Partilhar

O que fazer se teve relação sexual sem camisinha

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que fazer se teve relação sexual sem camisinha
Imagem: clinicarevista.com.br

Você sabe o que fazer se teve relação sexual sem camisinha? É importante que homens e mulheres saibam quais as precauções que devem tomar, tanto para evitar uma gravidez indesejada quanto para se protegerem de doenças sexualmente transmissíveis. Para saber o que fazer, veja as dicas que o umComo.com.br tem a respeito do assunto.

Também lhe pode interessar: Como saber se a mulher teve um orgasmo
Passos a seguir:
1

Quando um casal transa sem camisinha existe a possibilidade da mulher engravidar, no caso dela não estar tomando anticoncepcional ou usando outro método contraceptivo, como o DIU, a injeção anticoncepcional, entre outros. Se ela seguir à risca as recomendações do seu método as chances de engravidar são baixas, mesmo assim, é preciso se preocupar, já que os contraceptivos não defendem o organismo das DSTs – doenças sexualmente transmissíveis.

O que fazer se teve relação sexual sem camisinha - Passo 1
Imagem: radioigapora.com.br
2

Já a mulher que não faz uso de um método contraceptivo e teve relação sexual sem que ela ou o seu parceiro usasse camisinha, é indicado tomar a pílula do dia seguinte, que deve ser usada em até 72 horas após o ato sexual. O mesmo conselho é dado às mulheres que tomam a pílula, mas que por esquecimento ou outros motivos tenham falhado alguns dias. Essas falhas diminuem em muito a eficácia do método.

Se informe sobre como tomar a pílula do dia seguinte, entrando no nosso artigo.

3

Mesmo que a pílula do dia seguinte se mostre muito eficiente para evitar uma gravidez não planejada, é preciso estar atenta à chegada da menstruação. Se ela atrasar, recomenda-se fazer um teste de gravidez o quanto antes, que pode ser do tipo caseiro ou em laboratório, como o exame de sangue e o de urina. Dessa forma, mais cedo você consegue saber se está ou não grávida.

4

Saber o que fazer se teve relação sexual sem camisinha também é importante para o homem, já que ele pode ser contaminado com as doenças sexualmente transmissíveis. Existem várias delas e homens e mulheres estão suscetíveis de se contaminarem ao não usarem preservativo. As DSTs são: sífilis, gonorreia, cancro mole ou bubão, tricomoníase, herpes genital, condiloma acuminado ou crista de galo, candidíase, clamídia, hepatite B e HIV. Para detectar a contaminação com uma dessas doenças recomenda-se esperar três meses após o ato sexual sem camisinha para realizar exames de sangue e saber se houve contaminação ou não.

Confira quais são as doenças sexualmente transmissíveis mais comuns no nosso artigo.

5

Se os sintomas das DSTs surgirem antes de fazer os exames de sangue, é importante buscar um médico ginecologista, no caso da mulher, e um urologista para o homem o quanto antes. Hoje em dia, existem tratamentos eficientes para praticamente todas as doenças sexualmente transmissíveis, no entanto, é óbvio que a prevenção é o melhor remédio e, por isso, nunca se deve transar sem camisinha, mesmo que você e o seu parceiro ou parceira já estejam em uma relação há muito tempo.

O que fazer se teve relação sexual sem camisinha - Passo 5
Imagem: eumesintobem.com.br
6

Pessoas casadas não são exceções e devem usar preservativos sempre, a não ser que desejem ter filhos. Nesse caso, indica-se que ambos façam exames de sangue para se certificarem de que não estejam contaminados com nenhuma DST. Caso contrário, o bebê que nascer pode ter a doença também. Já se quem transou sem camisinha sabe que o seu parceiro ou parceira tem uma DST é importante buscar um infectologista rapidamente que pode recomendar um tratamento para que a doença não se desenvolva. Descubra também se a camisinha diminui o prazer, entrando no nosso artigo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se teve relação sexual sem camisinha, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre O que fazer se teve relação sexual sem camisinha

O que lhe pareceu o artigo?

O que fazer se teve relação sexual sem camisinha
Imagem: clinicarevista.com.br
Imagem: radioigapora.com.br
Imagem: eumesintobem.com.br
1 de 3
O que fazer se teve relação sexual sem camisinha

Voltar ao topo da página