a sífilis produz, uma vez que se for detetada nas primeiras fases da doença, é mais fácil de curar do que durante as últimas fases da sífilis, onde serão necessários tratamentos mais agressivos. Os sintomas com os quais se costuma identificar a sífilis são os seguintes:

  • Febre.
  • Dor muscular, de garganta e/ou de articulações.
  • Verrugas na zona da boca ou nos membros genitais.
  • Feridas ou erupções cutâneas com borda vermelha na boca, pênis, vagina ou ânus. No caso dos homens pode aparecer no pênis e testículos, e no caso das mulheres aparece nos lábios genitais e no colo do útero.
  • Erosões cutâneas no torso ou nas costas.

Se tem algum destes sintomas (em especial, o aparecimento de erupções cutâneas) é muito importante consultar o médico para lhe fazerem os exames pertinentes para detetar a sífilis e para obter o tratamento mais apropriado.

Neste outro artigo do umCOMO explicamos-lhe quais são os sintomas da sífilis de forma detalhada.

Formas de prevenir a sífilis

Prevenir uma doença de transmissão sexual como a sífilis pode ser simples se seguir uma série de passos ou conselhos que melhorarão, também a sua vida sexual. Estas são as principais formas de prevenção, não só da sífilis, mas para evitar qualquer tipo de contágio sexual.

Utilizar preservativos de látex ou poliuretano de forma correta

  • Os preservativos de látex ou poliuretano protegem-nos durante as relações sexuais das doenças de transmissão sexual.
  • Não volte a utilizar o mesmo preservativo na mesma relação sexual, ou seja, se vai realizar diferentes penetrações (vaginal, anal ou oral).
  • No caso de usar lubrificantes, use os que são à base de água pois os óleos ou a vaselina enfraquecem o preservativo.
  • Deve se certificar antes de qualquer relação sexual que o preservativo não está roto. Também deve verificar a data de validade do mesmo.

Se pratica sexo oral, use uma barreira dental de látex

  • Utilize barreiras dentais de látex, pois tal como o preservativo, é um método seguro para praticar sexo oral.
  • Se não tem uma barreira dental de látex, pode sempre cortar um preservativo masculino e utilizá-lo para o sexo oral sempre que cubra toda a área genital.

Evite situações e relações de risco

  • Evite ter sexo com pessoas que tiveram muitas atividades sexuais sem proteção, pois é provável que possam sofrer de uma DST como a sífilis.
  • Abusar das drogas e do álcool pode colocá-lo numa situação de risco, pois podem prejudicar o seu julgamento e acabar tendo uma relação sexual sem proteção.
  • No caso de ter um parceiro estável e querer mudar para um método anticoncepcional sem barreira, deverão fazer os exames apropriados antes de deixar de utilizar o preservativo ou outro método de barreira.
  • Pode praticar atividades sexuais de baixo risco como os beijos (no caso de não estar infetado), as carícias e a masturbação (tanto própria como mútua).

Neste outro artigo pode encontrar informação sobre como se trata a sífilis para conhecer as formas mais comuns de lidar contra esta doença.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sífilis pode ser transmitida pelo beijo?, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.