Doenças de transmissão sexual

Quais são os sintomas da sífilis

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são os sintomas da sífilis

Entre as doenças sexualmente transmissíveis (DST), encontra-se a sífilis, uma infecção bacteriana que pode afetar tanto homens quanto mulheres. É contagiada através do contato direto e pode infectar a vagina, o ânus, a uretra ou o pênis, bem como também os lábios e a boca. É importante tratar esta doença venérea e para isso será necessário saber quais são os sintomas da sífilis.

Também lhe pode interessar: Sífilis pode ser transmitida pelo beijo?

Índice

  1. Etapa primária
  2. Etapa secundária
  3. Etapa terciária
  4. Prevenção e tratamento

Etapa primária

A primeira etapa da sífilis caracteriza-se pelo aparecimento de uma ou diversas úlceras no lugar em que a sífilis entrou no organismo. É frequente que estas chagas não ocasionem dor, pelo que podem chegar a passar despercebidas, e podem durar entre 3 e 6 semanas. Do mesmo modo, na primeira etapa, outro dos sintomas da sífilis podem ser os gânglios inflamados.

Etapa secundária

As erupções corporais são o principal sintoma da etapa secundária da sífilis; estes surtos podem aparecer em qualquer parte do corpo: tronco, braços, pernas, palmas das mãos, plantas dos pés, etc.

Do mesmo modo, outras evidências desta doença venérea podem ser febre baixa, fadiga, dor de garganta, perda de cabelo, perda de peso, inflamação dos gânglios, dor de cabeça e dores musculares.

Etapa terciária

A última etapa da sífilis não tratada corresponde a uma fase latente, durante a qual desaparecem os anteriores sintomas, mas a doença continua no organismo da pessoa infectada. É comum não aparecerem sintomas da sífilis durante esta etapa terciária, mesmo que esta etapa avançada possa inclusive apresentar-se entre 10 e 30 anos após ter começado a infecção.

Quando os sintomas tornam-se evidentes, implicam problemas de coordenação motora, paralisia, intumescimento, cegueira gradual e demência. Do mesmo modo, podem ocorrer danos nos órgãos internos e a sífilis pode chegar a causar a morte.

Prevenção e tratamento

Da mesma forma que com o resto de DSTs ou doenças venéreas, a prevenção é o melhor método para evitar a sífilis, pelo que lhe oferecemos alguns conselhos em nosso artigo que fala sobre como se proteger das doenças sexualmente transmissíveis.

Para as pessoas que sofrem de sífilis, será fundamental que um médico faça o diagnóstico apropriado para que recebam o tratamento adequado. Do mesmo modo, recomendamos nosso artigo como se trata da sífilis.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da sífilis, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Quais são os sintomas da sífilis