Como terminar um namoro sem magoar

Como terminar um namoro sem magoar

O fim de uma relação amorosa geralmente é algo muito difícil de gerir porque alguém acaba sempre saindo magoado. Por muito que se tente escolher as palavras certas para terminar um namoro, a outra pessoa irá reagir mal porque não quer o mesmo ou porque não estava à espera que as coisas terminassem. A verdade é um valor importante a ter em conta na hora de terminar um namoro, pois só assim você irá sentir que fez as coisas da forma mais justa possível, e cabe ao seu companheiro(a) aceitar e seguir em frente. Para saber como terminar um namoro sem magoar, continue lendo este artigo de umComo.com.br.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, tenha a certeza de que quer mesmo terminar o namoro. Não magoe a outra pessoa dizendo-lhe que quer terminar apenas porque não concorda com o destino de férias para onde irão no próximo verão. Discussões são algo natural numa relação, desde que feitas com respeito, por isso não se precipite apenas porque ambos pensam de forma diferente acerca de um tema com pouca importância.

2

Se você está pensando em terminar uma relação, é porque tem razões que o levam a fazer isso. Pense nelas e prepare-se para as expor à sua ou seu companheiro, por muito que lhe custe. Nunca termine um namoro sem apresentar um motivo, dessa forma apenas irá piorar as coisas.

Dica: Confira também essas 10 frases de término de namoro para saber o que falar.

3

Outra coisa muito importante a ter em conta na hora de terminar o namoro é que terá de fazê-lo frente a frente com a outra pessoa. Numa era em que usamos tanta tecnologia para comunicar, continuam a haver conversas que têm de se ter presencialmente, e o término de um namoro é uma delas. Deve ter uma atitude de respeito e franqueza, e o que você menos quer nesse momento é dar mais razões para que sua companheira ou seu companheiro fique detestando você.

 

4

Não é aconselhado que termine o namoro de um momento para o outro, pois isso irá causar mais dor e confusão na outra pessoa. Assim sendo, comece preparando o anúncio, tornando seus encontros mais espaçados e menos apaixonados. Sua companheira ou seu companheiro irá notar que algo mudou e isso irá fazer com que perceba que alguma coisa está errada.

5

Você já não aguenta mais e quer seguir em frente de vez. Combine um encontro num sítio calmo e avise a pessoa de que irá falar com ela sobre uma coisa importante. Seja firme e determinado e comece o discurso dizendo que tentou que as coisas dessem certo, que fez um esforço para ignorar suas dúvidas mas que está na hora de dar um término na relação.

6

Não permita que a outra pessoa o interrompa e fale tudo de uma vez, não deixe nada por dizer. Pode fazê-lo espontaneamente ou recorra a um discurso que ensaiou previamente, no entanto esta última forma não é aconselhada pois vai dar a sensação de que você está sendo pouco sincero.

 

7

Seu companheiro ou companheira vai ficar confuso, revoltado, provavelmente vai chorar, dizer que não vai ser ninguém sem você ou tentar convencê-lo de que na verdade você não quer terminar a relação, mas não se deixe comover. Você pensou várias vezes nas razões que o levam a querer terminar a relação e não pode, neste momento, decidir que elas já não importam.

8

No entanto é importante que mantenha a calma. A outra pessoa está fragilizada e o que menos precisa agora é que você a magoe ainda mais. Por isso fale calmamente com ela, reconforte-a e diga-lhe coisas bonitas como, por exemplo, que ela é uma ótima pessoa, que há muitas pessoas que gostam dela, que você estava atrapalhando o futuro maravilhoso que está reservado para ela/ele, etc.

Imagem: donagiraffa.com

9

Depois de ter transmitida a mensagem, mentalize-se de que vai haver um período negro em que o seu ou sua ex irá andar revoltada com todo o mundo, principalmente consigo. Faz parte do término de um namoro e constitui uma das fases da aceitação. Continue apoiando-a nessa fase, mas sempre firme. Diga que aconteça o que acontecer ele ou ela poderá contar consigo como amigo e mostre-se disponível para responder a qualquer dúvida que surja.

 

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como terminar um namoro sem magoar, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.