Partilhar

Quem paga a conta no primeiro encontro?

Por Diana Oliveira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quem paga a conta no primeiro encontro?

O tradicionalismo fala que homem deve pagar a conta do primeiro encontro. Mas as coisas mudaram e as mulheres já retaliam para pagar. A mulher lutou durante muitos anos pela igualdade de direitos e finalmente conseguiu. Mas se todos temos os mesmos direitos, também temos todos os mesmos deveres. Nesse caso, quem paga a conta? Há casais que conseguem chegar a acordo e pagar meio a meio. E no seu caso? Como prefere? No umComo damos-lhe algumas dicas para que decida quem paga a conta no primeiro encontro.

Também lhe pode interessar: Como conversar no primeiro encontro

Homem ou mulher?

Antigamente o homem nem punha em causa quem pagaria a conta, seria ele sem sequer se questionar sobre o assunto. Hoje em dia as coisas mudaram e mulheres e homens desfrutam de diretos iguais, logo dividem os mesmos deveres também. Deixou de existir a ideia de que o homem é que sustenta a mulher, porque é mais poderoso financeiramente.

Para as mulheres que ainda tenham pouca estabilidade financeira, ou porque são novas ou porque não conseguem arranjar emprego fixo, o mais natural é que seja o homem a pagar. Nestes casos não existe orgulho e a mulher tem todo o gosto que o homem seja cavalheiro quando sai com ela. No entanto, hoje em dia, começa a ser cada vez mais comum mulheres extremamente independentes, que chegam a ficar ofendidas com tal atitude.

Quando você sai com uma garota independente o caso muda de figura e acredite que elas existem cada vez mais. Se ela é independente e tem bastante orgulho nisso, provavelmente vai ficar ofendida se você quiser pagar a conta. Ela não precisa ser feminista, mas sim ter orgulho em se virar sozinha. Ai é provável que tenha um visão de relações modernas e não vai deixar que seja o homem a pagar a despesa.

Mas num mundo onde se fala tanto em machismo, deixar o homem pagar, pode ser deixar espaço ao cavalheirismo. Não quer dizer que aceite sempre, mas no primeiro encontro o homem querer pagar pode ser apenas um sinal de respeito.

Quem paga a conta no primeiro encontro? - Homem ou mulher?

Meio Meio

Especialistas em etiqueta dizem que quem deve pagar é quem convida. O tradicionalismo de ser o homem a pagar vem do fato de que deveria ser o homem a convidar. Com as relações modernas estas regras deixaram de existir e começa a ser natural uma mulher convidar um homem para sair.

A mulher adquiriu o direito de igualdade perante os homens, para que todos fossem tratados de igual para igual. O tradicionalismo falou sempre mais alto, mas hoje em dia as mulheres gostam de marcar a sua independência e igualdade perante os homens. Começa a ser normal dividir a conta, principalmente em casais jovens.

Quem paga a conta no primeiro encontro? - Meio Meio

Acordo

Na hora de pagar a conta tudo depende do tipo de relacionamento. É fundamental conversar e estabelecer um acordo entre o casal. Nem sempre os dois têm as mesmas posses e existem alturas melhores para um e para o outro. Uma coisa é não querer pagar, mas se você não pode é diferente. Quando são os primeiros encontros é sempre mais complicado, porque nem sempre conhece bem quem está do outro lado. Se o homem quiser pagar, a mulher deve se oferecer para dividir a despesa. Se ele insistir, num primeiro encontro não tem mal aceitar. Caso ele aceite dividir, a mulher deve fazê-lo, pois pode ser apenas sinal de que ele não está confortável em pagar tudo. É uma questão de bom senso e avaliar a situação financeira de cada um. Não tem de existir nenhuma regra, tudo depende da ocasião e das pessoas envolvidas.

Quem paga a conta no primeiro encontro? - Acordo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quem paga a conta no primeiro encontro?, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Quem paga a conta no primeiro encontro?

Quem paga a conta no primeiro encontro?
1 de 4
Quem paga a conta no primeiro encontro?

Voltar ao topo da página