Partilhar

Como saber se sou ninfomaníaco

Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como saber se sou ninfomaníaco
Imagem: papodehomem.com.br

Ninguém pode negar que o sexo ocupa um papel importante em nossa vida no entanto, para algumas pessoas, ele representa muito mais que para outras, ao ponto de dominar o cotidiano por completo. A pessoas viciadas em sexo se dá o nome de ninfomaníacas e, tal como qualquer outro vício, é preciso prestar atenção pois ele representa riscos para a saúde física e mental. Se você está com dúvidas relativamente à sua posição, continue lendo este artigo umComo.com.br e descubra como saber se é ninfomaníaco!

Também lhe pode interessar: Como saber se sou assexual

Conhecer a razão da suspeita

Muitas vezes, quando conhecemos um novo conceito, nos identificamos com ele à primeira e de forma impulsiva. Isso acontece, por exemplo, quando nos sentimos doentes e pesquisamos causas desse mau-estar - ao ler os sintomas depressa acreditamos que contraímos uma doença terrível!

Com isto quero dizer que você pode estar duvidando se é viciado em sexo quando, na verdade, não o é, e essa ideia não sai de sua mente por receio. Para descobrir a razão de sua suspeita será útil que reflita acerca do que o leva a pensar que é ninfomaníaco. Será que é porque...

  • Sua/seu companheira/o não tem tanto desejo sexual quanto você?
  • Você fala e pensa mais sobre sexo que a maioria das pessoas que conhece?
  • Esse tema não representa tabu para si e você não sente preconceito?
  • Você fica excitado facilmente?

Veja no ponto seguinte deste artigo se você se identifica com os principais sintomas dos ninfomaníacos.

Como saber se sou ninfomaníaco - Conhecer a razão da suspeita
Imagem: psicologiamsn.com

Perfil de um ninfomaníaco

A ninfomania é considerada uma doença e, como tal, há uma listagem de características que a definem. Existem mais ninfomaníacos no mundo do que você pode imaginar, e algumas celebridades tais como Michael Douglas e Bill Murray, já admitiram publicamente sofrer dessa patologia. No geral, os ninfomaníacos reúnem os seguintes sintomas:

  • Falta de concentração devido a fantasias e pensamentos constantes sobre sexo;
  • Abuso de pornografia, jogos de sexo, brinquedos sexuais e outras formas de estímulo sexual;
  • Masturbação compulsiva;
  • Desejo sexual intenso e constante;
  • Impulsividade para relações sexuais com pessoas diferentes em um curto espaço de tempo (comportamento promíscuo);
  • Tendência para praticar sexo irresponsável e em locais proibidos;
  • Exibicionismo e voyerismo;
  • Oferecer serviços de sexo presenciais, através do telefone ou internet;
  • Constante insatisfação e sentimento de angústia após a realizar o ato sexual;
  • Dificuldade em admitir a doença e o próprio comportamento sexual.
Como saber se sou ninfomaníaco - Perfil de um ninfomaníaco
Imagem: jotanetomaiquinique.blogspot.pt

Realizar testes

À medida que a sociedade se vai tornando menos pudica, assuntos como ninfomania deixam de ser tabu e é até possível realizar testes online que lhe indicarão se você é ou não ninfomaníaco.

A clínica para viciados em sexo na qual Tiger Woods esteve internado disponibiliza um teste online que qualquer usuário da internet com conhecimentos da língua inglesa pode realizar: o Sex Addiction Screening Test. Da mesma forma, o site de notícias UOL apresenta um teste de 10 perguntas simples que o ajudarão a descobrir se você é ninfomaníaco, e este em português aqui.

Como saber se sou ninfomaníaco - Realizar testes
Imagem: mestrearievlis.blogspot.pt

Pedir aconselhamento médico

No entanto, não é realizando testes online que você irá conseguir uma resposta científica que lhe dê a certeza se você é ou não ninfomaníaco. A melhor forma é se despir de pudor e marcar uma consulta com seu médico, ginecologista ou até psicólogo e falar com ele a respeito deste tema. Apenas esses profissionais terão as ferramentas necessárias para avaliar seu comportamento e concluir se você sofre ou não da patologia.

Como saber se sou ninfomaníaco - Pedir aconselhamento médico
Imagem: lifestyles.com.br

Tratar a ninfomania

Após ler atentamente os pontos acima referidos e colocar em prática as dicas, você terá o que é necessário para concluir se é ninfomaníaco ou não. Admitir será sempre um passo complicado, mas necessário dado que a doença apresenta riscos, tais como a destruição das relações interpessoais, dificuldades no trabalho, lesões físicas na região genital, comportamento compulsivo destrutivo, contração de doenças sexualmente transmissíveis, etc.

Você poderá agendar consultas no psicólogo ou com um terapeuta sexual a fim de a perceber as origens que o levam a ser ninfomaníaco e como as tratar - acredita-se que este tipo de comportamento esteja relacionado com um transtorno psiquiátrico. Da mesma forma poderá participar em grupos de apoio e fazer um retiro em uma clínica de reabilitação para pessoas viciadas em sexo.

Após obter o aconselhamento médico, poderá se iniciar a toma de medicação, nomeadamente antidepressivos que regulem a serotonina do organismo, promovendo um maior autocontrole, melhoria do humor, redução de pensamentos obsessivos e da líbido.

Será útil que você dê a conhecer às pessoas mais próximas de si que você sofre desta patologia, pois desta forma elas o poderão ajudar a controlá-la. Isso também as ajudará a entender seu comportamento e a restabelecer os laços que foram quebrados devido a ela.

Como saber se sou ninfomaníaco - Tratar a ninfomania
Imagem: salvemeucasamento.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se sou ninfomaníaco, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Como saber se sou ninfomaníaco

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
elen
eu tenho uma busca constante por sexo faco cinco horas de sexo e nao e o suficiente .
Ma
Só um pequeno detalhe: ninfomania é creditado às mulheres, já para os homens usa-se o termo satiríase (pense em ninfas e sátiros, ligados às orgias de Baco, para resumir). Logo, o artigo trata-se de um transtorno sexual, um comportamento sexual compulsivo para homens e mulheres.
PATRICIA
ACHO Q A FACILIDADE EM TER UM ORGASMO OU MULTIPLOS NOS DEIXAM MUITO MAIS SENSIVEIS E EXCITADAS COM FREQUENCIA ,E QUANTO MAIS MELHOR.
D'ela
Não confunda ninfomaníaca(o) com vício em sexo. O ninfo é frígido e busca o prazer que nunca consegue alcançar, não se trata de um vício e sim de uma patologia (como você mesma coloca no artigo) e, enquadrando da forma que você coloca, a maioria das pessoas seria ninfo. Ps: Bill Murray e Michael Douglas são apenas tarados
Sara Silva
Olá D'ela, obrigada por acrescentar essa informação útil ao nosso artigo.
PATRICIA
ACHO QUE É UMA QUESTÃO DE HABITO, SE A PESSOA TEM TEMPO PARA ISSO TAMBEM ,MAS NÃO ACREDITO QUE ALGUEM MORRA SE FICAR SEM ALGUMAS HORAS OU DIAS.

Como saber se sou ninfomaníaco
Imagem: papodehomem.com.br
Imagem: psicologiamsn.com
Imagem: jotanetomaiquinique.blogspot.pt
Imagem: mestrearievlis.blogspot.pt
Imagem: lifestyles.com.br
Imagem: salvemeucasamento.com.br
1 de 6
Como saber se sou ninfomaníaco

Voltar ao topo da página