O que é o HPV

O que é o HPV

O VPH (vírus papiloma humana) ou HPV como se diz em inglês, é uma das mais frequentes doenças sexualmente transmissíveis nos dias de hoje. Tanto o homem como a mulher podem contrair esta doença e aqui em umComo.com.br vamos explicar ao detalhe o que é o HPV e como atua sobe o corpo humano. Imagem: 3dciencia.com

Sintomas

Existem muitas variações do HPV, no entanto a mais comum apresenta-se em forma de verruga na área genital. No caso dos homens a zona mais comum a ser infectada é a cabeça do pênis (glande) e na região do ânus. No caso da mulher o HPV surge na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero. No entanto, por vezes os sintomas não são visíveis e apenas detectável através de exames de rotina.

Causas do HPV

Como já referido o HPV é uma doença sexualmente transmissível, por isso a maior causa é o contagio através do contacto intimo com uma pessoa infetada. Se lembre que a pessoa em questão não tem que apresentar os sintomas (verrugas), podendo até não saber que está infectada, por isso o uso de camisinha é aconselhável quando não sabe ao certo se a pessoa contraiu esta doença. No entanto o HPV também pode ser transmitido para o bebê durante o parto.

Veja também: Quem tem hpv pode doar sangue? - 6 dúvidas comuns

Prevenção e Tratamento

A melhor forma de prevenção, para além do uso da camisinha, é com a dose da vacina para HPV. No caso da mulher é muito importante ser usado a vacina, pois 70% dos casos de HPV na mulher podem resultar em câncer de colo do útero. O tratamento geralmente é feito com pomada específicas e se forem tomados os cuidados necessários o vírus pode até ser erradicado.

Extra: Quais são os efeitos colaterais da vacina contra HPV?

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é o HPV, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Conselhos
  • Caso lhe apareça algum tipo de verruga ou irregularidade na zona genital consulte de imediato o seu médico.