Ela sempre entra no perfil do ex no Facebook, é normal?

Ela sempre entra no perfil do ex no Facebook, é normal?

Em uma era em que relacionamentos podem começar através da internet e também terminar pela fibra ótica, as redes sociais são uma parte que já não podem ser ignoradas dentro de um envolvimento amoroso. Há muito tempo o que acontece na internet já é considerado extremamente relevante fora dela em muitos aspectos das nossas vidas pessoais, profissionais e amorosas. É por isso que o umCOMO reuniu informações para responder um questionamento que é mais comum do que você imagina: ela sempre entra no perfil do ex no Facebook, é normal?

Por que ela olha o Facebook do ex?

Antes de tudo, é preciso entender como você chegou a essa informação ou conclusão de que ela fuça no Face dele. Se foi escondido, por meio de alguma invasão no celular ou nas redes sociais sem que ela saiba, sinto muito, você está muito errado e não tem razão nenhuma em desconfiar, uma vez que você mesmo já quebrou a confiança dela ao invadir a privacidade virtual alheia. Isso é péssimo.

Se aconteceu por acaso, quando ela usava o Facebook e a rede sugeriu o nome dele em primeiro lugar na ferramenta de buscas enquanto você olhava, saiba que isso não necessariamente significa que ela olha sempre o perfil dele. Se ela visitou uma vez e nunca apagou o histórico, o Facebook automaticamente irá sugerir esse nome. Relaxe.

Você já sabe que as redes sociais interferem muito nos relacionamentos. Historicamente, as mulheres têm um instinto de intuição mais aguçado. O que muitas vezes implica na necessidade de investigar a vida do outro para se manter a par e protegida de possíveis 'ameças', que nesse caso seriam ameaças afetivas em relação à sua saúde emocional.

Como você vai ver no próximo item, stalkear perfil de ex-namorado é comum para muita gente. As razões podem ser infinitas e é impossível (e errado) julgar sem saber o real motivo segundo a pessoa. De qualquer forma, vale refletir sobre as seguintes possibilidades:

  1. Ela sente saudades ou tem curiosidade em saber como está a vida dele, mas isso não significa que ela pensa em voltar com ele. Lembre-se que se vocês estão juntos é porque ela preferiu ficar contigo;
  2. Por mais que eles não tenham um relacionamento amoroso, é comum que haja uma consideração por uma pessoa que fez parte por tanto tempo das nossas vidas. Pode ser que ela só queira notícias básicas, da mesma forma que ela faria com um amigo ou um familiar que não vê há tempos;
  3. Ela ainda não superou o luto do fim do relacionamento. Todo término tem um período de luto, afinal, acabar um relacionamento é deixar morrer alguns planos e sonhos junto com um sentimento que foi cultivado. Cada pessoa tem um tempo para superar esse rompimento e isso não significar gostar do ex, apenas ter alguma ligação em relação aquela história;
  4. Ela teve um relacionamento problemático que deixou feridas. Fuçar o Face do ex é uma forma de fazer com que ela se sinta mais segura.

Estatísticas sobre olhar Facebook de ex

Parece que a pergunta já foi respondida. Saiba que você não está sozinho, para aliviar ainda mais essa sua angústia de saber que a sua namorada espia o Facebook do ex, aqui estão alguns números revelados em 2012 por um estudo da Universidade de Ontário, no Canadá, que analisava a relação entre Facebook e o sofrimento pós-termino:

  • 88% das pessoas que terminaram naquele ano já usaram o Facebook para stalkear a vida do ex;
  • Mesmo para quem exclui o ex do Facebook, 7 em cada 10 pessoas já entraram no perfil de um amigo em comum para fuçar a vida do ex;
  • Além de stalkear o perfil do ex, 74% das pessoas também admitiram espiar o perfil do atual parceiro ou parceira do antigo namorado;
  • 48% dos entrevistados mantêm a amizade no Facebook após o término;
  • 64% admitiram analisar mensagens antigas do ex;
  • 50% apagam as fotos do ex-namorado das redes sociais;
  • 31% confessaram postar imagens apenas para enciumar o ex;
  • 52% admitiram ter ficado com ciúme de alguma foto do ex.

É saudável stalkear ex nas redes sociais?

Bom, já deu para perceber que é relativamente normal fuxicar a vida do ex-namorado nas redes sociais. Veja bem, não estou dizendo que é uma regra, os números comprovam, muito menos que é saudável. Mas a verdade é que qualquer ser humano de carne e osso está sujeito a isso.

Por mais que vasculhar a vida do antigo parceiro nas redes sociais seja um hábito comum, um estudo da Brunel University (Londres) realizado por Tara Marshall, chegou a alguns resultados que revelam que apesar de corriqueiro, esse não é um costume saudável a longo prazo. De acordo com a pesquisa, pessoas ansiosas, com baixa autoestima e ciumentas, têm uma tendência maior a ver o Facebook do ex como uma forma se proteger.

Outra tendência notada foi em relação a uma propensão maior a uma tentativa de reaproximação íntima com o parceira que pode levar a ansiedade ou depressão causadas a partir da angústia psicológica que isso leva. Sem contar que isso dificulta o processo de esquecimento.

Como lidar com essa situação

A primeira coisa é não julgar a sua namorada. Você sabe que os relacionamentos são uma equação difícil. Uma conversa honesta entre adultos é sempre a melhor opção para evitar o seu sofrimento desnecessário. Se rola aquele receio na hora de fazer essa pergunta, lembre-se que a verdade pode doer mas é muito melhor do que conviver com a dúvida ou insegurança.

Explique a sua insegurança para ela e escute o lado dela. Mas, lembre-se que mais importante do que saber se ela gosta do ex é ter certeza de que ela te ama. E assim, quem ama cuida. Talvez ela precise de uma força para contornar essa situação ou desabafar sobre algo mal resolvido ou algum trauma do passado.

Considere a possibilidade de ela estar ansiosa, ou você inseguro. Converse com ela sobre os efeitos negativos que esse hábito tem (tópico anterior) e ofereça ajuda. E juntos vocês vão encontrar um caminho para se livrar desse traço que qualquer um de nós que vive na era digital está sujeito a enfrentar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Ela sempre entra no perfil do ex no Facebook, é normal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.