Partilhar

Quais são as causas das infecções vaginais

Por Sara Viega. Atualizado: 12 junho 2018
Imagem: siewie.pl

As infecções vaginais são uma das causas mais frequentes de consulta ginecológica, tratando-se de um problema comum entre as mulheres em idade reprodutiva. Esta doença caracteriza-se por sintomas incômodos que alertam da presença de alguma bactéria ou fungo, e determinadas condições podem levar à sua proliferação. Se sofre desta condição com frequência, em umComo.com.br explicamos a você quais são as causas das infecções vaginais e como evitá-las.

Passos a seguir:
1

A região vaginal é uma área delicada que merece certos cuidados para se manter saudável, mas às vezes nossos hábitos e algumas condições particulares podem fazer com que o pH desta área se altere, causando infecções.

Uma causa muito comum das infecções vaginais é usar diariamente roupa interior de materiais sintéticos, que não permitem que a pele desta área respire de forma adequada. A recomendação é que escolha sempre calcinhas de algodão, que favoreçam a transpiração da área; além disso, convém que a roupa interior e as calças não fiquem muito justas.

2

Lavar de forma excessiva a vagina usando sabonetes perfumados também pode causar infecções vaginais. Esta área conta com bactérias boas que ajudam a mantê-la protegida de organismos externos, se exagerar na limpeza poderia acabar com elas.

Da mesma forma, os produtos perfumados podem causar alergias, é melhor usar sabonetes especiais para a higiene íntima.

3

Os lubrificantes à base de óleo, espermicidas, desodorantes íntimos e absorventes perfumados também podem causar irritações e infecções vaginais. Lembre-se que tudo o que entra em contato direto com sua vagina deve ser sem perfume e com pH neutro.

4

Outra das causas de infecções vaginais é a umidade excessiva na área. Se pratica com frequência esportes aquáticos ou não seca bem a área depois do banho poderia estar ajudando a proliferar fungos no local (como a candidíase) que podem levar a uma infecção vaginal.

5

As infecções vaginais também são comuns quando ocorrem mudanças hormonais, como durante a gravidez ou a menopausa. Nesses casos, o mais conveniente é consultar o ginecologista para encontrar uma possível solução a este problema tão incômodo.

6

Se for sexualmente ativa e sofrer de infecções vaginais com frequência, as possíveis causas são:

  • Falta de higiene ao praticar sexo, é importante que a área íntima dos dois esteja limpa para reduzir a transmissão de bactérias.
  • Ausência do uso de camisinha, o que implica infecções causadas por doenças de transmissão sexual como a tricomoníase.
  • Combinação de práticas anais com vaginais sem tomar as medidas necessárias. Se tiver sexo anal não é conveniente passar depois à penetração vaginal, pois corre o risco do material fecal chegar até à vagina, produzindo infecções.
  • Uso de lubrificantes perfumados ou pouca higiene ao limpar e guardar os brinquedos sexuais.
7

Se apresentar sintomas de uma infecção vaginal é importante ir ao ginecologista para uma revisão completa e para receber o tratamento médico adequado.

Sugestão para você: Bolinhas na vagina, o que pode ser? - Espinhas e problemas relacionados

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas das infecções vaginais, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Quais são as causas das infecções vaginais

3 comentários
A sua avaliação:
glaucia sombra
minha mestruaçao dura 3 dias e normal
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Glaucia! A duração da menstruação é algo que depende de mulher para mulher, sendo que em algumas pode durar mais tempo e em outras menos. Esclareça suas dúvidas neste artigo: http://saude.umcomo.com.br/articulo/quanto-tempo-dura-a-menstruacao-15029.html
Cristina
Minha menstruação demora oito dias é normal
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Cristina! A duração da menstruação é algo que difere de pessoa para pessoa, sendo perfeitamente normal poder durar 8 dias ou mais. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Sarah
Minha mestruação tem mais de 40 dias que não vem sera que e uma infecção?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Sarah, uma infecção vaginal apresenta por norma como sintomas ardor ao urinar, coceira na zona vaginal, mudança no cheiro e aparência do fluxo e dor ou incômodo durante as relações sexuais. O atraso na menstruação não faz parte dos sintomas, de qualquer forma seria bom que consultasse o seu médico ou ginecologista para se certificar de que tudo está bem. Obrigada pelo comentário e continue seguindo o nosso site! ;)

Imagem: siewie.pl

Voltar ao topo da página