Partilhar

Como superar de um relacionamento conflituoso

Recuperar de uma separação sentimental é sempre um processo que leva o seu tempo e na qual passamos por diversas emoções, mas quando se trata de uma união problemática a tarefa pode ser um pouco mais difícil devido às sequelas psicológicas que este tipo de laços deixam. Se se encontra neste processo, em umComo.com.br damos-lhe algumas chaves úteis para que descubra como superar de um relacionamento conflituoso e começar novamente.

Também lhe pode interessar: Como superar a dependência emocional
Passos a seguir:
1

Após um relacionamento conflituoso é normal sentir-se esgotado física e mentalmente mas além disso é comum estar bastante afetado emocionalmente pois este tipo de uniões costumam diminuir de forma notável a nossa auto-estima e fazer-nos propícios à tristeza e depressão.

2

Além disso são relações em que se desenvolve um quadro de dependência importante. É necessário detetar estes três aspetos para que de forma consciente se esforce por superá-los.

3

No princípio é conveniente lembrar-se do quanto vale, o ser humano especial que é e que comece a realizar atividades que lhe façam sentir útil e especial com a finalidade de recuperar essa auto-estima perdida, isso também lhe ajudará a ocupar o seu tempo e a estar menos triste.

4

Se tem um hobbie no qual sabe que é verdadeiramente bom ou se tem por exemplo habilidade com os idiomas, divirta-se a praticar uma atividade nova para se manter ocupado e que, sobretudo destaque o melhor de si.

5

A forte dependência existente nos relacionamentos conflituosos faz com que superá-las seja uma meta importante, por isso quando se sentir fraco e com vontade de voltar lembre-se das razões da separação e de todos os aspetos negativos dessa união, se for necessário faça uma lista e tenha-a à sua vista, assim perante um momento de tristeza conseguirá força para continuar, pois qual é o propósito de continuar com algo que não funciona?

6

Primeiro o seu bem-estar e depois o resto. Perante uma separação muitas vezes procura-se apressar uma nova relação entre as partes: "quero que sejamos amigos", isto tem o seu tempo e pode não funcionar em todos os casos. Quando uma união nos prejudicou muito devemos pensar em nós e dar apenas o passo de contactar novamente essa pessoa (se valer a pena) quando estivermos recuperados.

7

Uma relação conflituosa deixa-nos viciados no drama, livre-se desse vício e não procure saber da outra pessoa através das redes sociais nem através de pessoas conhecidas. Tente não ser parte de uma espiral de masoquismo.

8

Saia para ir às compras, renove o seu vestuário, veja filmes de comédia, pratique um esporte, faça exercício, mude de look, vá de viagem com os amigos, partilhe mais com a família, leve a cabo um plano que sempre quis fazer. Estas recomendações são válidas para superar qualquer tipo de relacionamento inclusivo um conflituoso.

9

Lembre-se do quão valioso é que apesar do seu relacionamento passado ambos cometeram erros, este é um momento de aprender a partir deles para conseguir superar e ser uma melhor pessoa, por si e para si. Não se concentre apenas no negativo e veja isto como uma oportunidade de mudar.

10

As relações conflituosos deixam-nos sequelas importantes a nível psicológico, por isso convém apoiar-se nos seus amigos mais próximos para desanuviar. Também pode consultar um especialista para o guiar. Exercícios como a meditação, o ioga, ou a terapia de flores de bach podem ajudar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como superar de um relacionamento conflituoso, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Conselhos
  • Tenha calma, tudo tem os seus processos e superar uma relação conflituosa leva o seu tempo.
  • No caso de se sentir muito deprimido, com auto-estima baixa, esgotado e com constantes pensamentos negativos é conveniente consultar um médico o quanto antes.

Escrever comentário sobre Como superar de um relacionamento conflituoso

1 comentário
ricardo riquelmer
vivo um drama de que tenho de superar pelo meu filho. eu ricardo e a minha esposa brigamos sempre poque ela quer se fazer passar pelo homem na relação, e eu perdi a confiança nela porque ela mente e eu jogo a verdade na cara que devo fazer?

Voltar ao topo da página