O que fazer se a camisinha ficar dentro da vagina

O que fazer se a camisinha ficar dentro da vagina
Imagem: zugo.md

A camisinha é o método anticonceptivo 100% seguro para proteger das Doenças de Transmissão Sexual e um dos mais eficiente para evitar a gravidez indesejada. Sua eficácia dependerá sempre da colagem e do uso do mesmo durante as relações sexuais; determinadas condições podem propiciar seu rompimento e inclusive ficar dentro da vagina se não for retirado adequadamente ao finalizar o coito. Preste atenção neste artigo de umComo e descubra como deveria agir nesta situação: o que fazer se a camisinha ficar dentro da vagina.

Por que a camisinha pode ficar dentro da vagina?

A camisinha pode ficar dentro da vagina ao finalizar o ato sexual porque após a ejaculação, o pênis já não está tão ereto e ao perder volume e firmeza, a camisinha costuma ficar grande, o que facilita sua saída e permanência no interior da vagina se não for retirada de forma imediata. Por isso, ao terminar o coito, é importante retirar o preservativo quando o pênis ainda estiver ereto e fazê-lo segurando na base da camisinha para evitar que se mova e o esperma saia dela.

Como retirar a camisinha da vagina?

Quando a camisinha fica dentro da vagina, primeiramente relaxe, coloque-se em uma posição cômoda e tente retirá-lo com cuidado, caso esteja visível ou palpável. Se for impossível retirar a camisinha desta forma, deverá visitar o quanto antes seu ginecologista, o qual mediante um instrumento chamado espéculo, disporá de uma visibilidade excelente de toda a cavidade vaginal e poderá extrair o preservativo com facilidade. Assim também não corre o risco de que o preservativo se rompa e possam ficar algumas partículas no interior da vagina que acabem originando irritação e infecção ao se comportar como corpos estranhos.

Risco de gravidez indesejada?

Se o preservativo ficar dentro da vagina, existe a possibilidade de que este se rompa e entre em contato direto com o esperma fruto da ejaculação, ficando assim completamente desprotegida. Assim, é fundamental comunicar a seu médico para tomar as medidas preventivas necessárias que evitem uma possível gravidez indesejada.

Para evitar que situações como estas ocorram ou se repitam, é conveniente resolver todas as dúvidas a respeito do uso do preservativo e saber bem como deve ser colocado e manipulado em todo momento. Aconselhamos que você consulte os seguintes artigos:

  • Como colocar uma camisinha
  • O que você deve saber sobre o uso da camisinha

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se a camisinha ficar dentro da vagina, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.