O que é ser circuncidado

O que é ser circuncidado

A circuncisão é uma intervenção cirúrgica realizada no pênis dos homens para cortar de forma circular uma parte do prepúcio, ou seja, da camada de pele que circunda órgão sexual masculino e que serve para proteger a glande de agressões externas. Atualmente, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 30% dos homens em todo o mundo são circuncidados. Embora em alguns países a circuncisão seja realizada por motivos religiosos ou culturais, também existem razões médicas para realizar esta operação cirúrgica, como sofrer de uma condição no pênis (fimose, balanite ou hipospádia, entre outras).

Por qualquer razão que seja, algumas pessoas se perguntam se existe uma diferença entre um pênis que passou por essa operação e outro que permanece incircunciso (pênis circuncidado vs não circuncidado). É por isso que, neste artigo do umCOMO, vamos explicar exatamente o que é ser circuncidado, para que serve a circuncisão e como é um pênis circuncidado vs não circuncidado).

O que é circuncidado

Para quem se pergunta o que é ser circuncidado, como já explicamos, a circuncisão é uma operação cirúrgica na qual a camada de pele que protege a glande do pênis, conhecida como prepúcio, é parcial ou completamente removida. Essa prática é uma das intervenções cirúrgicas mais antigas do mundo, sendo realizada há 4.500 anos no povo judeu por razões religiosas. Essa técnica também é usada por razões médicas, pois alguns homens sofrem de problemas como a fimose, caso em que é necessária a remoção do prepúcio.

Leitura complementar: O que é circuncisão

Pênis circuncidado vs não circuncidado

Agora que você já sabe o que é circuncidado, já pode intuir a maneira de saber se um homem é circuncidado ou não. Se você quer descobrir, basta olhar o órgão sexual de um homem e focar em sua glande. Se estiver completamente protegida por uma camada de pele (o prepúcio), ele não é circuncidado. Pelo contrário, se a cabeça do pênis estiver exposta (total ou parcialmente), ou seja, se não há uma camada de pele que a protege, é porque o homem foi circuncidado.

Entenda: Como é feita a circuncisão masculina

Pênis circuncidado

Embora a princípio possa parecer que ser circuncidado traga mais problemas do que benefícios, existem alguns estudos que defendem que a circuncisão pode ter algumas das seguintes vantagens:

  • Reduz o risco de sofrer com infecções urinárias: de acordo com o estudo publicado pela LiveScience, os homens circuncidados são menos propensos a ter esse tipo de condição, uma vez que não ter o prepúcio, ou seja, uma camada recobrindo o pênis, ajuda a acumular menos bactérias nessa área.
  • Diminui a probabilidade de contágio de doenças sexualmente transmissíveis: de acordo com o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC), a circuncisão reduz consideravelmente a probabilidade de transmissão e disseminação de doenças como o HIV, porque menos microorganismos se acumulam no pênis circuncidado, incluindo aqueles que causam esta infecção.
  • Diminui o risco de desenvolver câncer de pênis e de próstata: a falta de higiene do prepúcio e, portanto, o afloramento de bactérias e outros microorganismos, contribuem para o desenvolvimento de doenças graves, como câncer de pênis e próstata. Portanto, como os homens circuncidados não têm prepúcio, a probabilidade de desenvolverem essas doenças é reduzida.

Pode ser que você também se interesse por este artigo do umCOMO: Posso fazer com sexo com balanite?

Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

Possíveis complicações da circuncisão

Embora haja alguns benefícios para os homens circuncidados, há também uma lista de possíveis complicações e inconvenientes que essa operação cirúrgica pode trazer. Entre suas possíveis desvantagens estão:

  • Problema de ereção: às vezes, a pele do pênis fica muito tensa, tanto quando está ereto como quando não está nesse estado. Isso pode causar dor e ardência na área do pênis.
  • Mobilidade reduzida no pênis: como durante a operação uma quantidade considerável de pele é perdida, em alguns casos a estimulação e os movimentos naturais da glande podem ser reduzidos.
  • Problemas de circulação: após a circuncisão, o fluxo sanguíneo no sistema peniano pode ficar obstruído devido à cicatriz onde o ponto de incisão foi realizado.
  • Desconfortos no pênis: como na operação o prepúcio é removido e a glande é deixada desprotegida, os homens circuncidados tendem a sentir mais dor e desconforto do que aqueles que possuem essa camada de pele em seu órgão reprodutor.
  • Perda de sensibilidade: novamente, como resultado da remoção do prepúcio durante a cirurgia, às vezes as terminações nervosas da glande são consideravelmente reduzidas, o que a torna menos sensível.

Leia também: Como saber se tenho fimose

Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

É melhor ser circuncidado ou não?

Como vimos, a circuncisão tem suas vantagens e desvantagens. Por isso, pensando em pênis circuncidado vs não circuncidado aresposta para essa pergunta varia dependendo da necessidade pela qual o homem precisa ser circuncidado. Se for por um problema médico, como a fimose, a resposta é clara: é melhor ser circuncidado.

Por outro lado, em relação ao seu parceiro, na hora de ter relações é realmente difícil notar uma diferença entre ser circuncidado ou não, a menos que a camada de pele que cobre a glande seja extremamente grande, nesse caso os dois membros do casal notariam uma certa diferença na hora de ter relações sexuais.

Se você quer saber mais sobre este assunto, pode ser que você também se interesse por este outro artigo do umCOMO sobre como a circuncisão influencia no sexo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é ser circuncidado, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.