Partilhar

Quais são os sintomas do Vírus do Papiloma Humano genital VPH

Imagem: salud.facilisimo.com

De todas as doenças de transmissão sexual, o vírus do papiloma humano, conhecido como VPH pelas suas siglas, é uma das mais comuns. Foram identificados mais de 100 tipos de VPH, dos quais cerca de 40 são transmitidos através do contato sexual. Caracterizados por desenvolver-se em mucosas como a vagina ou o ânus, muitas pessoas simplesmente não sabem que padecem a doença, até fazerem um exame para confirmar a existência de DTS. Se você deseja conhecer mais a respeito desta condição, em umComo.com.br explicamos quais são os sintomas do vírus do papiloma humano genital VPH.

Passos a seguir:
1

Uma vez que se contrai o VPH, cerca do 90% das pessoas não apresentará nunca um sintoma desta doença, motivo pelo qual muita gente não sabe da sua existência e não toma as medidas preventivas para evitar a transmissão e o contágio.

2

No entanto, uma porcentagem restante chegará a manifestar o sintoma deste vírus e pelo qual recebe o seu nome: verrugas ou papilomas genitais, um sinal externo da presença do VPH em nosso corpo.

Este sintoma costuma manifestar-se algumas semanas ou poucos meses após o contágio, e podem aparecer independente de que a pessoa que tenha contagiado o VPH não as tivesse, por isso a importância de usar sempre o preservativo.

3

As verrugas genitais produzidas pelo VPH podem apresentar-se em forma de grãos ou vários grãos juntos, pequenos ou médios e de textura plana ou com volume. Se não são tratados podem permanecer do mesmo tamanho e na mesma quantidade, aumentar ou desaparecer, mas o recomendável é que ao notar sua presença você procure imediatamente o médico para receber o tratamento adequado.

Ainda que o VPH que produz verrugas genitais costume assustar-nos, estes tipos poucas vezes se tornam futuros casos de câncer.

Quais são os sintomas do Vírus do Papiloma Humano genital VPH - Passo 3
4

Na maior parte dos casos o corpo eliminará o vírus em um prazo de dois anos, no entanto, existem casos nos quais sua presença leva à transformação de determinadas células, produzindo no futuro câncer do colo do útero, vagina, pênis, ânus ou câncer de boca, faringe ou garganta, devido à transmissão de VPH através do sexo oral sem proteção.

5

Alguns especialistas indicam que o VPH é tão comum que qualquer pessoa sexualmente ativa está em risco de contrair algum dos seus tipos pelo menos uma vez na vida, por essa razão proteger-se de forma adequada para evitá-lo é muito importante.

Para que o VPH se converta em câncer teria que contrair o tipo que inclui esta possibilidade, pois não é qualquer VPH que origina esta doença. Os tipos de alto risco são os VPH 16, 18, 45, 33, 31, 52, 58 e 35.

Antes do aparecimento desta doença podem passar muitos anos, sendo o principal problema a falta de detecção a tempo de alguns tipos de câncer como o do colo do útero.

6

Embora seja uma doença de transmissão sexual muito comum, contrair um tipo de VPH de alto risco poderia pôr em perigo nossa vida, por isso é importante usar o preservativo a cada relação sexual vaginal ou anal e pôr em prática as medidas de segurança ao praticar sexo oral.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas do Vírus do Papiloma Humano genital VPH, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Quais são os sintomas do Vírus do Papiloma Humano genital VPH

1 comentário
samara
Legal as instruçoes
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Samara, que bom saber que as informações foram úteis. Obrigada pelo seu comentário!

Imagem: salud.facilisimo.com
1 de 2

Voltar ao topo da página