Como saber se o meu parceiro é possessivo

Como saber se o meu parceiro é possessivo
Imagem: kotex.com

As pessoas possessivas apresentam uma clara desconfiança e obsessão pelo seu parceiro e precisam controlá-lo a todo momento. Normalmente, por trás da máscara de dominante, controladora e possessiva esconde-se uma pessoa insegura e com uma autoestima muito baixa, incapaz de se amar e amar o seu parceiro de forma saudável. Pois alguém seguro de si mesmo acreditará na pessoa que tem ao seu lado e não terá a necessidade de controlá-la. As pessoas possessivas são tóxicas para os parceiros que pretendem dominar, pois acabam convertendo a relação em um círculo vicioso emocionalmente desgastante. Caso tenha suspeitas em relação ao seu parceiro, e deseja saber se é possessivo com você, continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra as dicas que oferecemos para averiguá-lo.

Passos a seguir:
1

Um dos primeiros sinais que nos indicam que o nosso parceiro é possessivo é o ciúme obsessivo. Seu namorado/a fica com ciúmes quando você fica com as suas amigas/os? Quer que você dedique todo o seu tempo para ficar com ele e apenas com ele? Inclusive, está afastando você da sua família? Os homens e mulheres possessivos sentem ciúme de tudo aquilo que rodeia o seu parceiro/a e eles não estejam incluídos. Normalmente, este processo é progressivo, pelo que não se mostrará excessivamente ciumento no princípio, será gradualmente.

2

Outro dos sinais que podem nos indicar que nosso parceiro é possessivo é a atitude controladora. Os homens e mulheres possessivos têm a necessidade de controlar o seu parceiro/a em todos os momentos. Precisam saber aonde vão, com quem ficaram, quando voltarão, o que usarão, por que vão a esse lugar em vez de ficar com eles, etc. As pessoas possessivas tendem a ficar chateadas quando seus parceiros realizam planos com amigos/as nos quais elas não estejam incluídas, fato que pode levá-los/as a detestar as amizades do outro.

3

Dentro da atitude controladora, não só fazem as constantes perguntas para conhecer cada detalhe, como também incluem a falta de respeito pela intimidade do outro. Assim, as pessoas possessivas tendem a revisar constantemente os celulares do seu parceiro, redes sociais se as tiverem, mensagens, fotografias, etc., em busca de algum indício que lhes indique se foram enganados ou não, e conhecer cada um de seus movimentos. Além disso, caso se encontre em um grau de posse alto, pode ser que proíba você de se registrar nas redes sociais para evitar que fale com outras pessoas.

4

Ter uma pessoa possessiva como parceiro/a pode implicar mudar seus interesses e afastá-lo/a das pessoas que o/a rodeiam, pois irá querer você apenas para ele/ela. Normalmente, resultam em relações conflituosas se a outra pessoa é de caráter forte, ou submissas, se tende a deixar-se controlar. Em todos os casos, são relações tóxicas e muito distantes de uma relação conjugal saudável e feliz.

5

Possivelmente, tentará introduzi-lo/a em seu círculo de amigos e familiares até o ponto de convertê-lo em seu único meio social, a fim de tê-lo/a totalmente controlado/a e certificar-se de que dedica todo o seu tempo livre para ele/ela.

6

Não obstante, estes não são os únicos sinais apresentados pelos homens e mulheres possessivos. É possível que tente mudar alguns aspectos de sua personalidade e inclusive a forma de você se vestir, pentear ou maquiar-se. Se você observar, tudo está relacionado. Deseja que você se adapte a ele/ela e se dedique plenamente à relação.

7

Se o seu parceiro/a o agrediu física ou verbalmente, estamos falando de um problema de maior gravidade e você deve pedir ajuda imediatamente. Ter um parceiro/a possessivo e ter alguém que o/a agrida física ou psicologicamente são coisas diferentes. Ainda que a linha entre um homem ou mulher de caráter possessivo e um agressor/a seja muito fina, não há por que passar por isso. No momento em que tal fato ocorrer, não pense que ele/a pode mudar, e fuja. Você merece alguém que o/a valorize e queira você exatamente como é.

8

De acordo com especialistas, as pessoas possessivas geram este sentimento como consequência de uma dependência emocional aguda que lhes produz medo diante da possibilidade de perder o outro, e pretende possuí-lo para evitar que isto ocorra. Essas pessoas precisam de ajuda profissional para tratá-los e controlá-los.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o meu parceiro é possessivo, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.