Ausência de menstruação

Porque a menstruação atrasa

Porque a menstruação atrasa

Quando não estamos planejando em ser mãe, um atraso na menstruação pode ser um motivo importante de preocupação. Mas uma possível gravidez não é a única razão de apresentar períodos irregulares. Se tem a certeza de que não está grávida, mas apesar disso sua menstruação não chegou na data que devia, em umComo.com.br explicamos porque a menstruação atrasa frequentemente.

Passos a seguir:

1

Se mantém relações sexuais, é importante que descarte primeiro uma possível gravidez. Pode começar por calcular os dias férteis do mês anterior para avaliar se teve sexo nas datas de maior risco, no caso de ter dúvidas, o melhor é fazer um teste de gravidez. No entanto, para que o resultado do mesmo seja fidedigno deve ter pelo menos uma semana de atraso, no nosso artigo quando fazer um teste de gravidez, explicamos-lhe tudo o que precisa saber a este respeito.

Se tem a certeza de que não se trata disso, então existem muitas outras possibilidades que podem estar originando o atraso da sua menstruação.

2

Se você tem ciclos menstruais muito regulares, deve saber que existe da mesma forma a possibilidade de que a sua menstruação se atrase quatro dias em relação à data que devia ter vindo. Isto ocorre porque o corpo não é um relógio perfeito e muitos fatores ao nosso redor podem produzir alterações.

No caso das mulheres que não são regulares, os atrasos podem ser inclusive de uma semana.

3

Os quadros de estresses importantes são uma das principais causas de atrasos na menstruação. Se ultimamente você esteve sob muita tensão, esta pode ser uma das causas mais óbvias da ausência da sua menstruação. Neste caso, a recomendação é tentar relaxar fazendo exercício ou praticando atividades como o yoga ou o pilates, que lhe ajudarão a diminuir a tensão e a favorecer a descida da menstruação.

Porque a menstruação atrasa - Passo 3
4

Se recentemente você viajou e esteve sob fusos horários muito diferentes dos habituais, por exemplo, uma viagem da Europa para a Ásia ou para a América, é normal que a sua menstruação sofra um atraso, pois as funções entre o cérebro e o ovário podem ser afetadas pelas mudanças de horário, bem mais do que em casos de viagens de curta duração.

Estes atrasos ocorrem normalmente durante alguns dias, depois o seu ciclo voltará à normalidade.

Porque a menstruação atrasa - Passo 4
5

A ingestão de alguns medicamentos pode afetar também a chegada da menstruação, por isso é conveniente que antes de se submeter a um tratamento de duração média ou longa, consulte sempre o prospecto para se certificar dos possíveis efeitos sobre a sua saúde.

Porque a menstruação atrasa - Passo 5
6

Se durante o último mês tiver perdido peso de forma considerável, seja por uma dieta muito intensa, mudanças alimentares radicais ou alguma doença, é muito possível que sofra de um atraso na sua menstruação. Convém lembrar que o que comemos se reflete no tipo de ciclo menstrual que temos.

Do mesmo modo aquelas pessoas que eliminam por completo as gorduras de sua dieta podem apresentar, inclusive, uma ausência completa de menstruação. Este é o caso das mulheres com uma dieta hipocalórica e também das moças que sofrem transtornos alimentares como a bulimia ou a anorexia.

Porque a menstruação atrasa - Passo 6
7

Os problemas endocrinológicos podem também se refletir em atrasos e menstruações irregulares. Se ultimamente você tem sofrido de muitos atrasos, é conveniente consultar um ginecologista.

8

Enquanto durar o atraso, é importante manter a calma, pois quanto maior o estresse, mais difícil será para regular a menstruação. Se o atraso for superior a 7 dias, é o momento de ir ao ginecologista para uma avaliação completa, descartando a presença de qualquer condição endócrina, de cistos nos ovários ou qualquer outro tipo de transtorno.

Sugestão: Leite com canela desce a menstruação?

9

Se as suas menstruações são com frequência irregulares, também é importante que consulte o seu ginecologista para uma avaliação completa com o objetivo de detectar a causa de tal condição.

Veja também: 9 truques para a menstruação descer

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque a menstruação atrasa, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
58 comentários
A sua avaliação:
Maria claudia
a mestruacao nao veio desde de 24 de agosto 2020 tomo injecao todo mes data certa. já fiz 8 testes de farmacia e um Beta todos negativos o que devo fazer já que está suspenso a gravidez o que fazer para descer pq tá difícil médico em pandemia.
Ana
Tive uma selacao sexual sem protecao 4 dias antes da menstrucacao e no dia que deveria ter saido comecei a ter um corrimento castanho posso estar gravida?
A sua avaliação:
Sérgio
Oi tem riscos de gravidez se eu minha parceira ejacular depois que eu já ejaculei ???
Editor umComo.com.br
Oi Sérgio! Você pode explicar melhor sua dúvida por favor? O risco de gravidez está sempre presente na falta de uso de métodos anticoncepcionais.
Julia
Minha menstruação está atrasada a 4 meses, ja fiz 3 teste de gravidez (de farmácia) e deu negativo. Ja tomei cha de canela, tomei comprimidos e até agora nada. O que eu faço?
Editor umComo.com.br
Oi Julia! Você deve ir no médico assim que possível para que ele possa diagnosticar o que está provocando a falta de menstruação.
Augusta
olá tenho 25 ano, estou com atraso mestrual de 7 dias,não tenho relações sexual há um ano, o que pode ser?
Editor umComo.com.br
Oi Augusta! Por favor, consulte as informações do texto para saber o motivo.
A sua avaliação:
luana
Oi , estou com uma duvida minha mestruaçao esta atrazada a 9 dias fiz um teste de gravides e deu negativo o que pode ?
A sua avaliação:
Joana
O minha menstruação já não chega a 1 mês e 17 dias o que faço ??
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Joana! Você teve relações sexuais desprotegidas? A sua menstruação costuma ser desregular?
angelina
meu periodo esta atrada a 10 dias , provoquei com pilulas no dia 8 de junho ate agora ainda sera que tou gravida?
Ana karolina
Oi tomo Injeção mesigyna todo mês há 1 ano só que mês passado veio menstruação dia 29 como todo mês e fiquei menstruada durante uns 15 dias logo após tive relação tomei injeção normal colo todo mês só que minha menstruação não desceu esse mês e hoje já é 9 junho tô muito preocupada será tem perigo de está grávida... Me ajuda por favor
Dalila Medeiros
Oi, meu nome é Dalila e tenho 13 anos. Fã exatamente 7 dias que a minha menstruação está atrasada, não tive relações sexuais, oque isso quer dizer?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Dalila! Se você não teve relações sexuais, pode ser que a menstruação esteja atrasada apenas pelo fato do seu ciclo ser irregular. De qualquer forma, neste artigo encontrará algumas das causas da menstruação atrasada: http://relacoes.umcomo.com.br/articulo/porque-a-menstruacao-atrasa-3008.html
Marta
Vo sair com meu namorado, minha menstruação está pra vir.. Como fasso pra atrasa la
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Marta! Neste artigo poderá encontrar alguns conselhos para saber como atrasar a menstruação: http://relacoes.umcomo.com.br/articulo/como-atrasar-a-menstruacao-20.html
Clara
Oi boa noite Tive relação sexual no mês de agosto porém foi com proteção e meu parceiro não ejaculou Porém eu esqueci a data da minha menstruação pois ela é desregulada e pra tirar a dúvida fiz dois teste de farmácia nessa semana e os dois deram negativos mesmo assim fiquei na dúvida se Os dois testes podem estar errado ?
Isabela
Oi tenho 25 anos e duas filhas minha menstruacao nao desce a 4 meses ja fiz teste de gravidez e deu negativo estou preocupada pq nao veio ainda responda por favor obg
Thami
Tive relações sexuais com proteção e estava fora do período fértil, minha menstruação está atrasa, é possível uma gravidez?
nairana
Oi meu nome é nairana troquei de comprimido tomava o triquilar e agora tomo o celene comecei a tomar dia 19 de agosto primeiro dia da menstruação e paro minha menstruação dia 25 agosto e dia 30 31 agora de agosto resolvi parar para engravidar quando tem que vir a minha menstruação e quanto tempo devo saber o meu ciclo é o período fértil
maria Antonia
Outra dúvida pq ainda não desceu nenhuma nidação, apesar dos dias de atraso,, fiz o teste do cotonete e saiu branco cremoso será que nidação ou não. É será que estou grávida?
maria Antonia
Estou com minha menstruação atrasada a 7 dias e já fiz dois teste de gravidez, mais o 2 deram negativos estou muito preocupada o que devo fazer, esperar mais alguns dias para fazer outro teste de farmácia ou o teste de sangue? Aq ansiosa para por uma resposta.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria, você já fez o teste de sangue? Se não, talvez fosse bom fazê-lo.
Eduarda
Olá, tenho uma dúvida, eu e meu namorado sempre começamos nossa relação sexual sem a camisinha, só depois que ele coloca a camisinha perto do "fim" rs Queria saber se isso é seguro, pois minha menstruação está atrasada e eu estou preocupada. Obrigada Ps: adoro os seus post , BJ
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Eduarda, desde já agradeço o seu comentário. Esse método não é seguro, porque você pode engravidar com o líquido seminal, pelo que é recomendável que utilize a camisinha durante toda a prática sexual. Por isso, talvez o melhor seja você fazer um teste de gravidez para confirmar se está ou não grávida.
Dinha
Eu tive relação com uso de camisinha, lembro -me dela não ter estourado! Só que após esta relação. Faz 2 meses q minha menstruação não desce. Não sei o que pode ser. Já aconteceu dela atrasar assim tbm uma vez! E desceu depois de eh ter feito o beta. Acredito que pode ser tensão pq tenho medo de engravidar e etc. Eh possível q a tensao seja o motivo de 2 meses de atraso?
Nicelia
O coito enteropido é seguro? Estou muito preocupada pois está a 11 dias atrasada.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Nicelia, a técnica do coito interrompido não é segura, pois apesar do homem não ejacular dentro, a mulher pode engravidar devido ao líquido seminal.
1 de 5
Porque a menstruação atrasa