O que significa ter uma relação aberta

O que significa ter uma relação aberta

Manter uma relação aberta é algo que é muito atrativo para vários casais, que podem ver isso como uma opção para experimentar coisas novas oi para quebrar a rotina sexual. No entanto, como acontece com qualquer tipo de relação, manter uma relação aberta deve ser uma decisão tomada pelos dois de forma conjunta, caso contrário a situação pode acabar provocando danos emocionais significativos, assim como a rutura definitiva da relação. Continue lendo este artigo do umComo para saber com mais detalhes o que significa ter uma relação aberta.

Significado de uma relação aberta

Quando os dois membros de uma casal coincidem o desejo de ter uma relação aberta, admitem que amam e cuidam um do outro mas, por outro lado, chegam ao acordo de querer ver outras pessoas e experimentar o plano sexual com elas. Regra geral, os envolvidos em uma relação aberta consideram que se amam com paixão mas que, ao mesmo tempo, podem manter relações sexuais com pessoas que não sejam o seu par, pelas quais não tenham nenhum vínculo afetivo e que não chegarão a prejudicar a sua relação amorosa.

Modelo de relação primária/secundária

A definição que explicamos no ponto anterior pode definir-se como um modelo de relação primária/secundária. Ou seja, existe uma relação amorosa entre duas pessoas (relação primária) e os dois membros do casal podem ter fora desta relação um ou várias relações secundárias, as quais não têm a mesma importância e não são tão comprometidas como a primeira.

Múltiplos casais - Poliamor

No modelo chamado de múltiplos casais ou poliamor, todos os casais que se tenham são considerados como uma parte da relação primária e são valorizados como participantes iguais. Isto poderia acontecer com um home que tenha uma relação com várias mulheres ao mesmo tempo, ou o inverso, uma mulher que se relaciona com vários homens, e inclusivamente pode existir uma combinação de ambos os sexos.

Múltiplas relação não primárias

No modelo de múltiplas relações não primárias, os conceitos de fidelidade ou compromisso são completamente eliminados. Existem várias relações amorosas, mas ainda assim consideram-se a si mesmas como pessoas solteiras sem nenhum tipo de compromisso. Isto quer dizer que para essa pessoa todos os possíveis pares são iguais, que nenhum terá um maior valor que o outro, assim como também não terão um maior grau de compromisso. Normalmente, quando se pergunta às pessoas que tem este tipo de relação aberta, costumam responder que estão solteiros ou que têm um amigo ou uma amiga especial.

Aconselhamento

Gerir uma relação aberta não é algo simples e, evidentemente, nem todos podem aceitar este tipo de relação. O mais importante é que, caso o seu par tenha a intenção de ter uma relação deste tipo, primeiro verifique os motivos que lhe dá. Caso algum dos dois não queira continuar com a relação, o melhor é por um fim e seguir em frente cada um pelo seu caminho.

Caso ambos estejam de acordo, é fundamental discutir esta questão muito detalhadamente e estabelecer todo o tipo de regras para manter bem claro até onde podem e querem chegar ao terem várias relações ao mesmo tempo.

Ser honesto e confiar no outro é essencial para poder gerir um relacionamento aberto. Lembre-se sempre que o mais importante é que neste tipo de relacionamentos ambos os integrantes do casal estejam de acordo e desfrutem dele. Evite aceitar ter uma relação abeta com o seu companheiro(a) simplesmente para o(a) agradar, uma vez que o mais provável é que acabe sofrendo muito.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significa ter uma relação aberta, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.