Minha vagina é normal?

Minha vagina é normal?
Imagem: healthtap.com

Existem mulheres que ficam se perguntando se a sua vagina é normal? Essa questão é levantada, geralmente, ao se criar o mito de que existe um padrão de beleza para o órgão genital. Para desmistificar crenças errôneas, o umComo.com.br vai dar algumas informações sobre o assunto.

Como saber se a vagina é normal

As definições de normal costumam se estender sobre os diversos aspectos do corpo humano e com a vagina não é diferente. Porém, especialistas lembram que em primeiro lugar uma mulher deve se preocupar com o seu órgão genital apenas quando apresentar sintomas como corrimentos, coceiras, feridas e outros problemas que algumas doenças podem apresentar.

Em termos de aparência, não existe um parâmetro que defina que uma vagina seja normal ou não. Assim como acontece com os ditos padrões de beleza, que são criados apenas para beneficiar a indústria dos cosméticos, cirurgias plásticas e outros produtos e serviços, a vagina é alvo ainda da indústria pornográfica, que mostra órgãos sexuais “perfeitos”.

Por tudo isso, é possível dizer para as mulheres que perguntam: minha vagina é normal? sim, a sua vagina é normal, mesmo que você a compare com a de outras mulheres e ache diferente. No entanto, existem médias de tamanho, que valem apenas como curiosidade, pois se você medir as partes que formam a sua vagina e verificar que não se encaixa nas médias encontradas em estudos isso ainda não é motivo para pensar que ela não é normal.

Imagem: guiaastral.uol.com.br

Tamanhos médios da vagina

Em pesquisas sobre os tamanhos médios da vagina, constatou-se que a vagina pode ter de 6,5 a 12,5 centímetros de profundidade, o chamado canal vaginal, quando relaxada. Essa medida engloba a distância da vulva até ao colo do útero. Quando a mulher se excita, a profundidade se expande, podendo chegar aos 15 centímetros. Quanto ao diâmetro, a vagina pode aumentar o seu tamanho em até 10 vezes em comparação à medida em repouso.

Essa mudança pela qual pode passar a vagina é um artifício do organismo, a fim de facilitar, inclusive, a passagem do feto durante o parto. Já o clitóris costuma ter de 0,2 a 2,5 centímetros de largura e de 0,4 a 4 de altura. Quanto aos lábios menores, o esquerdo pode ter de 0,4 a 6,4 centímetros de largura e de 1,2 a 7,5 de altura. Já o direito costuma ter de 0,3 a 7 centímetros de largura e de 0,8 a 8 de altura. Como é possível observar nos estudos, é normal que um lábio seja diferente do outro e que possam ter tamanhos bem diversos.

A mulher apenas deve se preocupar com os seus lábios vaginas se durante a relação sexual houver dor. Por fim, a pesquisa também levantou os tamanhos encontrados nos lábios maiores. Eles podem variar de 4 a 11,5 centímetros, sendo que com a idade a tendência é que eles diminuam de tamanho. Porém, mesmo que você consiga medir as partes que formam a sua vagina e elas saírem um pouco das medidas encontradas não há razão para se preocupar. Se mesmo assim você não está convencida, o indicado é visitar o ginecologista para uma consulta.

Sugestão para você: Bolinhas na vagina, o que pode ser? - Espinhas e problemas relacionados

Imagem: ignatianspirituality.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Minha vagina é normal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.