Qual a diferença entre amor e paixão

Qual a diferença entre amor e paixão
Imagem: spiritual-board.com

Quando estamos gostando de uma pessoa, podemos ficar confusos com nossos desejos e sentimentos. É muito difícil delimitar o quanto se gosta, como se gosta, se quer gostar. É, o amor é uma loucura. E as coisas podem ficar piores quando estamos em um relacionamento, e não sabemos se devemos falar "eu te amo" ou apenas "gosto muito de você". O amor e a paixão são duas coisas diferentes. Para tirar essa dúvida do seu coração e entender qual a diferença entre amor e paixão, continue lendo esse artigo que umComo.com.br escreveu para você.

A Paixão

A paixão é a fase inicial de toda a relação. Sabe quando seu coração bate rápido quando vê a pessoa de que gosta? Esse é um dos sinais mais comuns da paixão. Ela é a fase inicial de toda relação de cunho afetivo e sexual.

A sensação de estar apaixonado é principalmente caracterizada por uma loucura afetiva, em que você não consegue parar de pensar na pessoa, acha ela a coisa mais linda do mundo e sente ciúmes em níveis exorbitantes por ela. Nessa fase, todas as diferenças entre vocês são contornáveis e nada parece um impedimento para que vocês sejam felizes para sempre. A ideia de eternidade da relação também é comum, apesar de não ser muito bem racionalizada. Segundo estudos recentes, a paixão pode durar de uma semana a dois anos. Ou seja, são características da paixão:

  • Idealização da pessoa de que gosta
  • Idealização da duração do relacionamento
  • Possessividade profunda
  • Ciúmes intermináveis
  • Data de validade, ou seja, uma hora a paixão acabará

 

O amor

O amor é um sentimento muito difícil de se definir. Segundo os dicionários, o amor é uma forte afeição por outra pessoa, nascida de laços de consanguinidade ou de relações sociais. Mas essa definição não define exatamente o que é o amor. Amar uma pessoa é, acima de tudo, compreendê-la e apoiá-la. Saber quem ela é, reconhecer seus erros, criticar essa pessoa, mas gostar dessa pessoa independente de outros fatores.

O amor é um sentimento eterno e ultrapassará a margem do tempo. Você pode ver casais divorciados após vinte anos de casado, mas o amor ainda será parte deles, apenas a convivência não funciona mais. Você pode amar uma pessoa com a qual não faz mais sexo, se abraça ou até conversa, mas os laços afetivos ainda estarão lá. O amor estará sempre acima das condições. Ou seja, o amor é:

  • Compreensão da pessoa de que se gosta
  • A relação é mais importante que o relacionamento
  • Possessividade moderada
  • Ciúmes moderados
  • Eterno enquanto sentimento, não como relação

Para entender melhor essa relação, leia nosso artigo sobre como descobrir a sua alma gêmea.

A diferença entre amor e paixão

O amor é um sentimento posterior a paixão. Às vezes você se apaixona por uma pessoa e a paixão simplesmente vai embora. Mas em casos especiais, depois da paixão vem o amor, esse sentimento incondicional e eterno que é tão idealizado pelas pessoas. O amor é a paixão amadurecida. Antes de falar que ama uma pessoa, tenha cuidado e pense realmente se você tem o sentimento tão grande que é o amor. Não seja leviano e tenha certeza de que não é uma paixão passageira, entenda essa diferença.

Dica: Confira também o artigo que explica as 7 diferenças entre fazer amor e transar!

Imagem: alphacoders.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre amor e paixão, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.