Sangramento após a relação sexual, o que pode ser?

Sangramento após a relação sexual, o que pode ser?

O sangramento vaginal durante e após o coito é um problema frequente, por isso, muitas mulheres devem consultar o ginecologista. Esta condição não tem relação com o ciclo menstrual, já que ocorre normalmente ao finalizar as relações sexuais, mesmo quando você não tem o período menstrual. Embora muitas vezes isso possa ser devido ao simples atrito durante a penetração ou a questões sem importância, é imprescindível visitar o médico, uma vez que também é um dos sintomas de problemas de saúde de maior gravidade. No seguinte artigo do umCOMO vamos lhe explicar o que pode ser sangramento após a relação sexual.

Passos a seguir:
1

O sangramento pós-relação muitas vezes deve-se a problemas banais que podem ser detectados em uma simples consulta ginecológica e corrigidos. Porém, não devemos dar importância a esta condição já que também pode ser sintoma de problemas de saúde mais graves, por isso, se detectar que tem sangramento, durante ou após manter relações sexuais, vá ao seu ginecologista o quanto antes para que examine você. Vamos ver de seguida quais podem ser as possíveis causas do sangramento após a relação sexual.

2

Manter relações sexuais muito bruscas quando a vagina não está lubrificada o necessário, pode causar um leve sangramento pós-relação. Este deriva-se de pequenas lesões produzidas na mucosa da vagina. Se tiver problemas de ressecamento vaginal, recomendamos que você siga os conselhos do artigo Como combater o ressecamento vaginal.

3

Uma das causas mais frequentes do sangramento vaginal pós-relação são as infecções vaginais. A hemorragia pode ser sintoma da presença excessiva de fungos e bactérias, dando lugar a infecções como candidíase vaginal ou vaginose bacteriana. Nestes casos, o sangramento costuma ser acompanhado de outros sintomas como coceira e irritação da vulva, fluxo espesso, abundante e com mau cheiro, relações sexuais dolorosas e ardência ao urinar.

Perante a manifestação destes sintomas ou a suspeita de ter algum tipo de infecção vaginal, é fundamental consultar o ginecologista para iniciar o tratamento adequado, pois será necessária a aplicação de um medicamento que acabe por completo com os micro-organismos causadores.

Dica: Acesse também esse artigo e descubra: barriga inchada após a relação, o que pode ser?

4

Os pólipos no colo do útero também podem provocar o aparecimento de sangramento ao ter relações sexuais. Estes são formações carnosas que aparecem na vagina e que ao entrar em contato com o pênis, sangram facilmente. Geralmente são de tipo benigno, mas é sempre fundamental realizar um exame médico exaustivo.

5

Assim, o sangramento após a relação sexual pode ser devido a outro problema como a presença de úlceras cervicais. Estas ocorrem quando a mucosa interior do útero sai para a cavidade vaginal, gerando um aumento da vascularização, e com a penetração acontece o sangramento.

Outros problemas de maior gravidade que também poderiam provocar hemorragia vaginal são o câncer de colo uterino e o câncer vaginal.

6

Doenças de transmissão sexual como a clamídia, a gonorreia ou a tricomoníase, além de outros sintomas, também podem provocar o sangramento durante e após a relação sexual.

Lembre-se da importância de usar preservativo ao manter relações, pois é o único método seguro e 100% eficaz para prevenir as doenças venéreas, e evitar as práticas sexuais de alto risco que possam colocar a sua saúde íntima em perigo.

7

Uma questão que também devemos valorizar quando detectamos o sangramento após a relação sexual, é uma possível alteração na ovulação a qual deve-se a uma contração do útero que ocorre durante o orgasmo feminino. Isto explica também os ligeiros sangramentos vaginais que podem aparecer nos dias prévios ou posteriores à menstruação.

Se esse é o seu caso, descubra também: É normal sentir dor no pé da barriga após relação?

8

Ao conhecer as possíveis causas do sangramento vaginal durante e após as relações sexuais, não se esqueça que perante a manifestação de qualquer sintoma deve consultar o seu ginecologista.

Veja também: Corrimento rosado antes da menstruação é normal?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sangramento após a relação sexual, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.