Partilhar

Quais são os métodos contraceptivos menos eficazes

Por Sara Viega. Atualizado: 28 junho 2018
Imagem: www.drmauro.com

Quando se trata de sexo seguro e sem riscos de gravidez, não há nada que garanta uma maior proteção que os métodos contraceptivos avaliados pelos especialistas, entre eles a pílula anticoncepcional com 99% de eficácia se se tomar segundo as indicações, a camisinha, que também é o único método que previne o contágio de doenças de transmissão sexual, com 97% de eficácia. No entanto, muitas pessoas optam por soluções alternativas não tão seguras, por isso em umComo.com.br explicamos-lhe quais são os métodos contraceptivos menos eficazes e porquê.

Passos a seguir:
1

Embora o coito interrompido não seja propriamente um método contraceptivo, é uma estratégia que muitos casais utilizam perante a recusa de usar camisinha, e é talvez uma das formas de evitar a gravidez mais arriscada e ineficaz.

Trata-se da técnica em que o homem, perante a proximidade da ejaculação, retira o pênis da vagina da sua parceira para ejacular fora dela. O problema é que a existência do líquido pré-seminal e a grande possibilidade de que um pouco de sêmen penetre efetivamente na vagina, convertem este método numa má opção quando se trata de prevenir a gravidez não desejada.

2

O método rítmico ou Ogino-Knaus, é uma alternativa utilizada por muitas mulheres que não desejam ou que não podem tomar contraceptivos hormonais. Consiste em determinar quais são os dias férteis a partir da observação do ciclo menstrual e o uso de uma operação matemática.

O problema é que este tipo de métodos naturais contam com uma eficácia muito menor, uma vez que o corpo da mulher não funciona como um relógio, diferentes situações como o estresse, a falta de sono ou as mudanças na alimentação, fazem-nos sofrer de mudanças corporais que podem modificar o nosso ciclo menstrual, aumentando o riso de ficar grávida sem desejar.

3

O método da temperatura basal é também muito popular, mas este requer constância para medir cada dia a temperatura corporal e determinar mediante a regra de Dohering os nossos dias férteis.

O maior problema deste método é que situações como um mau descanso, uma doença, uma infeção ou um episódio de estresse importante, podem afetar a nossa temperatura corporal fazendo com que se torne muito difícil determinar com certeza os nossos dias férteis.

4

O método da ovulação ou Billings, que consiste em monitorizar o estado do muco cervical para determinar os dias férteis, é também uma alternativa natural para prevenir a gravidez. No entanto, como os métodos anteriores, a sua eficácia é menor comparada com as hormonas ou o preservativo, pois nem sempre se torna fácil determinar se o muco cervical corresponde ou não aos dias férteis. É um método que requer muita atenção e controlo.

5

Estas quatro formas de prevenção da gravidez são consideradas pelos especialistas como as menos eficazes. A única forma de prevenir doenças de transmissão sexual é utilizando a camisinha, enquanto que os métodos hormonais oferecem altas porcentagens de proteção. No entanto, se não desejar utilizá-los ou se tiver dúvidas sobre eles, recomendamos consultar um ginecologista para esclarecer as suas dúvidas e escolher o método contraceptivo que melhor se adapte ao seu corpo e necessidades.

Sugestão: Tomar banho depois da relação evita gravidez?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os métodos contraceptivos menos eficazes, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Quais são os métodos contraceptivos menos eficazes

3 comentários
DANIELA GOIS
BOA TARDE EU GOSTAVA DE SABER ONTEM TIVE SEXO COM O MEU NANORADO ELE EJACULOU PERTO DA VAGINA POSSO ENGRAVIDAR NESTA MANEIRA.
Rita
Tudo mentira. O método da temperatura e o método do muco são seguríssimos se seguidos correctamente. 99% eficácia. Propaganda para vender pílulas e preservativos. A pílula faz muito mal à saúde.
Usuário anônimo
gostaria de saber, tomei pela primeira vez o micronor, e na primeira vez fiz sexo sem camisinha, algum risco de engravidar?

Imagem: www.drmauro.com

Voltar ao topo da página