Como terminar um relacionamento

Como terminar um relacionamento

A frase que se tornou célebre: "temos que falar", e quando se trata de relacionamentos em casal, quase todos conhecem o pano de fundo desta expressão. Se decidiu que o momento de cada um seguir com o seu caminho chegou, mas não sabe como enfrentar o seu parceiro e dizê-lo, em umCOMO damos-lhe alguns conselhos importantes para que saiba como terminar um relacionamento de forma matura e considerada.

Pense sempre bem sobre isso

Há uma infinidade de razões para terminar um relacionamento, mas na maioria a decisão é devido à diminuição do amor ou devido à monotonia que acabou com o que antes era uma grande união. Seja qual for o motivo, este passo não é fácil, pois embora assuma a liderança não quer dizer que não vá perder essa pessoa, por isso pense bem e sinta-se seguro.

Em privado e frontalmente

Sob qualquer circunstância decida terminar o relacionamento num restaurante, num centro comercial, nem em qualquer lugar público com muitas pessoas. Procure um espaço privado em que não seja interrompido ao falar com essa pessoa e faça-o cara a acara, nunca utilize outros meios, como o celular, as mensagens de texto, o e-mail ou o chat, e situação é incômoda mas a outra pessoa merece respeito e consideração.

Dica: Confira também essas 10 frases de término de namoro para saber o que falar.

Sinceridade e segurança

É muito importante ser honesto com o outro sem ser cruel, esta pessoa merece saber a razão porque está a terminar o relacionamento, por isso evite desculpas como "não és tu sou eu", ou "não sei porque quero acabar", mas também não parta o coração com uma verdade que pode magoar. Também não deve ceder às lágrimas ou às súplicas, se tem a certeza que pretende terminar o relacionamento, pois a manipulação não resolverá os problemas que têm, mantenha-se seguro.

Ouça mas não arme uma batalha

Se a outra pessoa tem algo a dizer, ouça-a, lembre-se que esta pessoa pode sentir-se magoada pela situação e dizer coisas que podem magoá-lo, perante esta situação é importante não cair em provocações e não fazer da ruptura uma batalha. Da mesma forma, se não quiser falar, respeite o que lhe pede e afaste-se.

Cabeça fria

Evite a todo o custo terminar um relacionamento no meio de discussão acalorada, lembre-se que durante este momento tudo é ampliado, cada um defende as suas razões e não é o momento ideal para acabar com alguém com quem partilhou determinado tempo da sua vida.

Dê-lhe tempo

Se o relacionamento não terminou por mútuo acordo, para a outra pessoa pode ser muito difícil ser seu amigo logo de seguida, por isso é importante dar-lhe tempo para que isso aconteça e, lembre-se que nem toda a gente é igual, há pessoas que simplesmente não desejam manter amizade com o seu ex parceiro. Deve respeitar o desejo dessa pessoa e entender que precisa de tempo para a ferida sarar.

Cuidado com o retroceder

Estar confiante de que quer terminar é importante por muitas razões, mas sobretudo porque voltar atrás não é o padrão mais saudável. Claro que há ocasiões em que o arrependimento pode existir, mas não o torne em algo habitual para si cada vez que terminar, se decidiu acabar deixe ir essa pessoa.

Fique com o bom

Todos os relacionamentos têm momentos bons e maus, fique com o positivo, deixe ir o negativo e lembre-se que ao falar mal do seu ex parceiro fala também mal de si próprio, pois estar com essa pessoa foi uma decisão também sua, preserve a lembrança e evite os jogos de palavras que possam prejudicar a reputação da outra pessoa.

Dica: Se esse for o seu caso, confira também como terminar um relacionamento com amante!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como terminar um relacionamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Conselhos
  • Cada relacionamento é diferente, por isso cada ruptura também o é, mas manter a honestidade e sensatez irá ajudá-lo a dar este passo.
  • Apele sempre à calma, e termine o relacionamento da forma mais amigável possível, pelo que bom que em algum momento existiu.