Partilhar

O que é o ghosting

Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que é o ghosting

Isso é provavelmente das formas mais dolorosas de acabar com um relacionamento, sim estou falando do ghosting, que provêm da palavra inglesa "ghost" (fantasma em português). Nessa era digital tem sido bastante utilizada, você conhece alguém online, vai falando, combina uns encontros, e tudo corre bem até que puff, o silêncio acontece, e a pessoa simplesmente some da sua vida. Mas afinal o que é o ghosting? No umComo esclarecemos suas dúvidas.

Também lhe pode interessar: Meu ficante sumiu, o que fazer?

Ghosting ou Desaparecendo

O ghosting é uma forma de terminar um relacionamento, essa técnica tem vindo a ser utilizada por todo mundo inclusivé por famosos, como o caso de Charlize Theron e Sean Penn. Mas afinal em que consiste o ghosting? Pois bem, consiste em simplesmente deixar de responder à pessoa. Quando falo em deixar de responder é literalmente. A pessoa que pratica o ghosting basicamente deixa de responder a mensagens, chamadas, entre outras, além de bloquear em tudo o que é rede social. Como que desaparece feito fantasma.

Muitos dos casos de ghosting se dão mesmo sem sinais de rutura ou de desagrado com a outra pessoa. Elas de um momento para o outro se desligam. Esse caso de ghosting tem sido alvo de estudo por parte de vários psicólogos tentando perceber o porquê das pessoas assumirem esse comportamento e as consequências que tem para cada um dos intervenientes do relacionamento. Uma das maiores consequências é a nossa incapacidade de terminar uma relação porque perdemos a prática.

O que é o ghosting - Ghosting ou Desaparecendo

Porque as pessoas praticam ghosting?

Mas afinal existe alguma razão para terminar assim um relacionamento? Bem, os psicólogos acreditam que quem pratica sofre tanto como quem é "vítima" desse ghosting. Quem pratica terá de lidar com sentimento de culpa e remorsos por ter deixado alguém sem uma explicação. Os especialistas acreditam que as pessoas que usam o ghosting sofrem de medo de conflito, evitando de qualquer forma enfrentar outra pessoa, por isso não evidenciam sinal de rutura quando na sua mente já decidiram acabar a relação. Na verdade a grande maioria também já sofreu um fim abruto de relação e acabou ficando traumatizado ao ponto de não conseguir lidar com os sentimentos das outras pessoas em situações de conflito, como o choro ou a raiva. Além de que a maioria de nós não consegue lidar com aquele sentimento na hora da despedida. Para não falar de que muitos que praticam ghosting não têm consciência do mal que estão fazendo.

O que é o ghosting - Porque as pessoas praticam ghosting?

Quem sofre de ghosting?

As pessoas que sofrem de ghosting acabam vendo o fim de um relacionamento sem uma única razão dada. Ou seja, sem clausura. Os psicólogos acreditam que isso pode desenvolver problemas de autoestima e um longo período até acreditar novamente na possibilidade de um relacionamento. Com o desenvolver desse comportamento acabamos crescendo com a ideia de que podemos ser ignorados, então perdemos a nossa capacidade de empatia. Além disso as pessoas que sofrem de ghosting acabam procurando algum problema nelas que nunca existiu, ou tentam encontrar uma desculpa como a perda do celular.

O ghosting acaba por afetar futuros relacionamentos assim como reforça as inseguranças de quem é "vítima".

O que é o ghosting - Quem sofre de ghosting?

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é o ghosting, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre O que é o ghosting

O que é o ghosting
1 de 4
O que é o ghosting

Voltar ao topo da página