Posso ficar grávida se estiver menstruada

Posso ficar grávida se estiver menstruada
Imagem: elembarazo.net

Por mais que seja raro, existem casos em que é possível a mulher engravidar se estiver menstruada. Geralmente isto acontece quando a mulher tem um período menstrual muito curto, este que é o tempo entre o primeiro dia de menstruação até a seguinte, com a data de ovulação próxima ao sangramento do início. Quando se menstrua há sempre um novo óvulo se formando para o próximo ciclo, mas o tempo de formação deste óvulo nem sempre é o mesmo para todas as mulheres. Se quiser saber se você pode ficar gravida se estiver menstruada continue lendo este artigo de umcomo.

Como é possível ficar grávida durante a menstruação

A concepção acontece no encontro do espermatozoide com o óvulo em uma das trompas uterinas, e em num momento, geralmente entre o 12º e o 16º dia dos 28 de um ciclo menstrual, sendo que é só no fim deste ciclo que o óvulo estará amadurecido. Após isso, o óvulo é liberado pelo ovário e vai até o abdome, sendo recolhido pela trompa, em sua abertura em forma de tulipa mais próxima. Quando ele chega lá, sobrevive por cerca de 24 horas e é neste único período que, durante a menstruação, uma mulher pode engravidar. Caso o óvulo não seja fertilizado por um espermatozoide, ele se desfaz juntamente com a parede do útero durante o processo de menstruação.

Leia mais em: Menstruação adiantada pode ser gravidez?

O óvulo secundário

Usualmente, quando uma mulher menstrua, já existe um óvulo secundário sendo desenvolvido para o início do novo ciclo, no entanto, o ciclo de cada mulher tem uma duração diferente, podendo variar de 28 a 22 dias. Quanto mais curto for o ciclo, menos tempo leva para a ovulação após o início da menstruação. Como o espermatozoide pode se manter vivo por até três dias no trato reprodutor, pode-se dizer que existem chances de que ele encontre o óvulo maduro.

Por exemplo, se você fez sexo de 6 a 7 dias após o início da menstruação, o espermatozoide pode sobreviver até o nono ou décimo dia, no momento em que o segundo óvulo está pronto e lá dentro, encontrá-lo. E é assim que acontece a gravidez durante a menstruação.

Logo, se você pretende fazer sexo estando menstruada, deixe para fazê-lo durante os primeiros dias da menstruação, para que assim seja possível evitar uma gravidez não desejada. Veja também, em nosso site:

  • Posso ficar grávida se...
  • Porque a menstruação adianta
  • Causas da amenorreia
  • Como atrasar a menstruação
  • Como fazer sexo menstruada

Se pretende ler mais artigos parecidos a Posso ficar grávida se estiver menstruada, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Conselhos
  • Tome cuidado para não acabar confundindo qualquer sangramento vaginal com uma menstruação, de fato. Se o sangramento vier num momento não-natural em que você geralmente menstrua, consulte um ginecologista.