Como usar o coletor menstrual

Como usar o coletor menstrual
Imagem: guapaalinstante.com

As mulheres que não suportam o uso de tampões ou absorventes durante seu ciclo menstrual, seja apenas porque não lhes agrada ou porque lhes gera algum tipo de reação alérgica, devem saber que hoje em dia existem alternativas mais eficazes e duradouras. Este é o caso do coletor menstrual, que já começou a ser usado por muitíssimas mulheres e tem sido um verdadeiro sucesso. Se quiser saber mais a respeito deste objeto e testar como funciona, não perca o seguinte artigo sobre como usar o coletor menstrual.

Passos a seguir:
1

O que é o coletor menstrual?

O coletor menstrual é um objeto fabricado com silicone medicinal que é introduzido na vagina durante a menstruação para recolher o fluxo menstrual. Ao contrário dos absorventes ou tampões convencionais, este não absorve o sangue, mas o retém e recolhe em seu interior até que seja retirado da vagina, despejado o líquido na pia e higienizado. Uma de suas grandes vantagens é que é reutilizável, pelo que após ser esvaziado e limpo, insere-se de novo e volta a ser usado. É importante esterilizá-lo uma vez terminada a menstruação para que se mantenha em ótimas condições até o ciclo seguinte. Preste atenção nos seguintes conselhos para saber como deve ser colocado o coletor menstrual.

Imagem: copasmenstruales.com
2

Antes de usar o coletor menstrual é importante que caso seja novo e vá utilizá-lo pela primeira vez você o esterilize durante 3 minutos introduzindo-a em água quente. Lave suas mãos com água quente e sabão para desinfetá-las e, se preferir, nas primeiras vezes você pode aplicar um pouco de lubrificante à base de água sobre a superfície do coletor para facilitar sua introdução.

3

Uma vez feito isto, você deve encontrar a postura que te seja mais cômoda para inseri-lo na vagina. As mais recomendáveis são sentada, de cócoras, de pé com uma perna levantada apoiada sobre a privada do banheiro ou de joelhos com as pernas separadas. O importante é ficar relaxada e à vontade.

4

Agora segure o coletor menstrual com uma mão e pressione-o com dois dedos como você pode ver no segundo desenho. Depois você só precisa dobrá-la formando uma espécie de U na parte aberta do coletor tal como se mostra no terceiro desenho.

5

Enquanto segura o coletor dobrado corretamente com uma mão, com os dedos da outra mão separe os lábios vaginais e introduza o coletor na vagina seguindo a direção da coluna, isto é, como se se tratasse de um ângulo de 45º.

Uma vez lá dentro, solte o coletor com muito cuidado e garanta que tenha ficado aberto e em boa posição tocando a borda do coletor. Ele não deve ficar em uma posição tão alta como os tampões, mas um pouco mais baixo. Veja na imagem que se mostra no desenho.

6

O tempo máximo recomendado que você pode usar o coletor menstrual é de 12 horas, ainda que isto variará em função de se seu fluxo menstrual é mais ou menos abundante, pelo que você pode retirá-lo antes. O que de fato é importante é nunca usá-lo por mais de 12 horas.

7

Para extraí-lo corretamente, você apenas deve lavar as mãos, ficar em uma posição cômoda, segurar o cabinho ou o bico inferior do coletor e ir retirando-o pouco a pouco. Jogue o fluxo menstrual no WC, lave o coletor com água e sabão com pH neutro e já estará pronto para voltar a ser usado.

Leia também: Como usar a esponja menstrual

8

Para outras opções, sugerimos o artigo Como fazer um absorvente reutilizável.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar o coletor menstrual, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.