Ausência de menstruação

Quais são os sintomas da menstruação

Quais são os sintomas da menstruação
Imagem: universomujer.com

A grande maioria das mulheres sofre mudanças tanto a nível físico como emocional dias antes da menstruação. Em muitos casos, estas mudanças apresentam-se de forma mais intensa chegando a interferir na realização das atividades cotidianas, e são chamadas de síndrome pré-menstrual. Esta síndrome pode afetar mulheres de todas as idades e a manifestação de seus sintomas varia de caso a caso. No seguinte artigo de umComo contamos-lhe em detalhe os sintomas da menstruação e da síndrome pré-menstrual.

Passos a seguir:

1

Os sintomas da menstruação normalmente manifestam-se na segunda etapa do ciclo menstrual, entre o dia 14 e o 28, desaparecendo quando começa a menstruação. Há mulheres que unicamente sofrem a síndrome menstrual durante um ou dois dias, mas em outros casos podem ter uma maior duração, ainda que o normal seja que desapareça dentro dos quatro dias posteriores ao se iniciar a menstruação.

2

O mais comum é que a síndrome pré-menstrual seja percebida pelo menos cinco dias antes da chegada da menstruação e esteja presente nos seguintes ciclos menstruais, ainda que possam variar os sintomas entre eles. Esta síndrome provoca uma série de sintomas que afetam a mulher tanto física como emocionalmente. Vejamos a seguir quais são os sintomas mais frequentes que podem ser sentidos em ambos os níveis.

3

Os sintomas da menstruação que podem se manifestar fisicamente são:

  • Mal-estar generalizado.
  • Dor de cabeça
  • Dores musculares e de articulações.
  • Tonturas.
  • Inchaço e maior sensibilidade nos seios.
  • Inchaço em mãos e pés.
  • Cansaço.
  • Sintomas gastrointestinais como diarreia, enjoos, vômitos, cólicas abdominais, prisão de ventre, pressão e peso na região pélvica.
  • Aumento periódico de peso e retenção de líquidos.
  • Problemas na pele como acne ou piora de outras afecções da pele.

Se for de seu interesse, você pode consultar o artigo Como aliviar a dor menstrual com remédios naturais e encontrar tratamentos eficientes.

4

Os sintomas da síndrome pré-menstrual que podem aparecer a nível psicológico são os seguintes:

  • Irritabilidade e nervosismo.
  • Depressão.
  • Ataques de choro.
  • Sensibilidade emocional.
  • Mudanças no temperamento e altos e baixos no ânimo.
  • Insônia ou distúrbios do sono.
  • Dificuldade de concentração.
  • Fadiga.
  • Mudanças no apetite.
5

É importante lembrar que não existem exames médicos específicos para diagnosticar a síndrome pré-menstrual. Mesmo assim, diante da presença destes sintomas da menstruação é conveniente contar com uma anamnese completa e que seu médico realize um exame físico e pélvico para descartar problemas mais graves de saúde e te orientar quanto ao melhor tratamento para o seu caso.

Leia também: Como fazer a menstruação descer imediatamente - É possível?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da menstruação, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
60 comentários
A sua avaliação:
suelen
a minha mestruacao ainda na veio e nao fiz nada hoje ja e 31
A sua avaliação:
Nanda
vou num parque aquatico daqui 3 dias. preciso atrasar a menstruaçao ou fazer com que desça hoje. tem como eu fazer descer a menstruaçao quase toda nesses 3 dias? tipo só sobrar aquele restinho, que na agua estanca ? PRECISO MUITO DE AJUDA!!!!! SARAAAAA
A sua avaliação:
Fabiana
Bom Dia! Mes passado comecei a tomar o anticoncepcional Yasmin, so que eu tomei tudo errado, esquia e tomava em horario diferentes. Sangrei por 12 dias, a medica me disse que se eu tivesse continuado tomando eu iria sangrar 1 mes, entao ela me recitou outro anticoncepcional. Esse mes minha mestruacao esta atrasada por 4 dias, ja fiz 3 testes de gravidez de farmacia e deu negativo! Sinto dores abdominais e nos peitos. E normal acontecer esse atraso? por eu ter tido o problema mês passado? estou com medo. oBRIGADA
junia
tive relação desprotegida em janeiro,usei pilula do dia seguinte,sangrei..
minha menstruação veio nas datas previstas em janeiro e em fevereiro,mas no mês de março está atrasada.
posso estar gravida?
Luana
Minha menstruação era pra vir dia13 mais no dia 1 de fevereiro eu tomei pirula do dia seguinte corre risco de eu engravidar
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Luana! Se tiver tomado a pílula do dia seguinte, à partida não corre o risco de engravidar. Mas vale referir que um dos efeitos colaterais da pílula do dia seguinte é precisamente desregular a menstruação, podendo atrasá-la ou adiantá-la. Saiba mais aqui: https://relacoes.umcomo.com.br/artigo/quais-os-efeitos-colaterais-da-pilula-do-dia-seguinte-20152.html
A sua avaliação:
Amanda
Olá, tomo anticoncepcional e sempre emendo uma cartela na outra para não menstruar, mas dessa vez mesmo tomando o o anti minha menstruação desceu, e eu estou com uns sintomas muito ruins que nunca tenho, principalmente cansaço, muito sono e tontura, gostaria de saber se são os sintomas normais? Obrigada.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Amanda! O que pode estar acontecendo é sangramento de escape, saiba mais aqui: https://saude.umcomo.com.br/artigo/o-que-e-sangramento-de-escape-23418.html
A sua avaliação:
Jamile
Bom eu tiver relação em um dia minha mestruacao veio no dia , agente teve relação com camisinha ir eu tomo injeção, ir esse mês de Dezembro ainda não veio , e pra vim dia 25/12 ir não tiver relações com ninguém. ...pq isso acontece?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Jamile! Se você teve relações protegidas e correu tudo bem, não tem que se preocupar. Às vezes pequenos atrasos acontecem, mas se atrasar por mais de uma semana, o melhor é fazer um teste de gravidez para confirmar. Obrigada pelo comentário!
A sua avaliação:
Joana
Fiz relações sexuais com o meu namorado à 3 semanas sem nehum método contraceptivo, n tenho tido sintomas de nada, mas o meu período é irregular e também esta atrasado 3 dias se viesse regularmente, será q estou grávida?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Joana! Sempre que você tiver relações sem usar nenhum método contraceptivo, corre o risco de engravidar. Se a menstruação atrasar por uma semana, deve fazer um teste de gravidez para confirmar se está ou não grávida. Obrigada pelo comentário!
A sua avaliação:
bruna
então, mais eu só estou com um pouco de cólica e cansaço isto também pode ser sintomas da menstruação?
Talita nayane
A minha mestruação não veio mas sò no fim do mes e sinto muitas dores de còlicas e tivi micropolicisto não tenho nenhuma releções com ninguem e nunca namorei com ninguem o que pode ser mas será que é o cisto em doutora?
clarissa
tive relações em 18 e 21 de fevereiro de 2016 ,dia 22 tomei pilula do dia seguinte era pra minha menstruação ter vindo dia 7 de março mas não veio fiz o teste de farmácia deu positivo só que dia 16 de março comecei a sangrar ,sangrei ate 26 de março ,fiz um bhc qualitativo e deu positivo dia 1 de abril fui ao ginecologista ele me pediu um endovaginal e BHCG quantitativo que resultou em 4,47 ou seja com ausência de gravidez e o endovaginal apareceu uma imagem nodular complexa no meu ovário direito a medica olhou disse que era um cisto ovariano e só ma passou acetoflux menstruei novamente em 26 de abril ate 3 de maio e até depois dessa data mais nada posso ainda estar gravida tenho todos os sintomas mas fiz um teste de farmácia dia 21 de maio deu negativo estou em panico e nenhum medico me esclarece nada já não sei o que pensar
Alicie
Ola será, então tive relação antes dos meus dias fértil mas não gozou em mim, e minha menstruação é desregulada, mês retrasada venho dia 14/03 mês passado 17/05 e esse mês ainda não venho faz 7 dias de atraso e estou desesperada!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Alicie! Antes de mais, você deve saber que o método do coito interrompido não é 100% eficiente, pois você pode engravidar com o líquido seminal. Quanto ao fato da sua menstruação ser desregulada, eu sugeria que consultasse um ginecologista, pois ele pode indicar para você o uso por exemplo da pílula anticoncepcional que já ajuda a regular a menstruação. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Alessandra
Olá Sara! No dia 19/03 minha menstruação baixou, e no dia 23/03 ela se foi, eu sempre tomo anticoncepcional, mas sempre espero 5 dias após minha menstruação ir embora para novamente voltar a tomar, mais durante esses 5 dias, no quarto e quinto dia tive relações sexuais sem proteção alguma, mais no dia 28/03 iniciei outra cartela. Porém no dia 09/04 viagem para a cidade de meu namorado as pressas e esqueci meu remédio, tive relações novamente sem proteção mais tomei Diad no dia seguinte corretamente, e no 11/04 tomei de novo outro Diad mas como dose única. Porém dei uma pausa no meu anticoncepcional de 2 dias após isso e comecei a tomar de novo. Meu remédio acabou no dia 20/04 , está com 3 dias de atraso, já fiz teste e deu negativo. O que achas que pode ser ?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Alessandra! Como você tomou a pílula do dia seguinte, esse atraso na menstruação pode ser normal, pois um das consequências que essa pílula de emergência pode causar é precisamente de atrasar ou adiantar a menstruação.
Mikaelly Costa
Normalmente minha menstruação desce entre o dia 11 a 15, hoje são 29 e nada de vir. Tive sim relações sexuais recentemente, mas todo mês tomo injeção anticoncepcional. No entanto, sentindo sintomas como cólica, dores das costas, estresses, e principalmente preocupada com umas coisas familiares, mas nada ainda. Tive fluxos umas duas vezes entre esse atrasso. Será se estou grávida?
silvia
Ola minha menstruaçao sempre vinha certo acada 28dias... comecei a toma minha primera cartela de anticoncepcional diane35 e tive relaçao faltando uma semana e pouco p acabar a cartela, ja faz 5dias que estou na pausa e nao desceu ainda sera q estou gravida??? Estou desesperada Obgd
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Silvia! Se você tomou o Diane 35 certinho, todos os dias no mesmo horário e sem esquecimentos, à partida não deveria engravidar. Mas se a sua menstruação não vier durante o período de pausa, é importante fazer um teste de gravidez antes de iniciar uma nova cartela, para descartar uma possível gravidez. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Maysa
A minha menstruação é desregulada ela adianta 4 dias,eu gostaria de saber quando é meu período fértil?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maysa! Você pode aprender a calcular o seu período fértil neste artigo: http://educacao.umcomo.com.br/articulo/como-calcular-o-periodo-fertil-4083.html
Joslaine
MAS NAO tenho enxaxo nenhum mas meu apetite está mudando estou ficando sem fome diretamente
dani
Olá, eu não tive relação (e não tenho) e tenho quase certeza que minha menstruação esta atrasada (eu não marco, e acho que sou irregular) .. não tomo anticoncepcional, porém meu noivo colocou o dedo e até então minha menst. não desceu, uns 8 dias atrás tivemos uma briga feia, e andei muito estressada e nervosa ... sinto descer um liquido branco sem cheiro mas sempre acho que é menstr. não sinto cólica como em todas as outras vezes, mas meu peito inchou e ta dolorido ... e to paranoica (mesmo não tido relação)
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Dani! Se você não teve relações sexuais, não tem que se preocupar com uma possível gravidez. Quantos aos atrasos na menstruação, eles podem ocorrem e serem normais, neste artigo poderá encontrar algumas das causas da menstruação atrasar: http://relacoes.umcomo.com.br/articulo/porque-a-menstruacao-atrasa-3008.html
Maria
Olá , minha menstruação nunca tem dia certo p vim , ela veio 27/01 no dia 30/01 quando foi embora eu fiz sx , agr sinto cólicas e ela não vem faz um mês .. Posso está gravida ?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! Isso quer dizer que a sua menstruação não é regular, confira nesse artigo algumas recomendações para regular a menstruação: http://relacoes.umcomo.com.br/articulo/como-regular-a-menstruacao-4431.html De qualquer forma, se você teve relações sexuais desprotegidas, saiba que corre o risco de engravidar. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
ana
Boa noite! O meu periodo devia me ter vindo no passado dia 10 e ainda nao veio.... Eu e o meu namorado so transa mos duas vezes e fora do meu periodo fertil Infelizmente nao posso tomar a pilula porque sou alergica... O que devo fazer? Ps este mes entrei na academia e ando um tanto estressada por causa de exames pode ser disto que a minha menstruacao esta atrasada?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana! Mas vocês não usaram camisinha? Se este foi o caso, então corre o risco de engravidar sim.
ana
Nao...mas ele nao ejaculou... tenho quase a certeza que nao estou gravida porque nao apresento nenhum sintoma...falei com a minha madrinha e ela disse que na minha idade os atrasos sao normais e como entrei para o ginasio ainda mais...achas que e possivel ser isso?:s
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Mas o fato de ele não ter ejaculado não significa que você não possa engravidar, pois é possível engravidar com o líquido seminal. Claro que, existem outros fatores que podem causar atrasos na menstruação, sem que signifique necessariamente uma gravidez. Obrigada pelo comentário!
ana
obrigada eu! só mais uma pergunta é possível que tenha quistos nos ovários? anda me a dar uma dor muito forte nessa zona... obrigada mais uma vez!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Quanto a essa questão, infelizmente não a consigo ajudar pois para obter esse diagnóstico você precisa de ser observada. Você pode é conferir quais os sintomas dos ovários policísticos neste artigo: http://saude.umcomo.com.br/articulo/quais-sao-os-sintomas-dos-ovarios-policisticos-6818.html
Imagem: universomujer.com
Quais são os sintomas da menstruação