Partilhar

Como superar o medo ao sexo

Como superar o medo ao sexo
Imagem: soundcloud.co.

O medo ao sexo é algo muito comum nas primeiras etapas da descoberta sexual. Tememos a dor que pode produzir o coito, tememos que o encontro não saia bem ou desenvolvemos expectativas muito altas que depois não queremos quebrar. Em outros casos o medo ao sexo deriva-se de experiências negativas, sendo estas bem mais difíceis de enfrentar. Você sente medo do coito? Em umComo.com.br damos alguns conselhos para que descubra como superar o medo ao sexo.

Também lhe pode interessar: Como superar o medo da penetração
Passos a seguir:
1

O primeiro passo é tentar descobrir a origem do medo ao sexo. Muitas vezes é mesmo parte da inexperiência, de não saber o que nos espera, mas nos casos em que o medo ao coito deriva de experiências negativas ou traumáticas que possivelmente estejam a gerar outras disfunções sexuais, é muito importante ir a um especialista se está ciente de que o seu caso é difícil de superar. A ajuda de um profissional permitirá ter novamente sexo e desfrutá-lo ao máximo.

2

Explore seu corpo, isto é muito importante. O sexo é prazer, mas antes de pensar em estar intimamente com alguém, deve primeiro conhecer seu corpo. Não tema se masturbar, se tocar e explorar seus pontos de prazer para que comece a descobrir que a estimulação sexual está cheia de sentimentos agradáveis, isto ajudará a diminuir seu medo ao sexo e a reduzir a ansiedade.

3

Uma vez que conheça seus pontos de prazer, anime-se a explorá-lo com seu parceiro. O sexo não é unicamente a penetração: o sexo oral, a masturbação em casal, o estímulo de zonas erógenas como os seios ou os testículos também fazem parte do sexo. À medida que explorar com seu parceiro estes pontos, sem necessidade de penetrar, se sentirá bem mais confortável com a ideia de sexo, superando pouco a pouco o medo.

4

Veja o assunto com calma. Muitas vezes o medo ao sexo pode vir da pressão gerada por nosso parceiro ou pelo meio envolvente. Não se deixe afetar por isto, seu parceiro deve entender que cada pessoa tem seu tempo, mas ao mesmo tempo, deve trabalhar pouco a pouco para sentir mais segurança no plano sexual a fim de conseguir superar seu medo.

O petting é uma boa prática para aumentar a intimidade e ajudar a desfrutar da proximidade e do contato sexual com seu casal.

5

Não passe para a penetração a não ser que esteja excitada e lubricada. Este aspecto é muito importante pois a falta de excitação costuma gerar dor e desconforto durante a penetração, o que pode fazer com que o sexo se converta em uma experiência incômoda e desagradável.

6

Faça sexo só quando estiver segura e confortável. Antes de fazê-lo é muito importante levar em conta as sugestões anteriores: conhecer bem seu corpo e seus pontos de prazer, se sentir bem com seu parceiro, terem experimentado juntos outras formas de sexo e estar verdadeiramente excitada e pronta para fazê-lo.

7

Quando tiver tido uma ou várias experiências sexuais e tiver sentido dor durante a penetração é normal que comece a ter medo de sexo. Saiba que a dor em algumas ocasiões é normal pois está relacionada com muitos elementos como a falta de adequada lubrificação ou a ansiedade. Convidamos a consultar nosso artigo sobre porque sinto dor ao fazer sexo para ampliar a sua informação referente a esse tema.

8

Se já teve experiências sexuais anteriores, mas apesar disso sente medo não do sexo em si, mas propriamente da penetração, recomendamos que consulte nosso artigo sobre como superar o medo da penetração, que contém informação que lhe será muito útil.

9

Muitas vezes o medo surge pelo desconhecimento, por isso é muito importante pesquisar a respeito de todos aqueles aspectos que geram dúvidas sexuais. Visite seu ginecologista ou um especialista, ou leia informações a respeito dos temas que suscitam dúvidas nas páginas de sites especializados. Não tire dúvidas com pessoas que talvez tenham pouca informação como você ou isto só lhe confundirá.

Além disso, converse com seu parceiro a respeito de sua situação, é importante que a outra pessoa conheça o que acontece para que possa compreendê-la e apoiá-la no que for preciso.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como superar o medo ao sexo, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Como superar o medo ao sexo

Como superar o medo ao sexo
Imagem: soundcloud.co.
Como superar o medo ao sexo

Voltar ao topo da página