Quais são os sintomas de uma infecção vaginal

Quais são os sintomas de uma infecção vaginal
Imagem: filmvz.com

As infecções vaginais são muito comuns na mulher e não estão necessariamente vinculadas à atividade sexual. Ainda que algumas se transmitam por este meio, outras são simplesmente produto da proliferação de fungos na zona e desaparecerão com o tratamento adequado. Em umComo.com.br explicamos-lhe quais são os sintomas de uma infecção vaginal e os tipos mais comuns que existem.

Passos a seguir:
1

Algumas infecções vaginais podem ser apresentadas sem sintomas, no entanto na maior parte dos casos há quatro sinais que nos indicam que algo não anda bem com nossa zona íntima.

A primeira delas é a mudança na aparência e o cheiro do fluxo. Se o seu fluxo cheira ácido ou sente um mau cheiro nele, e se ao mesmo tempo sente que está mais espesso do que o normal ou apresenta uma cor pouco habitual, é possível que se trate de uma infecção. As mudanças de cheiro no fluxo costumam ser um sinal muito claro de alguma infecção ou condição íntima.

2

Outro dos sintomas de uma infecção vaginal é a coceira na zona vaginal, que pode ser estendida também para áreas como o clítoris. A mesma pode passar de leve a intensa à medida que a infecção aumenta.

3

O ardor e a ardência ao urinar, resultado da coceira do desconforto, é também muito comum na infecção vaginal, o que faz com que muitas pessoas a confundam com uma infecção de urina.

4

Por último, entre os sintomas de uma infecção vaginal incluem-se também a dor e os desconfortos durante as relações sexuais. A penetração pode gerar dor, cocheira e incômodo na vagina, na parte externa ou na vulva e também na zona do ventre.

5

É importante levar em conta que estes sintomas podem ser apresentados de forma isolada, sem implicar que seja uma infecção vaginal. Por exemplo, a mudança na aparência do fluxo apresenta-se durante os dias em que ovulamos, quando o muco é mais abundante e espesso, no entanto isso não quer dizer que tenhamos uma infecção.

6

As infecções vaginais mais comuns são:

  • A infecção bacteriana, transmitida sexualmente, que é muito comum em mulheres em idade reprodutiva;
  • A candidíase, produzida pelo crescimento do fungo Candida, um tipo de infecção que se encaixa perfeitamente com os sintomas descritos
  • A tricomoníase, uma infecção comum transmitida sexualmente que conta com um tratamento para sua cura
7

Se suspeita que tem uma infecção vaginal, o mais recomendável é que visite seu ginecologista para encontrar o tratamento adequado. Se sofre com frequência de infecções vaginais, também é recomendável consultar um especialista para descobrir as causas que geram esta condição.

Leia também: Infecção urinária dá febre? - Sintomas moderados e GRAVES

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas de uma infecção vaginal, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.