Partilhar
Partilhar em:

Quais são os sintomas da menstruação

Passo a Passo
Avaliação: 4,6 (656 votos)
31 comentários
10 vezes partilhado
 
Quais são os sintomas da menstruação
Fonte: universomujer.com

A grande maioria das mulheres sofre mudanças tanto a nível físico como emocional dias antes da menstruação. Em muitos casos, estas mudanças apresentam-se de forma mais intensa chegando a interferir na realização das atividades cotidianas, e são chamadas de síndrome pré-menstrual. Esta síndrome pode afetar mulheres de todas as idades e a manifestação de seus sintomas varia de caso a caso. No seguinte artigo de umComo contamos-lhe em detalhe os sintomas da menstruação e da síndrome pré-menstrual.

Instruções:
1

Os sintomas da menstruação normalmente manifestam-se na segunda etapa do ciclo menstrual, entre o dia 14 e o 28, desaparecendo quando começa a menstruação. Há mulheres que unicamente sofrem a síndrome menstrual durante um ou dois dias, mas em outros casos podem ter uma maior duração, ainda que o normal seja que desapareça dentro dos quatro dias posteriores ao se iniciar a menstruação.

2

O mais comum é que a síndrome pré-menstrual seja percebida pelo menos cinco dias antes da chegada da menstruação e esteja presente nos seguintes ciclos menstruais, ainda que possam variar os sintomas entre eles. Esta síndrome provoca uma série de sintomas que afetam a mulher tanto física como emocionalmente. Vejamos a seguir quais são os sintomas mais frequentes que podem ser sentidos em ambos os níveis.

3

Os sintomas da menstruação que podem se manifestar fisicamente são:

  • Mal-estar generalizado.
  • Dor de cabeça
  • Dores musculares e de articulações.
  • Tonturas.
  • Inchaço e maior sensibilidade nos seios.
  • Inchaço em mãos e pés.
  • Cansaço.
  • Sintomas gastrointestinais como diarreia, enjoos, vômitos, cólicas abdominais, prisão de ventre, pressão e peso na região pélvica.
  • Aumento periódico de peso e retenção de líquidos.
  • Problemas na pele como acne ou piora de outras afecções da pele.

Se for de seu interesse, você pode consultar o artigo Como aliviar a dor menstrual com remédios naturais e encontrar tratamentos eficientes.

4

Os sintomas da síndrome pré-menstrual que podem aparecer a nível psicológico são os seguintes:

  • Irritabilidade e nervosismo.
  • Depressão.
  • Ataques de choro.
  • Sensibilidade emocional.
  • Mudanças no temperamento e altos e baixos no ânimo.
  • Insônia ou distúrbios do sono.
  • Dificuldade de concentração.
  • Fadiga.
  • Mudanças no apetite.
5

É importante lembrar que não existem exames médicos específicos para diagnosticar a síndrome pré-menstrual. Mesmo assim, diante da presença destes sintomas da menstruação é conveniente contar com uma anamnese completa e que seu médico realize um exame físico e pélvico para descartar problemas mais graves de saúde e te orientar quanto ao melhor tratamento para o seu caso.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da menstruação, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Comentários (31)

Escrever comentário sobre Quais são os sintomas da menstruação

31 comentários
junia
tive relação desprotegida em janeiro,usei pilula do dia seguinte,sangrei..
minha menstruação veio nas datas previstas em janeiro e em fevereiro,mas no mês de março está atrasada.
posso estar gravida?
Luana
Minha menstruação era pra vir dia13 mais no dia 1 de fevereiro eu tomei pirula do dia seguinte corre risco de eu engravidar
Sara Viega
Oi Luana! Se tiver tomado a pílula do dia seguinte, à partida não corre o risco de engravidar. Mas vale referir que um dos efeitos colaterais da pílula do dia seguinte é precisamente desregular a menstruação, podendo atrasá-la ou adiantá-la. Saiba mais aqui: https://relacoes.umcomo.com.br/artigo/quais-os-efeitos-colaterais-da-pilula-do-dia-seguinte-20152.html
A sua avaliação:
Amanda
Olá, tomo anticoncepcional e sempre emendo uma cartela na outra para não menstruar, mas dessa vez mesmo tomando o o anti minha menstruação desceu, e eu estou com uns sintomas muito ruins que nunca tenho, principalmente cansaço, muito sono e tontura, gostaria de saber se são os sintomas normais? Obrigada.
Sara Viega
Oi Amanda! O que pode estar acontecendo é sangramento de escape, saiba mais aqui: https://saude.umcomo.com.br/artigo/o-que-e-sangramento-de-escape-23418.html
A sua avaliação:
Jamile
Bom eu tiver relação em um dia minha mestruacao veio no dia , agente teve relação com camisinha ir eu tomo injeção, ir esse mês de Dezembro ainda não veio , e pra vim dia 25/12 ir não tiver relações com ninguém. ...pq isso acontece?
Sara Viega
Oi Jamile! Se você teve relações protegidas e correu tudo bem, não tem que se preocupar. Às vezes pequenos atrasos acontecem, mas se atrasar por mais de uma semana, o melhor é fazer um teste de gravidez para confirmar. Obrigada pelo comentário!
A sua avaliação:
Joana
Fiz relações sexuais com o meu namorado à 3 semanas sem nehum método contraceptivo, n tenho tido sintomas de nada, mas o meu período é irregular e também esta atrasado 3 dias se viesse regularmente, será q estou grávida?
Sara Viega
Oi Joana! Sempre que você tiver relações sem usar nenhum método contraceptivo, corre o risco de engravidar. Se a menstruação atrasar por uma semana, deve fazer um teste de gravidez para confirmar se está ou não grávida. Obrigada pelo comentário!
A sua avaliação:
bruna
então, mais eu só estou com um pouco de cólica e cansaço isto também pode ser sintomas da menstruação?
Talita nayane
A minha mestruação não veio mas sò no fim do mes e sinto muitas dores de còlicas e tivi micropolicisto não tenho nenhuma releções com ninguem e nunca namorei com ninguem o que pode ser mas será que é o cisto em doutora?
clarissa
tive relações em 18 e 21 de fevereiro de 2016 ,dia 22 tomei pilula do dia seguinte era pra minha menstruação ter vindo dia 7 de março mas não veio fiz o teste de farmácia deu positivo só que dia 16 de março comecei a sangrar ,sangrei ate 26 de março ,fiz um bhc qualitativo e deu positivo dia 1 de abril fui ao ginecologista ele me pediu um endovaginal e BHCG quantitativo que resultou em 4,47 ou seja com ausência de gravidez e o endovaginal apareceu uma imagem nodular complexa no meu ovário direito a medica olhou disse que era um cisto ovariano e só ma passou acetoflux menstruei novamente em 26 de abril ate 3 de maio e até depois dessa data mais nada posso ainda estar gravida tenho todos os sintomas mas fiz um teste de farmácia dia 21 de maio deu negativo estou em panico e nenhum medico me esclarece nada já não sei o que pensar
Alicie
Ola será, então tive relação antes dos meus dias fértil mas não gozou em mim, e minha menstruação é desregulada, mês retrasada venho dia 14/03 mês passado 17/05 e esse mês ainda não venho faz 7 dias de atraso e estou desesperada!
Sara Viega
Oi Alicie! Antes de mais, você deve saber que o método do coito interrompido não é 100% eficiente, pois você pode engravidar com o líquido seminal. Quanto ao fato da sua menstruação ser desregulada, eu sugeria que consultasse um ginecologista, pois ele pode indicar para você o uso por exemplo da pílula anticoncepcional que já ajuda a regular a menstruação. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Alessandra
Olá Sara! No dia 19/03 minha menstruação baixou, e no dia 23/03 ela se foi, eu sempre tomo anticoncepcional, mas sempre espero 5 dias após minha menstruação ir embora para novamente voltar a tomar, mais durante esses 5 dias, no quarto e quinto dia tive relações sexuais sem proteção alguma, mais no dia 28/03 iniciei outra cartela. Porém no dia 09/04 viagem para a cidade de meu namorado as pressas e esqueci meu remédio, tive relações novamente sem proteção mais tomei Diad no dia seguinte corretamente, e no 11/04 tomei de novo outro Diad mas como dose única. Porém dei uma pausa no meu anticoncepcional de 2 dias após isso e comecei a tomar de novo. Meu remédio acabou no dia 20/04 , está com 3 dias de atraso, já fiz teste e deu negativo. O que achas que pode ser ?
Sara Viega
Oi Alessandra! Como você tomou a pílula do dia seguinte, esse atraso na menstruação pode ser normal, pois um das consequências que essa pílula de emergência pode causar é precisamente de atrasar ou adiantar a menstruação.

Quais são os sintomas da menstruação
Fonte: universomujer.com
Quais são os sintomas da menstruação