Partilhar

Como saber se sou dependente de meu parceiro

Imagem: psychologymatters.asia

Ter um parceiro não significa estar dia e noite juntos apesar de muitas pessoas acharem que ao se unir a alguém perdem completamente sua independência. Uma relação nos leva a considerar e respeitar o outro, continuamos sendo indivíduos com gostos, preferências e paixões pessoais e ao deixar tudo isso de lado por alguém entramos em um território que pode ser contraproducente. Em umComo.com.br damos-lhe algumas chaves para que você descubra se é dependente de seu parceiro.

Também lhe pode interessar: Como saber se sou emocionalmente dependente
Passos a seguir:
1

Não se deve confundir o amor com a dependência. É possível gostar de alguém e ter ao mesmo tempo uma vida pessoal, sermos nós mesmos e ficarmos sozinhos sem a necessidade de estar sempre com o outro. As relações de dependência não são saudáveis e costumam deixar uma sensação de que não somos nada sem o outro, o que se torna muito problemático.

2

Um dos primeiros sinais de que somos dependentes de nosso parceiro é que deixamos de viver nossa vida para estar a seu lado. Os planos com os amigos, os almoços com a família, as viagens com os colegas, tudo deve ser feito junto com esta pessoa ou simplesmente não ser feito. Sacrifica-se a independência porque não nos sentimos seguros ou cômodos sem essa pessoa.

3

Quando se é dependente do parceiro não se consegue estar muito tempo sem saber dessa pessoa: manda-se mensagens constantemente, liga-se muitas vezes ainda que não se tenha nada para dizer. Para quem está de fora, este comportamento pode parecer exagerado e inclusive preocupante, pois às vezes deixa-se de atender aos próprios assuntos porque sente-se que essa é a forma de estar comprometido em uma relação.

4

Você deixou de estar com todas as pessoas próximas a você para se dedicar inteiramente à sua relação. Não se trata apenas de uma "etapa transitória", quando é algo comum é um sinal de que você é dependente do seu parceiro. Este sinal é observado com frequência nos namoros.

5

Vocês tomam as decisões do dia a dia em conjunto ou é sempre o seu parceiro quem decide? Neste tipo de relações o dependente segue os passos do outro quase sem participar, tornando-se uma espécie de sombra do parceiro. O equilíbrio é fundamental em uma união e quando ele está ausente ocorrem conflitos e inseguranças.

6

Uma relação deste tipo poderia levar a uma dependência emocional; se você sente que é o seu caso recomendamos procurar um especialista e não deixar isto passar desapercebido. Este tipo de comportamento tem solução, mas requer trabalho para conseguir o desejado crescimento pessoal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se sou dependente de meu parceiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Como saber se sou dependente de meu parceiro

Imagem: psychologymatters.asia

Voltar ao topo da página