PARTILHAR

Como se transmite o Vírus do Papiloma Humano HPV

Como se transmite o Vírus do Papiloma Humano HPV
Imagem: sheknows.com

O vírus do papiloma humano HPV é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns que podemos encontrar hoje em dia. Foram identificados cerca de 100 tipos de HPV, dos quais pelo menos 40 são contraídos pelo contato sexual, mas muitos dos infectados nunca chegam a saber que o têm, aumentando assim a propagação da doença devido à falta de proteção. Mas como se transmite o vírus do papiloma humano HPV? Em umComo.com.br explicamos-lhe as diferentes formas de contágio.

Também lhe pode interessar: Como tratar Vírus do Papiloma Humano
Passos a seguir:
1

A forma mais habitual de contágio do HPV é através da penetração vaginal. Se qualquer dos membros do casal contar com a doença e não forem utilizadas camisinhas para evitar o contato entre as mucosas e o intercâmbio de fluídos, corre-se o risco de contrair esta doença.

2

Outro modo frequente de transmissão do vírus do papiloma humano é através do sexo anal sem proteção. Nesta prática também entram em contato os fluídos, além disso, a penetração costuma causar microfissuras na zona retal que fazem com que seja criado um cenário ideal para o contágio desta DST.

3

O sexo oral é também uma das vias mais comuns para o contágio de HPV, por isso os especialistas colocam cada vez maior ênfase na importância dos garotos utilizarem a camisinha na hora de ter uma relação, e que para além disso, se protejam com o quadrado de látex na boca quando desejarem praticar sexo oral em uma mulher.

4

Diversos estudos têm demonstrado que o vírus do papiloma humano não se transmite por outro tipo de contatos como beijos, compartilhar utensílios como copos ou talheres, pegar nas mãos ou compartilhar o mesmo espaço.

5

A única forma de prevenir a transmissão do vírus do papiloma humano é o uso da camisinha durante todo o ato sexual. Seja durante o sexo vaginal, anal ou oral, devem ser usados camisinhas de látex para diminuir o risco de contágio desta DST.

Além disso, é importante lembrar que basta apenas um encontro sem proteção com uma pessoa infectada para se contagiar.

6

Ainda que a maior parte dos tipos de HPV conte com um tratamento eficiente, o maior risco desta doença é contrair uma tensão que aumente nossa propensão ao câncer do colo do útero, do ânus ou do pênis. Outro dos riscos é a associação descoberta recentemente entre os casos de câncer de garganta e o contágio do HPV, que mesmo que não seja a causa mais frequente deste tipo de doença, é um de seus detonadores.

7

Não esqueça a importância de usar camisinhas, especialmente em encontros de sexo casual, além de realizar exames anualmente para descartar a presença de DST, caso seja sexualmente ativo(a).

Veja também: Quem tem hpv pode doar sangue? - 6 dúvidas comuns

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se transmite o Vírus do Papiloma Humano HPV, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
naide Cerqueira
Fui dectada com hpv ,faco acompanhamento de seis em seis meses, agora descobrir uma verruga no gde labios vaginal e uma bolinha vermelha no clítoris. . Estou muito preocupada por favor me ajude.como me livrar desse virus! E qual tratamento que meu marido deve procurar ja q ele n apresenta nehum sinal. Ft
Usuário anônimo
por que eu nao fiz sexo e tenho papiloma no olho, como peguei isso?
Como se transmite o Vírus do Papiloma Humano HPV
Imagem: sheknows.com
Como se transmite o Vírus do Papiloma Humano HPV

Voltar ao topo da página ↑