Como tratar a impotência

Como tratar a impotência

Conhece-se como impotência ou disfunção erétil a incapacidade de praticar o coito por falta de ereção. Embora também possa ocorrer por ejaculações involuntárias ou precoces. A impotência pode ocorrer devido a um número importante de causas e de origens muito diversas tanto psíquicas como físicas. Embora se trate de um problema que deve ser sempre supervisionado por um médico, neste artigo queremos informá-lo melhor sobre como tratar a impotência.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, será fundamental ter em conta que se acredita sofrer de impotência deverá consultar de imediato o seu urologista. Não deve ter vergonha, trata-se de uma situação muito comum entre os homens e será o especialista quem melhor lhe poderá assessorar sobre isso oferecendo-lhe as soluções para acabar com esta situação incômoda.

São muitas as causas da impotência, conhecê-las e identificar qual pode ser o detonante particular é fundamental para tratar com sucesso esta condição. Além disso, torna-se útil entender como se produz uma ereção para conhecer com clareza este processo complexo.

2

Uma das causas mais comuns da impotência é de origem vascular, ocorrendo quando não chega sangue suficiente ao pênis pelo que a ereção não se pode manter de forma firme. Neste casos, a impotência é um sintoma de uma condição subjacente, entre os seus detonantes mais frequentes encontramos:

  • Doenças de coração
  • Hipertensão arterial
  • Diabetes

A impossibilidade de manter uma ereção pode ser um dos primeiros sintomas de doença cardíaca, por isso é importante consultar um médico para realizar um check-up geral que permita identificar qualquer uma destas condições. Mudando o estilo de vida com o objetivo de reduzir a pressão arterial, o colesterol, controlar a diabetes ou cuidar do problema cardíaco conseguirá melhorar também o problema da impotência.

3

A nível hormonal os homens também manifestam mudanças com o passar dos anos, vendo como os seus níveis de testosterona diminuem o que pode trazer consigo perda de desejo sexual e dificuldade para manter a ereção. Se o urologista chegar a esta conclusão, então pode-se dar início a um tratamento médico para substituir este hormônio assim como diversas mudanças na alimentação e rotina para aumentar os seus níveis. Praticar exercício, seguir uma alimentação saudável e ingerir um certo tipo de alimentos pode ajudar a aumentá-la, por isso no nosso artigo como aumentar os níveis de testosterona damos-lhe algumas dicas que o ajudarão a conseguir.

4

No momento de tratar a impotência também não se deve esquecer que a mesma pode ter possíveis causas psicológicas associadas principalmente com a ansiedade. Este tipo de condição costuma ocorrer sobretudo em homens jovens, embora também possa ocorrer a partir dos 50 anos. As causas psicológicas que normalmente dificultam a ereção são:

  • Ansiedade ou medo de não conseguir ter a melhor prestação no ato sexual
  • Depressão
  • Problemas de relacionamento
  • Insegurança ou problemas de autoestima

Nestes casos é conveniente determinar o que causa exatamente o problema e atacá-lo diretamente. Se sofre de depressão consulte um psicólogo, no caso de sofrer problemas de relacionamento é importante encarar a situação e tentar resolvê-la ou consultar um terapeuta para canalizar o assunto com ajuda profissional. Quem sofre de ansiedade, insegurança e problemas de autoestima deverá se concentrar em resolvê-los para melhorar a vida íntima.

Nos nossos artigos como curar a ansiedade sem medicamentos e como melhorar a minha autoestima damos-lhe as dicas para o ajudar a alcançar com sucesso.

5

Outras possíveis causas da disfunção erétil são:

  • Problemas neurológicos
  • A ingestão de certos medicamentos
  • Consumo excessivo de álcool ou drogas

Para tratar a impotência torna-se imprescindível consultar um urologista e determinar a causa desta condição com o objetivo de encontrar o tratamento mais adequado. Não se recomenda medicar-se ou consumir medicamentos para a ereção sem uma prévia consulta médica. O médico revisará com detalhe o histórico clínico, realizará diversos exames para avaliar o estado geral de saúde e, por fim dará ao paciente as suas conclusões junto com o melhor tratamento.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a impotência, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.