Partilhar

Faz mal tomar anticoncepcional por muito tempo?

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017

Estudos constataram que, nas últimas décadas, as mulheres fazem uso da pílula e de outros métodos contraceptivos hormonais por um período mais longo em comparação ao que as mulheres faziam em tempos passados. Isso pode gerar a dúvida: faz mal tomar anticoncepcional por muito tempo? Veja as informações que o umComo.com.br reuniu sobre o assunto e o que dizem os especialistas.

Também lhe pode interessar: Tomar a pílula durante muito tempo faz mal?
Passos a seguir:
1

Os especialistas são enfáticos em responderem à pergunta de se faz mal tomar anticoncepcional por muito tempo, com um sonoro não. Além disso, eles também garantem que fazer uso de um contraceptivo à base de hormônios, como o anticoncepcional oral e o injetável, além de outros, por um período prolongado não prejudica a fertilidade da mulher. Dessa forma, basta suspender o seu uso que dentro de alguns meses e ser possível iniciar uma gestação. O tempo exato vai depender do organismo de cada mulher, pois cada um possui as suas peculiaridades.

Faz mal tomar anticoncepcional por muito tempo? - Passo 1
2

Isso significa que de nenhuma forma o uso da pílula é prejudicial ao organismo, independente do tempo que se faça uso do método contraceptivo. No entanto, isso é uma realidade desde que a mulher tome um anticoncepcional prescrito por um médico, uma vez que nem todas as marcas são iguais, sendo que as quantidades de cada hormônio podem variar. Por isso, quando a mulher deseja iniciar o uso da pílula é importante que consulte um ginecologista, para que a partir de uma série de informações colhidas o profissional possa indicar a melhor marca conforme as suas condições de saúde e histórico familiar.

3

Hoje em dia, existe uma grande variedade de anticoncepcionais no mercado, basicamente, eles possuem os hormônios progesterona e estrogênio sintéticos. No entanto, mulheres com histórico familiar de doenças cardiovasculares e embolia pulmonar (tromboembolismo), bem como problemas de pressão podem ser orientadas a usar uma pílula anticoncepcional que possua apenas progesterona. O mesmo pode ser prescrito a mulheres obesas e fumantes, no entanto, apenas um especialista pode avaliar o quadro geral da mulher e indicar a melhor opção.

4

Além disso, todos os anticoncepcionais contam com efeitos colaterais, alguns mais do que outros, o que também está associado à dosagem de hormônios que possui. No entanto, existem mulheres que não passam por nenhum dos sintomas adversos, sendo que os mais comuns são dor de cabeça e inchaço. Os produtos mais novos no mercado são os que possuem menos efeitos colaterais, pois ao longo dos anos a ciência conheceu melhor o ciclo menstrual feminino e pode desenvolver pílulas com a quantidade suficiente de hormônios.

Conheça os riscos da pílula anticoncepcional entrando no nosso artigo.

5

Outra informação importante é que a pílula é o método contraceptivo mais eficiente para quem não deseja engravidar, desde que seja tomada de forma correta, e ao contrário do que se possa imaginar o uso prolongado do anticoncepcional oral não aumenta o risco de câncer. Ao contrário, estudos apontam que o uso da pílula pode reduzir as chances dessa doença, inclusive, do câncer do endométrio e de ovário. Porém, outros cânceres podem ter maior risco de acometer mulheres que usam a pílula, mas quando estão associados a outros fatores, inclusive, quando a mulher é fumante.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Faz mal tomar anticoncepcional por muito tempo?, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Faz mal tomar anticoncepcional por muito tempo?

1 comentário
A sua avaliação:
Juliana
Gostei muito do texto! Tem diferença entre os métodos? Tipo, se tomar injeção por muito tempo faz mal? Estou pensando em largar a pílula e usar uma injeção mensal. Vocês tem algum post falando sobre isso? Pesquisei na bula aqui mas gostaria de saber mais sobre.
Editor umComo.com.br
Oi Juliana! Para saber mais como deve tomar a injeção anticoncepcional pode conferir esse artigo de um tipo de injeção: https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-tomar-perlutan-pela-primeira-vez-13381.html Mas para fazer essa troca, deve falar antes com o seu médico ou ginecologista. Obrigada pelo seu comentário!

1 de 2

Voltar ao topo da página