Quais as causas da disfunção erétil nos homens jovens

Quais as causas da disfunção erétil nos homens jovens

A disfunção erétil é um problema sexual característico dos homens acima dos 40 anos. Porém, os homens mais novos também podem ser afetados, motivo, pelo qual é importante saber quais as causas da disfunção erétil nos homens jovens.

Esta condição caracteriza-se pela incapacidade do homem conseguir uma ereção suficiente para penetração ou manter esta ereção até ao fim da relação de forma a conseguir obter prazer.

Como se desenrola o processo de ereção?

Quando o homem fica sexualmente excitado, em resposta a estímulos visuais ou ao toque, é desencadeada uma resposta por parte do cérebro que transmite uma mensagem aos nervos pélvicos e do pênis, permitindo que as suas artérias se encham de sangue. Os músculos do pénis relaxam e a pressão sanguínea permite que seja conseguida uma ereção pelo pénis. Após o orgasmo, a pressão sanguínea no pênis diminui drasticamente, permitindo que este retome o seu relaxamento normal.

Principais causas

Ao contrário dos homens mais velhos, cujos problemas de ereção se relacionam com outros problemas de saúde subjacentes, como por exemplo a diabetes, a hipertensão arterial, o colesterol, entre outros, a disfunção erétil nos homens jovens é frequentemente causada por fatores psicológicos, que impedem que os homens se sintoma à vontade durante a relação.

A ansiedade, a depressão e outros fatores psicológicos interferem com o processo de ereção ao impedir que a transmissão nervosa se faça naturalmente quando o homem é sexualmente estimulado.

Por outro lado, a inexperiência sexual ou a relação com uma nova parceira pode interferir com a performance sexual do homem, impedindo que este, mesmo sexualmente excitado, consiga obter uma ereção suficiente para penetração.

Outro fator que pode afetar a capacidade de ereção dos homens mais jovens é o consumo de álcool ou drogas, mais frequente nesta faixa etária. O tabagismo é outro dos responsáveis pela disfunção erétil pelos seus efeitos a nível arterial, impedindo que sangue suficiente chegue ao pênis para ser atingida uma ereção.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais as causas da disfunção erétil nos homens jovens, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.