Como se produz uma ereção

Como se produz uma ereção
Imagem: Calvin Klein

Para que a ereção, tão necessária para o sexo, ocorra de forma satisfatória, são muitas as partes do corpo masculino que entram em jogo, ocasionando que um estímulo agradável se transforme na clássica resposta de excitação dos homens. Mas você sabe como se produz uma ereção? Em umComo.com.br explicamos com detalhes.

Passos a seguir:
1

Tudo começa quando o homem recebe um estímulo visual ou físico que lhe causa excitação. Diante essa situação são necessários cerca de 10 segundos para que o homem comece a ter a ereção: seu pênis endurece e aumenta de tamanho para se preparar para o coito. No entanto, este tempo de resposta pode variar. Tudo depende de quão potente e direto é o estímulo.

2

Mas como se produz uma ereção? Para explicá-la de forma clara deve-se conhecer antes a anatomia do pênis.

No tecido esponjoso, localizado na parte inferior do falo, encontram-se as artérias, veias, músculos lisos, espaços e tecidos fibrosos do pênis. Enquanto os corpos cavernosos estão presentes ao longo do pênis, desde o osso do púbis até à glande, é aí onde se encontra o tecido erétil.

Todas estas partes do pênis têm um papel fundamental na ereção.

Imagem: saudeemmovimento.com.br
3

Quando um homem recebe um estímulo que lhe causa excitação, os músculos que se encontram nos corpos cavernosos se relaxam, permitindo que o sangue flua e encha o tecido erétil que se encontra nesta zona. Devido a este fluir de sangue, gera-se uma importante pressão nos corpos cavernosos, o que faz com que o pênis se expanda.

4

Mas para que a penetração seja eficaz não basta apenas que o pênis aumente seu tamanho; também é necessário que endureça. Este processo se consegue quando a túnica albugínea, a membrana que rodeia os corpos cavernosos, prende o sangue no pênis, sem permitir que o mesmo flua para outras partes. Desta forma se consegue a rigidez necessária para uma penetração prazerosa.

5

Depois da ejaculação, ou diante da ausência de estímulo sexual contínuo, os corpos cavernosos esvaziam-se de sangue e o pênis volta ao seu tamanho normal em repouso.

É importante destacar que não há relação entre o tamanho do pênis em repouso e o que terá durante a ereção, pois há falos que podem atingir inclusive o dobro do tamanho. Isto se deve à flexibilidade dos músculos implicados, por isso é difícil prever o tamanho que um pênis adquire ao estar ereto.

6

Ainda que as ereções se devam normalmente a um estímulo que resulta excitante para o homem tanto a nível psicológico como físico, o pênis também pode aumentar o seu tamanho sem que existam estas condições: por exemplo, quando se produz a ereção matutina, ou a ereção involuntária durante as fases de crescimento.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se produz uma ereção, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.