Faz mal usar saliva como lubrificante?

Faz mal usar saliva como lubrificante?

São muitas as mulheres que sofrem de falta de lubrificação na sua região íntima, e isso é algo que dificulta as suas relações sexuais provocando-lhes desconforto e impossibilidade de desfrutar em plenitude desses momentos. Para fazer face a esta condição no ato sexual, ou simplesmente, para aumentar a excitação é muito comum os casais utilizaram saliva como lubrificante, encontrando nela a aliada perfeita para conseguir que o coito seja muito mais gostoso. Mas, esta prática é completamente segura? Se alguma vez se questionou sobre isso, continue lendo lendo este artigo de umComo em que lhe respondemos à pergunta: faz mal usar saliva como lubrificante?

Saliva como lubricante

Usar a saliva como lubrificante natural é algo normal e uma prática estendida em muitas casais ao manterem relações sexuais, e umedecer a parte íntima feminina com saliva é inequivocamente muito excitante e facilita a penetração, tornando-a mais prazerosa para ambos. Embora a saliva contenha muitíssimas bactérias, estas geralmente não são perigosas para o corpo, por isso, podemos afirmar que usar saliva como lubrificante não faz mal nem é prejudicial.

No entanto, como quase todas as práticas sexuais, esta também envolve alguns riscos e é conveniente ter precauções em alguns casos, como por exemplo de algum membro do casal sofre de herpes labial ou outra infecção contagiosa, caso isso aconteça é provável que haja uma transmissão da doença. Nestas situações, é aconselhável evitar o uso da saliva como lubrificante e recorrer a um especialista para se submeter a exames indicados e iniciar o tratamento médico adequado.

Lubricantes íntimos

Assim sendo, o mais recomendado para combater a secura vaginal e conseguir que a penetração seja mais fácil e prazerosa, é o uso de lubrificantes íntimos, e entre eles, os de base aquosa são os que oferecem melhores resultados. Este tipo de lubrificantes não causam reações alérgicas, não mancham, são fáceis de remover e, o mais importante, evitam que a mulher sinta desconforto ou dores nas suas relações sexuais. São totalmente compatíveis com o látex dos preservativos e permitem intensificar as sensações e o prazer durante o coito.

Além disso, também se recomenda o uso deste tipo de lubrificantes na prática do sexo anal e quando se utilizem brinquedos sexuais, quer seja em casal ou a solo.

Sugestão: Como escolher um lubrificante íntimo

Conselhos para combater a secura vaginal

A secura vaginal é uma condição muito incômoda e desconfortável para as mulheres que a têm, uma vez que as impede de desfrutar em plenitude das suas relações sexuais. Se se trata de um sofrimento prolongado e constante, é fundamental recorrer a um ginecologista para que lhe receite o tratamento mais adequado. Também é possível fazer face a este problema e favorecer a lubrificação da zona íntima através de alguns conselhos como:

  • Mantenha-se relaxada nos encontros sexuais
  • Use lubrificantes íntimos
  • Não passe ao lado dos preliminares antes de iniciar a penetração
  • Usar um sabão íntimo especifico que respeite o pH natural da área da vagina
  • Manter-se sempre bem hidratada

Além destes conselhos, pode consultar o artigo As posições do Kama Sutra mais prazerosas para a mulher e descobrir que posições conseguem aumentar a sua excitação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Faz mal usar saliva como lubrificante?, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.