Como saber se tenho disfunção erétil

Como saber se tenho disfunção erétil

A disfunção erétil, conhecida popularmente como impotência, consiste na incapacidade de atingir ou manter de forma prolongada uma ereção, o que por sua vez dificulta a capacidade de ter sexo. Este problema costuma agravar-se devido a muitos homens sentirem vergonha em procurar ajuda, o que gera uma enorme frustração pessoas originando problemas nas suas relações. Se teve dificuldades em conseguir uma ereção satisfatória, damos-lhe algumas chaves para que saiba como saber se tem disfunção erétil.

Como ocorre uma ereção?

Tudo o que tem a ver com o fluxo sanguíneo, quando alguma coisa ou situação excita um homem, o cérebro envia impulsos para que as artérias do pênis se expandam, permitindo um maior fluxo de sangue até à área, o que origina a ereção. Qualquer homem pode sofrer de forma ocasional alguma dificuldade em manter ou conseguir uma ereção, mas quando o episódio se torna regular, nesse momento fala-se de disfunção erétil.

Sintomas

Claramente que o sintoma da disfunção é a dificuldade ou impossibilidade de conseguir uma ereção ou de a manter antes ou durante o ato sexual. Se o episódio ocorrer muito esporadicamente pode tratar-se de um caso isolado, mas se 25% ou mais dos encontros sexuais estiverem marcados por esta situação, é possível que esteja sofrendo de disfunção erétil.

Causas principais

A disfunção erétil pode dever-se a algum tipo de lesão na médula, na pélvis, no pênis, a doenças como os diabetes, problemas de hipertensão e cardiovasculares, ao consumo de substâncias como o álcool, o cigarro e vários tipos de drogas, a certos medicamentos cujo efeito secundário se manifesta na capacidade de ter ereções, a determinados problemas psicológicos e a distintas patologias que podem afetar o fluxo de sangue até ao pênis.

O que faço?

A primeira coisa é deixar de lado os preconceitos sociais e recorrer a um médico. A disfunção erétil é um problema tratável com uma solução, mas torna-se importante determinar a que se deve. Este sintoma pode ser a manifestação de um problema de saúde que desconhece, como os diabetes ou alguma condição do coração, por isso torna-se importante não esperar muito tempo antes de consultar um especialista.

Alguns bons conselhos

Para além de seguir as indicações do seu especialista, há algumas coisas que pode fazer para melhorar a qualidade das suas ereções. A primeira é levar uma dieta equilibrada com um bom consumo de frutos secos e peixe, cujo conteúdo de ômega 3 favorece a circulação, a segunda é aumentar a atividade física praticando esportes cardiovasculares, um dos melhores é a natação que aumenta de forma notável o fluxo sanguíneo.

Supervisão médica

É muito importante que se souber ou suspeitar que sofre de disfunção erétil recorrer a um especialista e não administrar nenhum tratamento sem a supervisão do seu médico. Uma vez mais, antes de realizar qualquer tratamento é importante determinar as causas do problema, por mais produtos que encontre atualmente, o mais saudável é deixar a decisão nas mãos de quem mais sabe do assunto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se tenho disfunção erétil, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Conselhos
  • Supere a frustração, esqueça os preconceitos e recorra a um especialista para tratar da sua disfunção eréctil.
  • Se teve problemas em conseguir ou manter uma ereção de forma muito ocasional não se deve preocupar, mas se for frequente, deve consultar o seu médico.