Qual é o tratamento para herpes genital

Qual é o tratamento para herpes genital

O vírus do herpes simples tipo 2 é o causador do herpes genital, uma doença de transmissão sexual (DST) caracterizada pelo aparecimento de chagas e úlceras na região genital. Tanto homens como mulheres podem contrair esta afecção e é imprescindível tomar as medidas oportunas para prevenir seu contágio. Assim, é importante saber qual é o tratamento do herpes genital para reduzir seus sintomas e incômodos.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, será fundamental visitar o médico se achar que tem herpes genital para que o especialista possa determinar o diagnóstico adequado e receitar o tratamento que melhor se adequar ao seu caso.

2

É importante destacar que o herpes, que aparece na região genital ou em qualquer outra área do corpo, é um vírus e, portanto, não pode ser curado. Ainda assim, existem medicamentos antivirais que ajudarão a encurtar a duração do surto viral e reduzir seus sintomas.

3

Deste modo, alguns dos fármacos mais usados no tratamento do herpes genital são Acyclovir (comercializado como Zovirax), Valacyclovir (Valtrex) e Famciclovir (Famvir). Estes medicamentos reduzem a dor e aceleram a cura das úlceras causadas pelo herpes genital; é importante assinalar que eles sempre deverão ser receitados por um médico especialista.

4

O paracetamol e o ibuprofeno também poderão ajudar a reduzir os incômodos gerados pelo herpes genital e existem alguns remédios caseiros que podem ajudar a controlar o vírus.

5

Assim, será fundamental ter alguns cuidados pessoais para evitar que a situação piore, como uma correta higiene e secagem da região genital, evitar o uso de roupa íntima muito apertada e vestir roupa folgada.

Leia também: Como tratar uma ferida no pênis

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o tratamento para herpes genital, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.