Quais as três principais disfunções masculinas

Quais as três principais disfunções masculinas

A sexualidade é algo complexo que varia ao longo da vida, motivo pelo qual é importante conhecer quais as três principais disfunções masculinas que possam interferir com a performance sexual do homem durante o processo de envelhecimento.

As disfunções sexuais mais comuns no homem são o baixo desejo sexual, a disfunção erétil e a ejaculação prematura. Apesar de pouco discutido, o baixo desejo sexual é das condições que mais impacto tem na vida sexual do homem e não é um problema exclusivamente feminino. Segue-se a disfunção erétil com maior prevalência em homens acima dos 40 anos e a ejaculação prematura que afeta principalmente homens jovens.

Baixo desejo sexual

O baixo desejo sexual pode ocorrer durante qualquer etapa da vida do homem, apesar de ser mais comum após a andropausa e à medida que o homem envelhece. Este facto deve-se à diminuição dos níveis de testosterona, estando esta hormona implicada no desejo sexual quer do sexo feminino, quer no sexo masculino. Apesar de a sexualidade ser mais complexa nas mulheres do que nos homens, esta pode também no sexo masculino ser influenciada pela depressão, stress e ansiedade.

Disfunção erétil

A disfunção erétil traduz-se pela incapacidade de o homem conseguir ou manter uma ereção satisfatória para penetração. Pode afetar homens de qualquer idade, apesar de ter a sua maior prevalência em homens acima dos 40 anos. Nos homens mais jovens esta condição é geralmente afetada por problemas psicológicos, enquanto que nos homens de mais idade a disfunção erétil se relaciona com problemas de saúde subjacentes como a diabetes, o colesterol, a hipertensão, entre outros.

Ejaculação prematura

A ejaculação prematura é característica de homens mais jovens e inexperientes e traduz-se pela incapacidade de conseguir controlar ou retardar a ejaculação durante o ato sexual. Clinicamente, classifica-se como ejaculação prematura ou precoce, a ejaculação 2 minutos após a penetração ou até mesmo antes de esta acontecer. Durante as primeiras vezes após o início da vida sexual é normal esta situação ocorrer, porém se esta se mantiver sempre que o homem tem sexo e o tempo de ejaculação não registar melhorias, pode ser necessário tratamento, para que esta condição não tenha um impacto negativo na vida social, pessoal e profissional do homem.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais as três principais disfunções masculinas, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.