Faz mal fazer sexo grávida?

Faz mal fazer sexo grávida?
Imagem: neufmois.com

A gravidez é uma etapa marcada pelas mudanças tanto a nível físico como emocional, mas isto não implica que nossa vida íntima deva desaparecer. Por isso, uma dúvida muito frequente entre os casais durante a gestação reside nas relações sexuais durante esta etapa. Faz mal fazer sexo grávida? Em umComo.com.br respondemos com todos os detalhes.

A resposta médica

Enquanto sua condição física permitir e não existir nenhuma advertência médica ou contraindicação, é possível fazer sexo na gravidez, inclusive durante o último mês, sem que isto ponha em perigo sua saúde ou a do feto.

O bebê encontra-se muito protegido em nosso ventre por uma grossa membrana que sela o colo uterino e que resguarda o feto de qualquer infecção, por isso não existe a possibilidade de que durante a penetração ele seja afetado. No entanto, uma vez que esta membrana seja rompida e ocorra a expulsão do líquido amniótico, o que é conhecido como romper fonte, é conveniente suprimir o contato sexual até depois do parto.

Os orgasmos podem adiantar o parto?

Há muitas crenças que fazem com que algumas mulheres evitem o contato sexual durante a gravidez. Embora seja verdade que as mudanças físicas e hormonais desta etapa possam reduzir o desejo sexual, a prática como tal não afeta o desenvolvimento do bebê nem pode causar o adiantamento do parto.

Durante o orgasmo, o útero experimenta micro-contrações, mas estas não afetarão o bebê quando se trata de uma gravidez saudável e normal. Além disso, o clímax conta com benefícios para a mãe, enquanto o sexo durante a gravidez aumenta o nível de intimidade e união do casal, favorecendo a relação.

Como fazer sexo na gravidez?

A recomendação é que, à medida que a gravidez vai avançando, os encontros sejam suaves e com posições que favoreçam a comodidade da mãe, especialmente durante o último trimestre.

No entanto, é sempre recomendável ter em conta alguns aspectos para que ambos desfrutem ao máximo dos encontros, por isso convidamos você a consultar nosso artigo conselhos para ter sexo durante a gravidez e as melhores posições sexuais para a gravidez, desta forma vocês poderão obter um prazer maior na intimidade.

Quando devemos evitar o sexo na gravidez

Em geral não faz mal fazer sexo grávida, porém, as relações na gravidez devem ser evitadas sempre que seu médico indicar ou sob estas circunstâncias:

  • Se você sofre de infecções íntimas.
  • Quando ocorre o rompimento do saco amniótico.
  • Se há hemorragias vaginais.
  • Quando existem antecedentes de abortos prévios.
  • Se houver risco de sofrer um parto prematuro.
  • Quando há problemas na placenta.

Perante qualquer dúvida, o mais recomendável é consultar seu médico.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Faz mal fazer sexo grávida?, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.