Partilhar

Como usar o anel vaginal

Por Hugo Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como usar o anel vaginal

O anel vaginal é um anticoncepcional recente, que deve ser inserido no interior da vagina para que os seus efeitos contraceptivos prevaleçam. O anel tem uma espessura de 4 mm e um diâmetro de 5,5 cm e tem aproximadamente a mesma composição hormonal que a pílula contraceptiva, com a vantagem de que toda a composição hormonal se encontra num único dispositivo e não em vários comprimidos.

Também lhe pode interessar: Como funciona o anel vaginal

Como se insere o anel vaginal?

Muitas mulheres sentem-se reticentes relativamente ao uso deste anticoncepcional por desconhecerem ou não se sentirem confortáveis com a sua forma de utilização. Não há motivo para preocupação, o anel vaginal é muito fácil de utilizar e facilita a vida a muitas mulheres que acham difícil cumprir à risca a toma da pílula contraceptiva todos os dias à mesma hora, sendo frequente o seu esquecimento e consequentemente a redução da sua eficácia.

O anel vaginal deve ser inserido diretamente na vagina, como se fosse um tampão menstrual, premido entre os dedos polegar e indicador. Uma vez alcançada a posição mais interna possível, largue o anel. O anel deve estar numa posição confortável e não deve ser notada a sua presença no dia-a-dia. O anel deve permanecer colocado durante 21 dias, após os quais deve ser retirado para que ocorra a hemorragia de privação (semelhante ao período menstrual). Ao fim do sétimo dia de hemorragia, um novo anel deve ser inserido e assim, sucessivamente.

Vantagens

O anel vaginal é muito vantajoso para as mulheres que desejem proteger-se contra a gravidez indesejada de forma prática e simples. Ao ser aplicado apenas uma vez por mês, o anel vaginal evita esquecimentos, não sendo necessária nenhuma outra proteção adicional contra a gravidez. Este tipo de anticoncepcional está também indicado para mulheres que tenham problemas em deglutir ou achem desconfortável tomar um comprimido todos os dias à mesma hora. A eficácia do anel não é afetada no caso de vômitos ou diarreia, bem como não interfere com as relações sexuais. Tal como os outros métodos contraceptivos hormonais, o anel vaginal não protege contra doenças de transmissão sexual.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar o anel vaginal, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Como usar o anel vaginal

2 comentários
Maria Joao
Ola boa tarde, Eu utilizo o anel vaginal, NUVARING á ja um ano e meio… e pela primeira vez esqueci me de colocar o anel com um dia de diferença do habitual. No entanto tive relações desprotegidas cerca de 4 dias depois. Existe probabilidade de ter engravidado? É necessario o uso da pilula do dia seguinte? Obrigada!
Kesley
Gostaria de saber se o uso do anel engorda?

Como usar o anel vaginal
Como usar o anel vaginal

Voltar ao topo da página