Partilhar

Como superar a insegurança sexual

Como superar a insegurança sexual

Os medos e inseguranças em relação ao sexo são sentimentos que todos já sentimos, seja durante a iniciação sexual, após uma relação determinada que nos marcou de forma particular, diante de um problema de disfunção ou de alguma mudança física que afete a nossa autoestima. A verdade é que entrar de novo no terreno carnal pode gerar certa ansiedade. Por isso, em umComo.com.br, oferecemos algumas dicas de como superar a insegurança sexual.

Também lhe pode interessar: Como aumentar minha autoestima sexual

Meninos adolescentes

Durante a etapa de iniciação sexual, os medos abundam nos homens, em particular, o tema do tamanho, o controle e a ejaculação. Devemos saber que quando tudo é novo, é normal excitar-se e surpreender-se mais. Entretanto, com a prática e o esforço mental de autocontrole, você irá superando estes medos, descobrirá como proporcionar prazer com o pênis independente do seu tamanho, aprenderá a controlar as ejaculações e a agradar as mulheres enquanto elas agradam você. Lembre-se: a prática leva à perfeição.

Meninas adolescentes

No caso das meninas, além do medo de que seu corpo não agrade, há um tema recorrente: desejam sempre ser super sensuais, agradar ao seu parceiro em tudo, deixá-lo louco. A verdade é que isso chegará com o conhecimento de seu corpo e do corpo do homem, quando souber o que você gosta e o que ele gosta. Portanto, dê tempo para aprender sobre você e o outro e não fique obcecada com o assunto.

A insegurança com o nosso corpo

Todos já passamos por isto, o medo de nos despir em frente ao outro é vivenciado por homens e mulheres, e só há uma forma do superá-lo: assumindo que o que temos é o que temos no momento e saber jogar com essas cartas. A perfeição não existe e não está relacionada com a sensualidade ou o prazer, pois a beleza é subjetiva. Diga-lhe que gosta de seu corpo, diga o quanto desfruta dele, toque-o, beije-o, acaricie-o e acabe de uma vez com esse fantasma.

O tema do prazer

Conseguir ou não ter um orgasmo, fazer com que o outro enlouqueça, a compatibilidade sexual, o prazer total, todos são temas contenciosos quando se trata de inseguranças sexuais. Saiba que a compatibilidade sexual envolve muitas coisas e, para se obter o prazer, deve haver um equilíbrio entre dar, receber, conhecer e se atrever a explorar. Por isso, lance-se na aventura, em vez de questionar constantemente as suas habilidades.

Os fantasmas de relações anteriores

Duas dicas para nunca enfrentar esta incerteza: primeiro, não fale com o seu parceiro/a atual a respeito do desempenho sexual de parceiros anteriores, por mais que insista, informe-o que isso é parte de um passado que deve ser respeitado, "o que os olhos não veem, o coração não sente", ambos devem entendê-lo. Segundo: não pergunte a respeito do tema, entenda que cada relação tem as suas características e se preocupe com o hoje em vez de fazer comparações sem sentido.

As disfunções sexuais

Este tema sem dúvida representa uma das maiores causas de insegurança sexual a nível mundial e não se trata de algo que você possa lidar sozinho. É muito importante entender que as disfunções sexuais, tanto em homens como em mulheres, são problemas que embora possam ser resolvidos com a ajuda de certos elementos em casa, devem ser tratados por especialistas, pois podem esconder muitas coisas, portanto, perca o medo e consulte o médico.

Quando consultar um especialista

Se os seus problemas de autoestima são muito fortes e interferem em sua vida sexual, deve-se a algum tipo de trauma sexual que gera inseguranças. Caso apresente algum tipo de disfunção sexual, sua libido tenha diminuído repentinamente e não saiba a causa, sente-se muito agoniado ou ansioso diante do sexo, em todos estes casos, você deve consultar um especialista para receber orientações e ajuda para resolver estes problemas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como superar a insegurança sexual, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Como superar a insegurança sexual

2 comentários
rael
como faço pra superar essa insegurança, fico com medo de falhar na hora h
rael
tenho 28 anos, nao tenho o mesmo empenho igual tinha a um anos atras, nao sei explicar se é apenas uma questao hormonal, ou se é uma questao de auto-estima, na hora do sexo, a ereçao nao é a mesma, apos a segunda relaçao nao consigo fazer mais, e na primeira nao é lá essas coisas, o que devo fazer?

Como superar a insegurança sexual
Como superar a insegurança sexual

Voltar ao topo da página