PARTILHAR

O que responder quando perguntam como foi seu dia

 
Letícia Lima
Por Letícia Lima. Atualizado: 10 fevereiro 2021
O que responder quando perguntam como foi seu dia

Uma das perguntas mais frequentes que ouvimos é "como foi seu dia?", aliás, aprender respostas a essa pergunta e também a variável "como vai você?" é uma das primeiras lições de qualquer curso de língua estrangeira, pois se trata de uma questão muito comum, além de ser ser também uma maneira de iniciar conversas. No entanto, respostas que parecem simples podem nos colocar em situações embaraçosas quando não sabemos lidar com as pressões da etiqueta social - o nível de detalhes da resposta para “como foi seu dia” irá variar a depender de quem é seu interlocutor.

Continue lendo este artigo em umCOMO para saber o que responder quando perguntam como foi seu dia.

Também lhe pode interessar: O que responder quando te chamam de velha

Linguagem e sociedade

A sociedade é composta por indivíduos que se relacionam, todos os canais de interação entre os indivíduos são dados por meio da linguagem e, aqui, daremos atenção especial à língua falada em detrimento a outras, como a gesticulação. Desde a Grécia Antiga, filósofos como Aristóteles, ao desenvolver estudos sobre a retórica e a persuasão, já sabiam que aquele que possuía um bom domínio da língua era capaz de persuadir e conquistar o interlocutor.

Apesar de muito antigas, os pilares da retórica desenvolvidos por Aristóteles (conhecidas também como modos de persuasão) ainda são muito utilizadas, seja por profissionais de marketing, políticos, professores, palestrantes, entre outros. No entanto, qualquer um que se comunica pode fazer uso dessas ferramentas, inclusive para saber o que responder quando perguntam como foi seu dia. São elas:

  • Ethos: consiste em criar uma mistura de confiança e empatia, para isso, é necessário que se fale de forma firma e que passe confiança, mas sem causar medo em seu interlocutor. A falta de firmeza pode descredibilizar o que foi dito, enquanto o exagero pode fazer com que o interlocutor tenha receio de se aproximar e de confiar em você.
  • Pathos: você deve tocar no emocional do seu interlocutor, causando, principalmente, sentimentos bons em relação a você. Mesmo que a temática tratada seja algo de teor negativo, a pessoa deve fica, ao terminar de te ouvir, com uma sensação positiva sobre sua pessoa, o que irá fazer com que o que você disse seja mais convincente.
  • Logos: construir uma boa linha de raciocínio, facilitando, assim, a compreensão de seu interlocutor. Para tal é necessário, por exemplo, contar fatos em uma ordem cronológica que faça sentido, evitando ir e voltar na narrativa sem que ideias sejam concluídas.

Além dos três pilares apresentados, ainda existem outros conceitos vinculados à retórica como a captatio benevolentiae, que consiste em conquistar o ouvinte por uma tentativa de criar simpatia por meio da humildade. Se você for contar, por exemplo, uma situação sobre como foi seu dia hoje e isso envolve uma briga, essa ferramenta pode ser útil para que quem está te ouvindo te passe a ver como vítima da situação.

Como foi seu dia: o que responder?

Como usar ferramentas tão antigas para responder às perguntas do dia a dia? Às vezes, criamos tensões desnecessariamente devido a problemas de comunicação. Isso causa muitos transtornos no ambiente de trabalho, nas relações de amizade e nos relacionamentos conjugais. Logo, empregando os modos de persuasão apresentados acima, será possível melhorar nosso fluxo comunicacional com o próximo.

Além dos conceitos apresentados, é também que tenhamos sempre em mente a noção de 'registro' em nossa cabeça toda vez que vamos nos expressar, principalmente se estamos em uma situação nova ou fora do usual. O registro envolve, principalmente, a escola de palavras e - em caso de conversas ao vivo - sutilezas como olhar, expressão etc. De forma geral, dividimos o conceito de registro em formal e informal, sendo, por exemplo, a forma como você fala com seu chefe a aquela que usa com amigos próximos. Pensar em uma resposta de como foi seu dia o WhatsApp é mais fácil, já que você dependerá unicamente da escolha das palavras.

Para que você saiba o que dizer em todos os contextos, veja abaixo o que responder quando te perguntarem como foi o seu dia em cada uma das situações.

Sugestão: 200 perguntas engraçadas para qualquer situação

O que responder quando perguntam como foi seu dia - Como foi seu dia: o que responder?

Respostas para o ambiente de trabalho

No ambiente de trabalho, interações simples como alguém perguntar como foi meu dia podem nos eixar tensos sem saber o que dizer, afinal, temos que ser profissionais e evitar respostas muito íntimas, preocupação que não ocorre, por exemplo, quando falamos com pessoas mais próximas.

Assim, nesse contexto, a pergunta “como foi seu dia?” e as variáveis “como foi o feriado?” e “como vai você?” devem ser respondidas de forma mais objetiva. Em geral, seu chefe e seus colegas de trabalho não estão interessados em detalhes da sua vida pessoal, portanto, não é de adequado expô-los. Seja breve: diga “foi ótimo”, “correu tudo bem”, “estou bem”, “aproveitei muito” etc.

Nossa categoria o local de trabalho pode trazer informações preciosas sobre como lidar com o ambiente corporativo para além do "como foi seu dia?".

Respostas para cônjuges

Se seu(a) esposo(a), namorado(a) etc. te pergunta “como foi seu dia no trabalho” e você não sabe o que responder, use as técnicas apresentadas. Como vocês são casados, a pessoa que está te perguntando de fato tem interesse em saber como foi seu dia em detalhes e também lhe contar sobre o dia dela. Construa uma linha de raciocínio para contar sobre seu dia do início ao fim! Não responda só “ótimo, e o seu?”. Descreva como foi seu dia no trabalho, fale das coisas que aconteceram na firma, conte uma piada que ouviu na hora do almoço com os colegas etc.

Se você não trabalha, boas opções para responder a pergunta “como foi seu dia” são, além de descrever seu estado de ânimo, contar um fato curioso que viu no jornal, algo que o surpreendeu, alguma coisa da rotina da casa que saiu de forma inesperada. Para ter um bom relacionamento, é fundamental ter um bom diálogo com o cônjuge.

Veja mais dicas de relacionamento em nossa categoria Relações!

Respostas para amizades

Entre amizades, tudo fica mais fácil: se seu amigo te perguntou como foi seu dia, é porque realmente deseja saber e resposta, assim, você pode falar à vontade, sem preocupações em expor detalhes íntimos. Faça um relato claro, seja em ordem cronológica ou em ordem de importância, conte fatos engraçados ou as coisas ruins que aconteceram naquele dia. Os verdadeiros amigos estão ao nosso lado em todas as horas, até mesmo nos momentos difíceis, portanto, seu amigo irá se sentir útil em ouvir seus problemas e aborrecimentos e até mesmo poderá lhe dar conselhos sobre o que fazer.

Assim como nos relacionamentos amorosos, nas amizades também é importantes que exponhamos quem somos, que contemos coisas sobre nossas vidas. Assim, podemos também passar confiança para a outra pessoa, que se sentirá confortável em contar a verdade e, se necessário, te pedir conselhos quando você perguntar frases de como foi seu dia hoje ou outras que possam parecer banais como "tudo bem?". Lembre-se: a boa comunicação é o segredo para todas as relações!

Respostas para o ambiente familiar

Ainda no ambiente familiar, se você é um adolescente, sabe que os pais em geral sempre perguntam “como foi seu dia?” e não ficam satisfeitos com um “tudo bem”. No entanto, é normal que nessa fase da vida se esteja mais introspectivo e querendo guardar detalhes da sua vida pessoal na esfera mais privada possível. Converse com seus pais para que eles respeitem seu espaço. Se sua família não for aberta ao diálogo, confira como lidar com pais conservadores.

Se você for pai, é importante ter noção dessa fase um tanto difícil que é a adolescência, respeitando o espaço de seus filhos até em coisas básicas como em perguntar "Oi, como foi seu dia hoje?". Apesar disso, caso seus filhos já tenham crescido, é natural que as relações evoluam e fiquem um pouco mais 'igualitárias' e, já que estaremos tratando de dois adultos, será possível ter conversas mais abertas e sinceras.

'Como foi seu dia hoje?' em inglês

Como dissemos acima, como perguntar como foi seu dia é uma das primeiras coisa que aprendemos em aulas de língua estrangeira, afinal, essa é uma pergunta que não tem necessariamente uma função de questionar, sendo, por vezes, apenas uma forma educada de agir frente a conhecidos. Assim como em português, existem algumas formas de perguntar para uma pessoa como ela está ou como foi o dia dela. Veja abaixo algumas opções:

  • How was your day?
  • How are you doing?
  • How are you?

Para aprender outras frases e conseguir ter um diálogo simples e cotidiano em inglês, veja também como me apresentar em inglês.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que responder quando perguntam como foi seu dia, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
O que responder quando perguntam como foi seu dia
1 de 2
O que responder quando perguntam como foi seu dia

Voltar ao topo da página ↑