Partilhar

Como superar a dependência emocional

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como superar a dependência emocional

Cada relacionamento é diferente, tem as suas próprias características, regras, costumes, hábitos, formas de se expressar e de se projetar. Em algumas ocasiões, pode suceder que uma das pessoas experimente uma necessidade afetiva extrema com o seu parceiro, mostrando um padrão de submissão e idealização do mesmo. Estas pessoas são conhecidas como dependentes emocionais, uma vez que reduzem toda a sua capacidade de bem-estar e prazer à envolvência com o seu parceiro. Se considera que é uma pessoa emocionalmente dependente, neste artigo damos-lhe certas recomendações que podem ajudar a superar essa situação.

Também lhe pode interessar: Como superar de um relacionamento conflituoso
Passos a seguir:
1

Recupere o seu espaço. É importante que trate de recuperar aqueles espaços pessoais e individuais. Reúna-se com amigos sem o seu companheiro/a, faça atividades que lhe gerem prazer.

2

Realismo. Evite idolatrar o seu companheiro/a, ele é um ser humano, e como tal, tem os seus defeitos e virtudes. Nem tudo o que faz e diz é correto. Deve trabalhar a humanização do seu companheiro para poder superar a dependência emocional.

3

Expressão. O que você pensa e diz é igualmente importante, tal como o que o seu companheiro pensa. Quando não estiver de acordo com algo, diga-lhe. Não aceite tudo o que se diga com medo de o perder. Através das diferenças, também se constrói e consolida um relacionamento.

4

Trabalhe a sua autoestima. Uma autoestima baixa é um dos fatores que conduz à dependência emocional, é por isso, que deve trabalhar a sua autoestima. Deve se valorizar e se cuidar.

5

Repensar. Tome um tempo para pensar no seu relacionamento. Reflita sobre como era antes de o conhecer e todas as coisas que deixou de fazer pelo relacionamento. Talvez seja tempo de fazer umas mudanças na relação para que ambos se sintam melhor.

6

Faça terapia. Se considera que não pode fazer estas mudanças por si só, vá a um terapeuta para que o oriente neste processo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como superar a dependência emocional, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Como superar a dependência emocional

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
Alexsandro Fernandes
Gostei do que li e com isso constatei algo que já suspeitava, a muito tempo venho sendo dependente emocional sem perceber e isso atrapalhava muito meus relacionamentos, e depois que meus relacionamentos não davam certos eu sempre culpava a outra pessoa, quando a verdade Eu que não entedia o que acontecia, e tudo isso começou na minha infância, como não fui criado pela minha mãe e só vi ter contato com meu pai aos vinte anos, Eu acabei adquirindo esse desejo contante de que as pessoas sempre tinham que agir como eu acha que ter de ser, principalmente em meus relacionamentos onde eu me prendia tanto a minha companheira que sufocava meus próprios sentimentos e com isso deixar se diminuir ou perder a minha alto estima, nas ultimas semana apos o final de mais um relacionamento, entrei em cris e comecei a buscar ajuda principalmente resposta dentro de mim, passei a ter um dialogo comigo mesmo e ta sendo transordinário o resultados, agora depois de ler sua matéria, tenho mais uma ferramenta para compreender minha vida e tornar uma pessoa boa, equilibrada e segura de mim mesma. Obrigado por compartilhar seu conhecimento.
raidalva cardoso santos
tenho um namorado porém vivo em funçâo dele deixei de fazer todo por ele deixeiuma vida estabilizada pra fica em uma cidade com ele to sofrendo muitooo ,mim sinto presa a ele,ele mim faz muito mal com agreçôes fisìcas emocional de todas as formas,esse semtimento mim imcomoda muito pq mim faz mal,mas não comsigo romper ,so de imagina sem ele ou ele com outra passo mal,por favor aguem mim ajude,estou quase emtrando em depresão
carla regina lobo da silva cuba
Quero superar minha dependencia emocional Ele foi meu primeiro namorado e casamos ficamos juntos por 16 anos. e temos 2 filhos. tenho medo de ñ aguentar
Alex
Adorei todos os conselhos agente deve ser dependente de nois mesmos e não do outro cuida da mente do corpo e dar atenção a família e assim a cada dia irá se liberta dessa dependência dia a dia
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Alex, é isso mesmo! Muito obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
VANIA
ESTOU EM CRISE DEPENDO DO MEU AMANTE. TA TUDO ERRADO QUERO SAIR DESSA, ME AJUDEM. 15 ANOS DE CONVIVENCIA

Como superar a dependência emocional
Como superar a dependência emocional

Voltar ao topo da página