Partilhar

O que deve saber sobre o uso da camisinha

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que deve saber sobre o uso da camisinha

Seja por causa de mitos, falta de informação ou erros comuns, um grande número de garotos não sabe usar ou manipular adequadamente o preservativo, e não se trata só de saber como colocá-lo, mas também é importante saber retirá-lo, onde guardá-lo, que tipo usar dependendo das necessidades, entre outras muitas informações que serão de utilidade para aproveitar ao máximo a proteção que oferece, evitando doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez não desejada, por isso em umComo.com.br informamos o que deve saber sobre o uso da camisinha.

Também lhe pode interessar: A importância de usar camisinha
Passos a seguir:
1

No mercado é habitual conseguir dois tipos de preservativos, os de látex, mais comuns e os de poliuretano, desenvolvidos para aquelas pessoas com alergia ao látex, se você ou seu parceiro estão nesse grupo, o recomendável é comprar camisinhas deste material para evitar incômodos.

2

Muitos passam meses com uma camisinha em sua carteira, bolso, ou no automóvel, isto é um erro frequente que não deve ser cometido, pois o calor ou o atrito gerado em lugares como a carteira ou o bolso da calça podem debilitar o látex, correndo o risco de se romper durante o sexo.

3

Por falta de informação e medo de uma gravidez não desejada, muitos homens usam duplo preservativo durante o sexo, outro engano importante, pois devido ao atrito poderia fazer a camisinha romper e assim ficar completamente desprotegido. Use sempre só um preservativo.

4

Se sua garota não lubrifica bem, é importante usar um lubrificante comercial para reduzir o atrito e o incômodo quando se usa preservativo, o que certamente não sabe é que a escolha do lubrificante depende do material da camisinha. Os de látex requerem um lubrificante à base de água e glicerina ou silicone médico para não se deteriorar, os de poliuretano aceitam qualquer tipo de lubrificante sem que a sua qualidade fique afetada.

5

Se vai praticar sexo anal, é importante que tenha em conta estas recomendações: use sempre lubrificante, pois o ânus não produz lubrificante natural, use camisinha durante o ato para evitar doenças sexualmente transmissíveis, há preservativos especialmente projetados para este tipo de sexo, e evite o uso dos de poliuretano, pois sua eficácia não está comprovada para a proteção contra DST neste tipo de coito.

6

Uma vez finalizado o sexo, é importante retirar o pênis enquanto continua ereto, ao fazê-lo deve pegar a base do preservativo para evitar que escorregue e o esperma saia do mesmo.

7

Assim que tiver ejaculado e retirado a camisinha, é importante lavar o pênis e as mãos antes de continuar com o contato sexual, para remover qualquer resíduo de esperma.

8

Lembre-se que a camisinha é descartável, se a usar uma vez, não pode usá-la novamente.

9

Se tiver dúvida sobre como colocar adequadamente o preservativo, veja o nosso artigo sobre como colocar uma camisinha, além disso, se você não sabe exatamente as razões para se proteger, descubra porque usar a camisinha é tão importante.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que deve saber sobre o uso da camisinha, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Conselhos
  • A camisinha é 95% eficaz na prevenção de doenças sexuais e 97% eficaz como anticonceptivo se a usar adequadamente, por isso é importante seguir essas recomendações.
  • Tome uma decisão inteligente, use preservativo.

Escrever comentário sobre O que deve saber sobre o uso da camisinha

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Isabel
estou com its a médica me receitou 4 remédios consegui comprar 2 e ja tomei já se passaram 4 dias já posso fazer sexo?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Isabel! Que remédios é que você está tomando?

O que deve saber sobre o uso da camisinha
O que deve saber sobre o uso da camisinha

Voltar ao topo da página