Partilhar
Partilhar em:

Quais são os sintomas da menstruação

Passo a Passo
Avaliação: 4,6 (656 votos)
31 comentários
10 vezes partilhado
 
Quais são os sintomas da menstruação
Fonte: universomujer.com

A grande maioria das mulheres sofre mudanças tanto a nível físico como emocional dias antes da menstruação. Em muitos casos, estas mudanças apresentam-se de forma mais intensa chegando a interferir na realização das atividades cotidianas, e são chamadas de síndrome pré-menstrual. Esta síndrome pode afetar mulheres de todas as idades e a manifestação de seus sintomas varia de caso a caso. No seguinte artigo de umComo contamos-lhe em detalhe os sintomas da menstruação e da síndrome pré-menstrual.

Instruções:
1

Os sintomas da menstruação normalmente manifestam-se na segunda etapa do ciclo menstrual, entre o dia 14 e o 28, desaparecendo quando começa a menstruação. Há mulheres que unicamente sofrem a síndrome menstrual durante um ou dois dias, mas em outros casos podem ter uma maior duração, ainda que o normal seja que desapareça dentro dos quatro dias posteriores ao se iniciar a menstruação.

2

O mais comum é que a síndrome pré-menstrual seja percebida pelo menos cinco dias antes da chegada da menstruação e esteja presente nos seguintes ciclos menstruais, ainda que possam variar os sintomas entre eles. Esta síndrome provoca uma série de sintomas que afetam a mulher tanto física como emocionalmente. Vejamos a seguir quais são os sintomas mais frequentes que podem ser sentidos em ambos os níveis.

3

Os sintomas da menstruação que podem se manifestar fisicamente são:

  • Mal-estar generalizado.
  • Dor de cabeça
  • Dores musculares e de articulações.
  • Tonturas.
  • Inchaço e maior sensibilidade nos seios.
  • Inchaço em mãos e pés.
  • Cansaço.
  • Sintomas gastrointestinais como diarreia, enjoos, vômitos, cólicas abdominais, prisão de ventre, pressão e peso na região pélvica.
  • Aumento periódico de peso e retenção de líquidos.
  • Problemas na pele como acne ou piora de outras afecções da pele.

Se for de seu interesse, você pode consultar o artigo Como aliviar a dor menstrual com remédios naturais e encontrar tratamentos eficientes.

4

Os sintomas da síndrome pré-menstrual que podem aparecer a nível psicológico são os seguintes:

  • Irritabilidade e nervosismo.
  • Depressão.
  • Ataques de choro.
  • Sensibilidade emocional.
  • Mudanças no temperamento e altos e baixos no ânimo.
  • Insônia ou distúrbios do sono.
  • Dificuldade de concentração.
  • Fadiga.
  • Mudanças no apetite.
5

É importante lembrar que não existem exames médicos específicos para diagnosticar a síndrome pré-menstrual. Mesmo assim, diante da presença destes sintomas da menstruação é conveniente contar com uma anamnese completa e que seu médico realize um exame físico e pélvico para descartar problemas mais graves de saúde e te orientar quanto ao melhor tratamento para o seu caso.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da menstruação, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Comentários (31)

Escrever comentário sobre Quais são os sintomas da menstruação

O que lhe pareceu o artigo?
31 comentários
junia
tive relação desprotegida em janeiro,usei pilula do dia seguinte,sangrei..
minha menstruação veio nas datas previstas em janeiro e em fevereiro,mas no mês de março está atrasada.
posso estar gravida?
Luana
Minha menstruação era pra vir dia13 mais no dia 1 de fevereiro eu tomei pirula do dia seguinte corre risco de eu engravidar
Sara Viega
Oi Luana! Se tiver tomado a pílula do dia seguinte, à partida não corre o risco de engravidar. Mas vale referir que um dos efeitos colaterais da pílula do dia seguinte é precisamente desregular a menstruação, podendo atrasá-la ou adiantá-la. Saiba mais aqui: https://relacoes.umcomo.com.br/artigo/quais-os-efeitos-colaterais-da-pilula-do-dia-seguinte-20152.html
A sua avaliação:
Amanda
Olá, tomo anticoncepcional e sempre emendo uma cartela na outra para não menstruar, mas dessa vez mesmo tomando o o anti minha menstruação desceu, e eu estou com uns sintomas muito ruins que nunca tenho, principalmente cansaço, muito sono e tontura, gostaria de saber se são os sintomas normais? Obrigada.
Sara Viega
Oi Amanda! O que pode estar acontecendo é sangramento de escape, saiba mais aqui: https://saude.umcomo.com.br/artigo/o-que-e-sangramento-de-escape-23418.html
A sua avaliação:
Jamile
Bom eu tiver relação em um dia minha mestruacao veio no dia , agente teve relação com camisinha ir eu tomo injeção, ir esse mês de Dezembro ainda não veio , e pra vim dia 25/12 ir não tiver relações com ninguém. ...pq isso acontece?
Sara Viega
Oi Jamile! Se você teve relações protegidas e correu tudo bem, não tem que se preocupar. Às vezes pequenos atrasos acontecem, mas se atrasar por mais de uma semana, o melhor é fazer um teste de gravidez para confirmar. Obrigada pelo comentário!
A sua avaliação:
Joana
Fiz relações sexuais com o meu namorado à 3 semanas sem nehum método contraceptivo, n tenho tido sintomas de nada, mas o meu período é irregular e também esta atrasado 3 dias se viesse regularmente, será q estou grávida?
Sara Viega
Oi Joana! Sempre que você tiver relações sem usar nenhum método contraceptivo, corre o risco de engravidar. Se a menstruação atrasar por uma semana, deve fazer um teste de gravidez para confirmar se está ou não grávida. Obrigada pelo comentário!
A sua avaliação:
bruna
então, mais eu só estou com um pouco de cólica e cansaço isto também pode ser sintomas da menstruação?
Talita nayane
A minha mestruação não veio mas sò no fim do mes e sinto muitas dores de còlicas e tivi micropolicisto não tenho nenhuma releções com ninguem e nunca namorei com ninguem o que pode ser mas será que é o cisto em doutora?
clarissa
tive relações em 18 e 21 de fevereiro de 2016 ,dia 22 tomei pilula do dia seguinte era pra minha menstruação ter vindo dia 7 de março mas não veio fiz o teste de farmácia deu positivo só que dia 16 de março comecei a sangrar ,sangrei ate 26 de março ,fiz um bhc qualitativo e deu positivo dia 1 de abril fui ao ginecologista ele me pediu um endovaginal e BHCG quantitativo que resultou em 4,47 ou seja com ausência de gravidez e o endovaginal apareceu uma imagem nodular complexa no meu ovário direito a medica olhou disse que era um cisto ovariano e só ma passou acetoflux menstruei novamente em 26 de abril ate 3 de maio e até depois dessa data mais nada posso ainda estar gravida tenho todos os sintomas mas fiz um teste de farmácia dia 21 de maio deu negativo estou em panico e nenhum medico me esclarece nada já não sei o que pensar
Alicie
Ola será, então tive relação antes dos meus dias fértil mas não gozou em mim, e minha menstruação é desregulada, mês retrasada venho dia 14/03 mês passado 17/05 e esse mês ainda não venho faz 7 dias de atraso e estou desesperada!
Sara Viega
Oi Alicie! Antes de mais, você deve saber que o método do coito interrompido não é 100% eficiente, pois você pode engravidar com o líquido seminal. Quanto ao fato da sua menstruação ser desregulada, eu sugeria que consultasse um ginecologista, pois ele pode indicar para você o uso por exemplo da pílula anticoncepcional que já ajuda a regular a menstruação. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Alessandra
Olá Sara! No dia 19/03 minha menstruação baixou, e no dia 23/03 ela se foi, eu sempre tomo anticoncepcional, mas sempre espero 5 dias após minha menstruação ir embora para novamente voltar a tomar, mais durante esses 5 dias, no quarto e quinto dia tive relações sexuais sem proteção alguma, mais no dia 28/03 iniciei outra cartela. Porém no dia 09/04 viagem para a cidade de meu namorado as pressas e esqueci meu remédio, tive relações novamente sem proteção mais tomei Diad no dia seguinte corretamente, e no 11/04 tomei de novo outro Diad mas como dose única. Porém dei uma pausa no meu anticoncepcional de 2 dias após isso e comecei a tomar de novo. Meu remédio acabou no dia 20/04 , está com 3 dias de atraso, já fiz teste e deu negativo. O que achas que pode ser ?
Sara Viega
Oi Alessandra! Como você tomou a pílula do dia seguinte, esse atraso na menstruação pode ser normal, pois um das consequências que essa pílula de emergência pode causar é precisamente de atrasar ou adiantar a menstruação.

Quais são os sintomas da menstruação
Fonte: universomujer.com
Quais são os sintomas da menstruação