Partilhar

Quais os riscos da pílula anticoncepcional

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Imagem: circulandonews.com.br

A pílula anticoncepcional é um contraceptivo oral com uma taxa de sucesso que ronda os 99%. Para além de prevenir a gravidez, a pílula anticoncepcional pode ajudar em outras condições como para minimizar a cólica menstrual, o excesso de menstruação, a tensão pré-menstrual, para regular o ciclo menstrual, tratar a acne e para o tratamento do síndrome de ovários policísticos. No entanto, o uso da pílula possui efeitos colaterais, tal como qualquer outro medicamento. Para saber quais os riscos da pílula anticoncepcional, continue lendo este artigo de umComo e se informe conosco.

Riscos da pílula anticoncepcional: dor de cabeça e náuseas

Dor de cabeça e náuseas são dois dos efeitos colaterais que podem surgir com o uso da pílula anticoncepcional. Estes sintomas podem ser normais nas primeiras semanas de uso da pílula, mas se após cerca de 3 meses estes sintomas persistirem deverá consultar o seu médico ou ginecologista, pois pode ser necessário trocar de pílula ou suspender o método por um tempo e ver se a dor de cabeça e náuseas continuam.

Quais os riscos da pílula anticoncepcional - Riscos da pílula anticoncepcional: dor de cabeça e náuseas
Imagem: clinicaquirocare.com.br

Riscos da pílula anticoncepcional: ausência de menstruação

A ausência de menstruação ao tomar a pílula anticoncepcional pode ser algo intencional ou não. Pois caso você esteja fazendo uso contínuo da pílula anticoncepcional sem realizar as pausas, a menstruação não vai ocorrer. Isso é normal, mas também pode acontecer você estar tomando a pílula realizando as pausas entre cartelas (momento em que deveria ocorrer menstruação) e surgir a amenorreia, ou seja, ausência de menstruação. Esta situação pode estar relacionada ao fato de estar usando uma pílula com uma dose baixa de estrogênio. Se este for o seu caso, deverá consultar o seu médico ou ginecologista para que lhe seja recomendada uma pílula com uma dose mais alta de estrogênio.

Também pode ocorrer ausência de menstruação quando após algum tempo de uso da pílula, a mulher decidir parar de tomar o anticoncepcional. É comum estar de 1 a 2 meses sem menstruação caso tenha usado a pílula por um período prolongado, mas caso fique mais de 3 meses sem menstruar deverá consultar o seu ginecologista para averiguar do que se trata.

No entanto, a ausência de menstruação também pode indicar uma falha contraceptiva da pílula pelo que deverá fazer um teste de gravidez para comprovar se está ou não grávida.

Quais os riscos da pílula anticoncepcional - Riscos da pílula anticoncepcional: ausência de menstruação
Imagem: jornaljoseensenews.com.br

Riscos da pílula anticoncepcional: sangramento de escape

O sangramento de escape é quando ocorre uma perda de sangue pela vagina num período fora da menstruação. Este é dos efeitos colaterais mais comuns da pílula anticoncepcional e pode surgir devido à fragilidade das paredes do útero nos primeiros ciclos do uso da pílula. O sangramento de escape não significa que houve uma falha na ação contraceptiva da pílula.

Tomar sempre a pílula à mesma hora e nunca se esquecer de tomar a pílula pode ajudar a diminuir o sangramento de escape. Além disso, com o tempo de uso da pílula o sangramento de escape tende a diminuir.

Riscos da pílula anticoncepcional: aumento de peso

Sempre se ouviu falar em aumento de peso causado pelo uso da pílula anticoncepcional, mas a verdade é que esta relação não está provada cientificamente. O que apenas se sabe é que as pílulas anticoncepcionais provocam alterações hormonais que podem causar retenção de líquidos o que, por conseguinte deixa a mulher mais inchada e pesada.

Riscos da pílula anticoncepcional: diminuição da líbido

A redução do desejo sexual relacionado com o uso da pílula anticoncepcional também é outro tema bastante discutido. A pílula anticoncepcional pode causar uma diminuição da libido devido à redução da produção de testosterona no organismo, porém outras mulheres relatam que o uso da pílula aumentou o desejo sexual. Por isso, o melhor é conversar com o seu ginecologista e trocar de pílula, caso este considere necessário.

Riscos da pílula anticoncepcional: trombose

Tomar pílula anticoncepcional aumenta o risco de trombose. Mas apenas acontece quando a mulher apresenta outros fatores de risco cardiovasculares como diabetes, colesterol elevado ou pressão alta. Fumadores que tomam pílula também aumentam ainda mais o risco de trombose. Por isso, o melhor é ficar sempre atenta e fazer consultas no médico com regularidade para ir avaliando estes fatores de risco.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os riscos da pílula anticoncepcional, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Quais os riscos da pílula anticoncepcional

9 comentários
Elisangela
Oi vanessa eu tomei 3duma vez ciclo 21 e dive relação agora minha menstruação esta atrasada faz 1mez e 4dias estou morrendo de medo posso estar grávida??
Mara
Oi Vanessa, eu tomo a Diane 35 quase 1 ano consecutivo. Mês passado (fevereiro) menstruei na pausa (fiquei menstruada quase 12 dias) Não deixei de tomar o anticoncepcional e mesmo assim esse mês eu não menstruei Posso estar com amenorreia?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Mara! Aconselho a que vá a um médico ou ginecologista, pois só ele poderá confirmar essa situação.
Ique
Tomo anticoncepcional minima e no mês passado esqueci de tomar o oitavo comprimido e tomei a pds. Continuei o anticoncepcional tive um escape no comprimido 18 e menstruei normalmente. Depois que a minha menstruação foi embora estou sentindo meus seios inchados, tava s corrimento, agora tenho bem pouco e as vezes tem umas rajadas bem pequenas quase imperceptíveis de sangue marrom
Christiane
atrasei meu anticoncepcional durante 8 horas ,tomei e logo depois tive relacao
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Christine, como o esquecimento foi de menos de 12 horas em relação ao horário de toma normal, você não corre o risco de gravidez.
Priscila
Ola queria sabe se ter relacao no pwriodo da pausa do remedio pode engravida e que fas dois meses q nao desce pra mim ja fiz o teste de gravidez da farmacia deu negativo
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Priscila, pode esclarecer a sua dúvida sobre se pode engravidar na pausa do anticoncepcional neste artigo: http://relacoes.umcomo.com.br/articulo/posso-engravidar-na-pausa-do-anticoncepcional-22693.html
Fabiana
Olá, gostaria de saber o que faço pois tive relaçao tomei a pilula do dia seguinte depois com 14 dias menstruei. Pois já era esperada essa menstrução devido eu ser controlada. No primeiro dia de menstruação comecei a tomar um anti concepcional e com 8 dias tive relaçao e tomei outra pipula do dia seguinte e nao parei de tomar o anti concepcional. O que devo fazer e será que estou gravida?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Fabiana, se você estava tomando o anticoncepcional corretamente, não seria necessário o uso da pílula do dia seguinte. Lembre-se que este é um método de emergência e que não deve ser usado de forma habitual, dado os seus efeitos. Em princípio não deveria estar grávida. Saiba mais sobre tomar a pílula do dia seguinte com anticoncepcional aqui: http://relacoes.umcomo.com.br/articulo/tomar-pilula-do-dia-seguinte-com-anticoncepcional-22113.html
Daiane
oi vanessa gostaria de saber.. eu tomo ciclo 21 faz mais de 1 ano e algumas vezes esquecia de tomar e quando lembrava tomada os dois de uma vez só que eu tive relacao uma vez gozado dentro e faz uns 6 dias que acabei de tomar a cartela do ciclo 21 e nada de vim a mentruacao o que posso fazer estou com muita dor de caveca de tanto pensa nisso.. pode mi ajuda??
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Daiane, tudo depende em que semana da cartela é que esses esquecimentos ocorreram e com quantas horas de atraso em relação ao horário de toma normal. Se a sua menstruação está atrasada, a minha recomendação é que faça um teste de gravidez.
Marta
Tive relações (sem preservativo) mas ja estava a tomar a pílula antes, nem sempre certa mad depois das relações tomei sempre certa e a mesma hora, é possível estar grávida? Obrigada
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Marta, mas houve algum dia em que você tivesse se esquecido de tomar a pílula ou tenha ocorrido um atraso de mais de 12 horas da habitual de tomar.
deisinha
Adorei a postagem
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Deisinha, muito obrigada valeu!

Imagem: circulandonews.com.br
Imagem: clinicaquirocare.com.br
Imagem: jornaljoseensenews.com.br
1 de 3

Voltar ao topo da página