Partilhar

Como superar um amor não correspondido

Por Sara Viega. Atualizado: 21 junho 2018
Como superar um amor não correspondido

O friozinho no estômago, a ansiedade e a emoção quando vê chegar essa pessoa, o bom humor, o riso fácil, tudo são sintomas indiscutíveis de que você se sente atraído por alguém. O amor é um sentimento único, mas quando nos damos conta de que o outro não sente o mesmo pode tornar-se uma experiência amarga e desagradável, que nos leva a nos questionar a respeito de nós mesmos, mas embora este momento possa ser duro de passar há algumas ideias e técnicas que vão ajudar você a encontrar uma solução e a descobrir como superar um amor não correspondido.

Também lhe pode interessar: Frases de amor
Passos a seguir:
1

É normal que sinta dúvidas a respeito da sua personalidade ou da sua aparência quando descobre que não é correspondido, mas não tem sentido culpar-se por isso, se você realmente acha que tem alguma falha, em vez de se concentrar no negativo, esforce-se para corrigir e mudar, assim conseguirá tirar proveito desta experiência.

2

Se não é a primeira experiência deste tipo que enfrenta, convém rever o que está acontecendo e quais são os padrões que está seguindo. Será que gosta das relações difíceis? Ou será que por algum motivo sempre escolhe as pessoas erradas? Faça uma análise e procure as respostas.

3

Antes de mais nada você é a pessoa mais importante, deve amar-se e respeitar-se a si mesmo, portanto, tente procurar força e continuar com o seu caminho, pensando sempre no que é melhor para si.

4

Tome a decisão que o faça sofrer menos. Às vezes para não perder essa pessoa decidimos nos manter perto como amigos apesar de não sermos correspondidos no amor, mas isto pode aumentar o sofrimento, por isso, ainda que seja difícil, o melhor é ficar longe, pelo menos até conseguir superar.

5

Saia, distraia-se, procure novas atividades, faça coisas que ajudem você a sentir-se bem, que aumentem sua autoestima, não permita que esta experiência faça você sentir-se inútil. Entenda que o amor e a atração têm a ver com os gostos e preferências e aquilo que um não gosta o outro ama.

6

Lembre-se que todo o processo leva seu tempo, não desespere por superar a tristeza de um dia para outro, procure algo para fazer nas suas horas de lazer, concentre-se em si e dê tempo ao tempo para que consiga superar este amor não correspondido.

7

Não deixe que esta experiência condicione você no futuro, tire do seu coração a tristeza e o ressentimento e comece de novo. Onde menos você imagina encontrará alguém que lhe dê valor e deseje estar com você .

Leia também: Se você está triste, estas 8 coisas simples vão melhorar o seu dia

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como superar um amor não correspondido, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Conselhos
  • Se sente que esta experiência foi muito forte para si e que não pode superá-la sozinho(a), não hesite em ir a um especialista.

Escrever comentário sobre Como superar um amor não correspondido

3 comentários
ELIANE DE SOUZA MOREIRA
esta sendo muito dificil pois amo muito esssa pessoa eu quero superar tudo isso
Heisenberg
Vc tem que acreditar que há uma beleza única dentro de vc e que se essa pessoa nao aceitá-la,nao é pq a sua beleza tem menos valor que a dela e sim pq que as belezas nao combinavam.
Juliana
Eu não fui correspondida novamente. Pra mim está sendo ruim, e o pior é que nesse processo todo, ainda vem a cobrança das pessoas, vem cobrança, deboche das pessoas,até de gente da família. Porque eu me cuido muito, trabalho, sou inteligente, mas no amor, não tenho respostas... Eu não fico chorando pelas paredes nem nada, mas eu fico triste... Fico pensando, às vezes demoro muito a dormir, e não tenho dormido direito, às vezes acordo 03 da manhã, às vezes sinto dor no peito. Eu fui vitima de uma maldade, a pessoa não tinha intenção de me amar. Eu nem me importava se ele tinha filha pequena, até porque eu não constitui familia, então eu ter uma filha, pra mim seria ótimo, já que não posso ter filho.
Lucas
olha, nao sei quem voce é, mas é claro que estou passando pela mesma coisa, tinha um relacionamento de conto de fadas, sou muito novo, mas ainda sim, sou completamente apaixonado por ela, claro é muito difícil, ela me diz que nao quer ficar junto comigo, por tem medo de se decepcionar, mas é dificil de acreditar ajudei muito essa pessoa chegar aonde ela esta, agora é como se ela estivesse virando as costas para mim, é muito dificil por que na minha mente iramos nos casar ter filhos essas coisas, nao estava preparado para isso, talvez voce ja esteja feliz, casada sei lá, nem espero que me responda ou coisa do tipo, só queria desabafar um pouco.
Marcos De Luca
Eu sou muito apaixonado por uma pessoa, eu nunca dei um beijo se quer nela, a 9 meses atrás eu me declarei pra ela e sim não fui correpondi, o ocorrido ocorreu em dezembro de 2013 e estamos em outubro de 2014 e meu amor por ela não diminuiu nem 1 %, tive problemas psicológicos me trato agora com anti-depressivos, pois tenho que ficar longe dela, nunca mais nso vemos e nem se falamos pois ela não aceita mais minha amizade e isso me mata no fundo do meu coração, eu amo ela demais, demais mesmo penso nela todo o segundo já tentei vários desses tópicos ai, mais nem um deles me tirou ela da cabeça, ela sim é um amor verdadeiro, não foi só paixão, pesso ajuda pois sofre todos os dias, é como se eu tivesse doente a beira da morte, o sufoco me correi e tudo e o amor por ela aumenta. por favor ajude-me
Heisenberg
Vc nao pode acreditar em um amor verdadeiro que nao é correspondido,o verdadeiro amor é aquele que anda em mao dupla,se o amor parte de uma só pessoa ele acaba virando ilusão.Saia,converse com amigos.Eu tenho certeza que ela não é a primeira e nao sera a última. O amor verdadeiro se constroi.O que surge do nada é a paixao. O que vigora é o amor.

Como superar um amor não correspondido
Como superar um amor não correspondido

Voltar ao topo da página