Qual a relação entre o sexo oral e o câncer de garganta

Qual a relação entre o sexo oral e o câncer de garganta
Imagem: www.ecualinkblog.com

O câncer de garganta é um dos mais comuns que existem, mas detectado a tempo tem uma alta expectativa de cura. Hábitos como fumar e beber de forma frequente são os principais causadores de câncer de garganta, no entanto recentemente começou-se a associar o sexo oral a esta doença. Mas, como influencia exatamente? Em umComo.com.br explicamos-lhe qual é a relação entre o sexo oral e o câncer de garganta.

Passos a seguir:
1

A relação existente entre o sexo oral e a possibilidade de sofrer de câncer de garganta, reside na exposição ao contágio de doenças sexualmente transmissíveis através do intercâmbio de fluídos como a saliva e as secreções íntimas, particularmente do vírus do papiloma humano ou HPV.

Das mais de 100 estirpes de HPV atualmente conhecidas, cerca de 40 transmitem-se pela via sexual, não só durante a penetração mas também durante o sexo oral.

2

Embora o HPV seja uma das doenças de transmissão sexual mais comuns, só uma pequena porcentagem de doentes que o têm acabam desenvolvendo câncer em áreas como o colo uterino, o ânus ou o pênis. Muito menor é o número de pessoas que sofre de câncer de garganta devido ao contágio de HPV através do sexo oral, pois não é muito frequente que o vírus se aloje na faringe.

Atualmente quem sofre de câncer de garganta pode determinar se o mesmo se deve ao contágio do HPV ou a outros causadores muito mais habituais.

3

A única forma de evitar o contágio de doenças de transmissão sexual como o HPV, é mediante o uso correto de preservativo, inclusivamente durante o sexo oral. A camisinha é melhor forma de evitar o contágio de DST's através do intercâmbio de fluídos, sendo o modo mais eficaz de prevenção durante o sexo oral.

4

Apesar de o sexo oral sem proteção poder ser um dos responsáveis pelo desenvolvimento do câncer de garganta, não há motivo para tanto alarido.

Estudos recentes demonstraram que um pequeno número de pessoas entre as quais desenvolveram câncer de garganta, o contraíram através do sexo oral. Embora não seja a forma mais comum de contrair a doença, sendo o consumo de cigarros e o álcool os responsáveis por 80% a 90% dos casos, é muito importante criar uma consciência sobre o uso do preservativo para prevenir doenças de transmissão sexual que podem levar a complicações futuras.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a relação entre o sexo oral e o câncer de garganta, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.