O que é um pansexual

O que é um pansexual

Você já ouvir falar em pansexualidade? A pansexualidade é um termo que vem trazendo muita confusão dentro da vida das pessoas. Antigamente, a vida era simples e o ser humano era resumidamente heterossexual ou homossexual. Porém, com a pós-modernidade e com o surgimento (ou simplesmente aparição) de novos rótulos para atração e para a afetividade, a cabeça de muita gente se embananou. Nesse artigo de umComo, buscaremos te explicar o que é um pansexual e quais são as características que definem esse comportamento de atração e afeição.

A pansexualidade

A pansexualidade é um termo que entrou em voga recentemente. Antigamente, os homossexuais sofriam constante violência e o termo quase não era utilizado, sempre se utilizando de palavras ofensivas. Hoje a homofobia ainda existe, mas o problema é bem menor. Isso abriu também o caminho para outros comportamentos sexuais que não possuíam rótulo, mas que já existiam.

O pansexual é o ser humano que possui atração por um ser humano, sem diferenciação de gênero ou sexo. De uma maneira mais simples, para o pansexual, não importa se é um homem, uma mulher, um transexual, um andrógino ou uma pessoa que não se identifica em qualquer gênero. Para o pansexual, o ponto não é o estabelecimento de gênero, é, na verdade, a personalidade e a estética da pessoa.

Para não cometer gafes e acabar sendo desrespeitoso ou preconceituoso, saiba que o pansexual não sente atração por qualquer tipo de ato sexual específico. Não se deve confundir o pansexual com um tarado, coisa que é muito comum e é um ato de preconceito explícito. A pansexualidade se refere única e exclusivamente ao gênero, assim como a homossexualidade e a heterossexualidade. Falar mais do que isso é ser leviano, preconceituoso e antiquado.

O termo pansexual tem a sua etimologia baseada no prefixo pan- (grego para todos) e sexual, relativo a sexo e amor.

Relações pensexuais

Primeiramente, não é legal confundir a pansexualidade com a bissexualidade. O bissexual gosta apenas de homens e mulheres. O pansexual gosta de qualquer gênero, o que o torna aberto para pessoas trans e que não se encaixam dentro dos gêneros binários (identificações de gênero que vão além de homem e mulher). O bissexual, portanto, gosta dos homens e das mulheres. O pansexual gosta de todos os gêneros.

Também não é confortável confundir a pansexualidade com a promiscuidade. Isso é comum, porém é preconceituoso e genérico. Assim como qualquer outra expressão de afetividade, não é bom que existam tentativas de corrigir isto. Se o indivíduo acreditou que ele na verdade é pansexual, não é você que mudará isso. Aliás, provavelmente, você deixará a pessoa triste e deprimida, buscando esconder seus desejos e calhando numa vida "dentro do armário".

Portanto, a dica final é: trate um pansexual da maneira como você trata qualquer outra pessoa. Sem discriminação ou preconceito, caminhamos para uma sociedade melhor e mais igualitária. Não adianta ter preconceito e nem querer mudar uma coisa que é inerente a pessoa.

A pansexualidade é, então, a atração sexual ou afetiva que independe do gênero. O pansexual, então, é aquele que se apaixona e tem relações sexuais com seres que se identificam em qualquer gênero.

Imagem: photobucket.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é um pansexual, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.